segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Escola Secundária: Um novo edifício para novos tempos

Sala de convívio dos alunos

A visita guiada ao renovado e ampliado edifício da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, com 850 alunos e 112 docentes, tendo como cicerone o professor António Rodrigues, fez-nos recuar décadas, até aos tempos de pobreza incrível em muitíssimas escolas do nosso país, onde bons edifícios e melhores condições de trabalho, para professores e alunos, eram sonhos praticamente irrealizáveis, sobretudo ao nível do Ensino Primário, como então se dizia. Sem empregados de limpeza nem contínuos, sem aquecedores nem iluminação elétrica, com turmas de classes diferentes, sem material didático adequado. Uns mapas, carteiras quase sempre mais do que usadas, sem sanitários ou, quando os havia, frequentemente impróprios e anti-higiénicos. Era, realmente, uma pobreza, só compensada pela dedicação dos docentes. Hoje é diferente, para benefício de todos. Ainda bem. 
Entrei no novo edifício e fiquei extasiado. Amplos corredores e tudo bem iluminado, com recurso a novas tecnologias, luz direta em inúmeros espaços, salas de aula com todos os requisitos para uma excelente prática do ensino e aprendizagem, preparadas para projeções, condições acústicas estudadas ao pormenor, ginásio para tudo o que lhe é próprio e para conferências e audições musicais, pavilhão para desporto, laboratórios integrados nas zonas de aula. E salas de professores e alunos, com bar e recantos de convívio e de trabalho, e salas para receber pais de alunos, e secretaria espaçosa, e gabinetes ajustados às realidades, e biblioteca que se pretende com vida, e campos ao ar livre, e zonas verdes com passeios, e cobertos para muitas bicicletas. Enfim, uma escola para os novos tempos, de preferência sem crises. 

FM

NOTA: Entrevista com a presidente da Comissão Administrativa para breve

1 comentário:

  1. Há uma grande discrepância entre a opulência desta escola e o estado global do país! Terão todas as escolas estas condições excelentes e faustosas? A realidade do país real diz o contrário. Então, onde está a rigorosa e sensata gestão de recursos, deste país e em que mãos está?
    Quando uns navegam na opulência e outros estão no barco encalhado do esquecimento e da indiferença, algo está errado! A quem atribuir culpas? Quem puder e quiser, que dê a resposta! Se tiver ousadia e integridade!

    ResponderEliminar