segunda-feira, 18 de agosto de 2008

MULHER DE GRANDE FÉ

A relação humana está sempre condicionada pela identidade do masculino e do feminino e pela reciprocidade de ambos. É uma constante que brota da natureza e se educa pela cultura e pela religião. Homem e mulher, entre si, não são apenas complementos ou sobreposições, nem estão “condenados” à competitividade ou anulação. Pelo contrário, estão chamados a realizar em comum a missão recebida de cuidar da terra e da vida, manifestando o rosto benigno de Deus presente e actuante nas atitudes de cada um. Também no campo religioso.
O episódio da cananeia é uma preciosidade do Evangelho sobre a relação de Jesus com a mulher e, nesta forma de relacionamento, uma novidade em todo o universo religioso. A cena tem como protagonistas principais: A mãe aflita pela doença da filha, os discípulos e Jesus. O fio condutor passa pelo diálogo – por vezes desconcertante – entre eles, mas em que sobressai a mulher-mãe.
Jesus actua em contracena ao que se esperava: silêncio perante o pedido feito, resposta “seca” aos discípulos que se haviam interposto, sentença desconcertante face à insistência da mãe aflita e, finalmente, assentimento e concessão do bem desejado.
É verdadeiramente em contracena pois o seu modo de agir com as mulheres caracteriza-se pelo maior respeito: nunca feriu a sensibilidade feminina, por palavras ou atitudes; nunca evocou o estatuto de inferioridade social a que estavam votadas; nunca desvalorizou a missão da mulher. Pelo contrário, relaciona-se com normalidade, acolhe as que o procuram, enaltece as suas capacidades, aceita a sua companhia na “obra” da missão e encarrega algumas de funções muito específicas.
À luz do proceder normal de Jesus, e apesar do muito que já se andou no reconhecimento e na aceitação do “papel” da mulher na Igreja, quanto é preciso progredir para destrinçar as “capas” culturais das verdadeiras razões bíblicas e teológicas. Destrinçar e agir em conformidade.
Mas a heroína é a mulher-mãe. Apenas uma preocupação a domina: a cura da sua filha que sofria horrivelmente. Nada pede para si. Nada teme enfrentar: nem o desprezo, o ridículo ou a ironia. Está decidida a tudo. Entra em sintonia com Jesus. Aceita migalhas em vez de pão, pois estas também são dadas aos cachorrinhos. O importante é que a sua filha seja liberta do mal.
E Jesus “aprende” com a atitude desta mulher estrangeira. Abre-se a outros horizontes da missão. Liberta-se do reduto judaico. Antevê horizontes mais vastos: Também os “gentios” são chamados para a mesa do Senhor, a comer do seu pão, a beber do seu vinho.
O diálogo da cananeia com Jesus é admirável. Ela, uma mulher simples, revela as suas capacidades persuasivas para alcançar o que deseja, deixa-se guiar pelo coração inteligente e pela vontade decidida, tal o amor à filha e a certeza na eficácia da autoridade de Jesus. A sua confiança e paciência, a sua humildade e insistência provocam “uma brecha” na reserva de Jesus, tocando as fibras mais sensíveis do seu ser e as prioridades do seu agir missionário. E ela, que soube fazer da necessidade a sua maior virtude, obtém não apenas a cura da filha, mas o elogio mais rasgado da sua fé.
Georgino Rocha

Sem comentários:

Enviar um comentário