terça-feira, 22 de fevereiro de 2005

A beleza e a riqueza da democracia

A beleza e a riqueza da democracia ficaram bem visíveis nas últimas eleições. Mais uma vez. E isto, não obstante as vozes que por aqui e por ali se ouvem a dizer o contrário. Como tantas vezes já se disse, de todas as formas de governo da cidade e dos povos, todas imperfeitas, a democracia é, sem sombra de dúvidas, a mais perfeita. 
Vejam a beleza e a riqueza desta simplicidade com que o povo faz valer a sua opção política, ora escolhendo um partido, ora outro, com naturalidade e determinação. E também com a convicção de que está a fazer o que deve, na hora própria, na certeza de que exerce um direito e de que o seu voto é absolutamente igual ao do Presidente da República ou de qualquer outro responsável. 
O povo é soberano em democracia. O povo vota, o povo manifesta o seu contentamento ou descontentamento, o povo diz o que pensa, o povo protesta, o povo apoia, o povo retira o apoio, o povo diz, afinal, o que quer. 
Em liberdade e ciente de que tem de ajudar a construir um futuro melhor para todos. Esta beleza e esta riqueza da democracia, que têm de ser mais valorizadas, já que estão em constante construção, precisam da ajuda de todos. Essa tarefa não acaba nas eleições. 
O povo pode e deve continuar a participar, em todos os momentos. O partido vencedor, qualquer que ele seja, sabe que tem de respeitar os que nele confiaram. Não pode, por isso, ficar indiferente aos alertas que brotam do povo. De aplauso ou de protesto. 

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário