segunda-feira, 9 de abril de 2007

Dia do Município de Ílhavo


Exposição no Museu Marítimo de Ílhavo

Edifício da CMI

TRINTA ANOS DO PODER LOCAL


Hoje, dia do Município de Ílhavo, foi inaugurada, no Museu Marítimo da cidade maruja, uma exposição denominada “30 Anos do Poder Local Democrático – Portugal Presente”. A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, que presidiu à cerimónia, enalteceu o valor do Poder Local, sublinhando que uma boa parte dos compromissos do Governo só puderam ser levados a cabo com a colaboração e o apoio das autarquias.
Penso que ninguém ignora a importância do Poder Local democrático, o Poder que está mais próximo das populações e com ela dialoga. Foi uma conquista enorme do 25 de Abril, que nem sempre sabemos reconhecer e aproveitar. Tem havido autarcas corruptos e incapazes, é certo, mas a grande maioria faz questão de viver os mandatos para que foram eleitos no sentido do serviço à grei. Em qualquer parte do País, é notória a criação de infra-estruturas de apoio às populações.
É verdade que há muito por fazer, mas também é correcto pensar que depois do 25 de Abril Portugal se desenvolveu bastante. Ainda não chegámos ao nível da maioria dos nossos parceiros da UE, mas estou em crer que lá chegaremos, se para tanto tivermos políticos à altura dos desafios que se nos põem nesta fase crucial da nossa história. Sem esquecer, no entanto, o nosso contributo, nas mais diversificadas áreas de actuação.

Sem comentários:

Enviar um comentário