segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Jardim Oudinot Renovado e Convidativo

 


Parabéns! Esta é a palavra mais justa para quantos idealizaram e avançaram com esta prenda para os amantes da natureza e do prazer da vida ao ar livre. Para os nossos autarca e APA (Administração do Porto de Aveiro), mas também para quantos, ao longo de décadas, lutaram para que as obras dos portos não eliminassem, pura e simplesmente, o Jardim Oudinot, que os nossos pais e avós usufruíram, em horas festivas ou de descanso. 
Não pude estar presente, como gostaria, mas soube, à distância, da inauguração. Hoje fui lá e gostei. Gostei bastante de ver muita gente a passear e a apreciar o que foi feito. O bom gosto impera e o povo saberá gostar desta prenda, merecida, que lhe deram. A Gafanha da Nazaré e todo o concelho de Ílhavo têm, agora, um espaço condigno que estará aberto a quem o desejar. Todos quantos gostam da Ria, da vida sã, da maresia e da tranquilidade que as águas mansinhas da laguna inspiram. 
As árvores e arbustos plantados, mais a relva verdinha que já desponta, com a ajuda da rega automática, são motivos para nos atraírem para ali. 
Quem gostar de caminhar, quem precisar de exercícios de manutenção física e mental, quem gostar de meditar olhando a água e as aves que cirandam por ao sabor do aragem que o céu azul emoldura, quem necessitar de afugentar o stresse e quem apreciar a calma que um ambiente sadio proporciona têm agora um parque de lazer, para todas as idades e para todos os apetites. 
Passei hoje pelo renovado Jardim Oudinot, mas voltarei muitas vezes. Os meus parabéns para todos nós. 

F. M.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Olá Professor Fernando
    Já vi pela sua força de escrita que as férias o renovaram
    Também eu há dias fui dar um passeio pelo Jardim Oudinot.
    Gostei do que vi e do que se fez, fiquei contudo com uma séria preocupação:
    A praia fluvial não era vigiada e apesar dos avisos dos perigos de fundo com rochas encontrei uma pequena multidão (de entre eles muitos dos meus alunos) a fazer da ponte um trampolim..
    Espero sinceramente que a situação se ultrapasse antes que haja alguma tragédia...apesar do que dizem os antigos ..ao menino e ao borracho põe Deus a mão por baixo...mas não vá o diabo tecê-las

    ResponderEliminar
  3. Boa noite, Maria

    Tens razão. Este primeiro texto foi no sentido positivo e de satisfação, pois fui um dos que se bateram pelo Jardim Oudinot renovado. Agora, contudo, há que melhorar o que está feito, para mantermos ali uma linda sala de visitas da região lagunar, com destaque para o nosso concelho.
    Um dia destes falarei de uma achega, também pertinente, que já me chegou.
    Penso que o contributo de todos é fundamental para a construção de um mundo melhor...
    Um abraço

    Fernando

    ResponderEliminar
  4. Ola professor,
    Bem vindo ao convivio na blogoesfera depois do que espero tenham sido umas ferias retemperantes e bem merecidas. Como sempre, com motivos de grande relevancia, como e o caso da recuperacao da area de lazer do Esteiro Oudinot, que tanto preocupou o povo da Gafanha, por nao se ver resolucao do processo atempadamente ,mas felizmente tudo acabou em bem, e ja o povo das Gafanhas pode disfrutar desse lugar lindo que e o Jardim Oudinot.
    Um muito obrigado da minha parte por tao boas noticias,e tambem sinceros parabens a todos quantos de uma ou outra forma estiveram envolvidos no processo.

    Um abraco

    Nelson Calcao

    ResponderEliminar
  5. Meu caro

    Estamos todos de parabéns! O Jardim está lindo. E está à vossa espera! Sei quanto aprecias andar por ali com a Teresa! Eu próprio, que sei disso, estou ansioso pelo vosso regresso! Tenho a certeza de que haveis de gostar!

    Um abraço

    Fernando

    ResponderEliminar