terça-feira, 23 de maio de 2023

Diáconos Permanentes da Diocese de Aveiro

Luís Pelicano

Afonso Henriques 

Joaquim Simões

Fernando Martins


Os primeiros Diáconos Permanentes da Diocese de Aveiro foram ordenados na Sé por D. António Baltasar Marcelino, faz hoje, 22 de maio, 35 anos. Os seus nomes, para memória futura, aqui ficam:

Afonso Henrique Campos de Oliveira, de Recardães
Augusto Manuel Semedo, de Águeda
João Afonso do Casal, da Glória 
Carlos Merendeiro da Rocha, da Gafanha da Nazaré
Daniel Rodrigues, da Glória
Fernando Reis Duarte de Almeida, de Óis da Ribeira
José Joaquim Pedroso Simões, da Gafanha da Nazaré
Luís Gonçalves Nunes Pelicano, da Palhaça
Manuel Fernando da Rocha Martins, da Gafanha da Nazaré

Destes, já partiram para o seio de Deus o Carlos Merendeiro da Rocha, o Daniel Rodrigues. o João Afonso do Casal,  o Fernando Reis Duarte de Almeida e  o Augusto Manuel Semedo. 
Do primeiro grupo de Diáconos Permanentes permanecem vivos, Graças a Deus, quatro: Afonso Henriques Campos Oliveira, José Joaquim Pedroso Simões,  Luís Gonçalves Nunes Pelicano e eu próprio, Manuel Fernando da Rocha Martins.

Permitam-me que neste dia evoque com saudade os que já estão em Deus e que felicite os que permanecem no mundo dos homens e mulheres do nosso tempo, testemunhando a fé que há 35 anos prometeram levar à prática no seu dia a dia. 

O Diaconado nasceu com a Igreja. Logo nos primeiros tempos, o número de discípulos ia aumentando. Então surgiram queixas dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram esquecidas no serviço diário. Daí surgiu a necessidade de escolherem “sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria”, para desempenharem o serviço dos mais pobres. 
Os apóstolos poderiam, assim, dedicar-se mais à Palavra de Deus, como convinha. É certo que os diáconos da primeira hora foram discípulos, na verdadeira aceção da palavra, embora destacados, a nível ministerial, para o serviço dos pobres de então, fundamentalmente para o apoio às viúvas, mulheres que, nessa situação, estariam sem recursos para sobreviver com dignidade. 
Por razões diversas, o diaconado permanente, enquanto ministério ordenado, caiu em desuso, tendo sido restaurado no Concílio Vaticano II. Aliás, o concílio de Trento já havia avançado com a proposta da ordenação de diáconos permanentes, embora tal projeto nunca tenha sido concretizado na Igreja Latina. O diaconado, porém, manteve-se em vigor, apenas para os candidatos ao presbiterado.

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário