quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Fernando Pessoa - Avé Maria



AVÉ MARIA

Avé Maria, tão pura
Virgem nunca maculada
Ouvi a prece tirada
No meu peito da amargura.

Vós que sois cheia de graça
Escutai minha oração,
Conduzi-me pela mão
Por esta vida que passa.

O Senhor, que é vosso Filho,
Que esteja sempre connosco,
Assim como é convosco
Eternamente o seu brilho.

Bendita sois vós, Maria,
Entre as mulheres da Terra
E voss'alma só encerra
Doce imagem d'alegria.

Mais radiante do que a luz
E bendito, oh Santa Mãe
É o fruto que provém
Do vosso ventre, Jesus!

Ditosa Santa Maria,
Vós que sois a Mãe de Deus
E que morais lá nos céus,
Orai por nós cada dia.

Rogai por nós, pecadores,
Ao vosso Filho, Jesus,
Que por nós morreu na cruz
E que sofreu tantas dores.

Rogai, agora, oh Mãe qu’rida
E (quando quiser a sorte)
Na hora da nossa morte
Quando nos fugir a vida.

Avé Maria, tão pura
Virgem nunca maculada,
Ouvi a prece tirada
No meu peito da amargura.


12-4-1902

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

“Olha a Arte de Natal!” vai animar esta quadra natalícia

(Foto de arquivo)

Nas próximas quartas-feiras, dias 6, 13 e 20 de dezembro, as manhãs vão ser mais alegres nesta quadra de Natal, com a Câmara Municipal de Ílhavo (CMI) a associar-se ao comércio  local, no sentido de revitalizar a identidade histórica e as suas memórias, através de intervenções artísticas dinamizadas pelos nossos maiores, estruturas residenciais para pessoas idosas e clubes seniores.
Assim,  a CMI lança a iniciativa “Olha a Arte de Natal!”, com  abertura marcada para o dia 6 de dezembro, pelas 10 horas, nas galerias comerciais, situadas atrás da Câmara, contando com a presença da vereadora do Pelouro da Maior Idade.
Segue-se um périplo por espaços comerciais da cidade, onde se serão desenvolvidas ações muito variadas, tais como representações teatrais, declamação de poesia, cantares de natal, artes plásticas, histórias, teatro musical e contos de natal,  entre outras. Estas intervenções terão lugar na freguesia de S. Salvador na primeira e última quarta-feira e na freguesia da Gafanha da Nazaré no dia 13 de dezembro.

Fonte: CMI

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Miguel Torga - HOSSANA!





HOSSANA!

Junquem de flores o chão do velho mundo:
Vem o futuro aí!
Desejado por todos os poetas
E profetas
Da vida,
Deixou a sua ermida
E meteu-se a caminho.
Ninguém o viu ainda, mas é belo.
É o futuro...
Ponham pois rosmaninho
Em cada rua,
Em cada porta,
Em cada muro,
E tenham confiança nos milagres
Desse Messias que renova o tempo.
O passado passou.
O presente agoniza.
Cubram de flores a única verdade
Que se eterniza!

Miguel Torga

domingo, 3 de dezembro de 2017

Bento Domingues - Entre o fim e o começo



1. Foi há 60 anos que li, pela primeira vez, na Summa Theologiae, de S. Tomás de Aquino, uma advertência que não se destinava apenas a principiantes: em teologia, é preciso evitar argumentações pretensiosas, sem fundamento rigoroso. Quem as usa oferece aos infiéis matéria para se rirem da fé, pois ficarão com a ideia de que as afirmações dos crentes são todas igualmente estúpidas [1].
Existem instituições eclesiásticas que se tornaram um obstáculo evidente ao desenvolvimento da vida cristã da Igreja e à realização da sua missão essencial na sociedade. Seria normal que fossem submetidas a uma avaliação rigorosa e se procedesse à sua reorientação e reconfiguração. Não é assim que acontece. Não é pelos frutos que se conhece a árvore? Insiste-se, pelo contrário, na sua sacralização para não se poder mexer nelas e arranjam-se razões que servem apenas para afastar os crentes e fazer rir os agnósticos e ateus.
O regime actual dos ministérios ordenados está a secar as comunidades católicas e a privá-las da Eucaristia a que todos os baptizados têm direito. E. Schillebeeckx mostrou que era possível encontrar respostas criativas que não precisavam de passar pelos seminários. O Cardeal Ratzinger bem se esforçou, mas não encontrou razões para invalidar as propostas finais do teólogo dominicano. Yves Congar, a figura maior da eclesiologia católica no séc. XX, declarou que as assinava, sem reticências. Nada feito. A situação continua a agravar-se. O caso tão badalado do “padre da Madeira” encontrou na hierarquia declarações que não deixam ninguém indiferente: uns sofrem com elas e outros riem-se. A retórica eclesiástica, mal argumentada, acaba por deixar mal as crianças, a família, os padres e o celibato. S. Tomás de Aquino tinha razão [2]. 

2. O Papa, neste caso e semelhantes, não pode fazer nada? Não se esqueça que o Papa é bispo de Roma, não é bispo da Madeira ou de Lisboa. Terá um dia de alterar o modelo de escolha e nomeação dos bispos. Mas a nível central, não lhe tem faltado trabalho com a reforma da Cúria. Foi João XXIII, nos tempos modernos, o primeiro a defender que seria um bem geral “sacudir a poeira imperial, que foi caindo, desde Constantino, sobre o trono de Pedro”. O Papa Francisco continua às voltas com essa herança pesada e paralisante [3].
Bergoglio tem um programa envolvente de que não abdica, apesar de todas as resistências. Propõe: “Em vez de ser apenas uma Igreja que acolhe e recebe, tendo as portas abertas, procuramos mesmo ser uma Igreja que encontra novos caminhos, que é capaz de sair de si mesma e ir ao encontro de quem a não frequenta, de quem a abandonou ou lhe é indiferente. Quem a abandonou fê-lo, por vezes, por razões que, se forem bem compreendidas e avaliadas, podem levar a um regresso. Mas é necessário audácia, coragem.” [4]
As dificuldades de Jesus Cristo, ao propor uma mudança de mentalidade aos seus contemporâneos e aos membros do povo a que pertencia, encontrou uma grande adesão no mundo dos excluídos, mulheres e homens, e uma resistência implacável entre os privilegiados e, sobretudo, entre os fariseus, os que não entravam no novo projecto de vida nem deixavam entrar. O Papa Francisco não hesita em lembrar estas passagens dos Evangelhos para comparar com o que está a acontecer com as reformas que propõe. Certos cardeais, bispos, padres, seminaristas — e outros grupos organizados — são os que mais resistem às reformas que ele propôs e que são inadiáveis. As resistências, activas e passivas, são cada vez mais declaradas e ridículas. Assim como aconteceu com Cristo, nenhuma ameaça o tem paralisado.

3. Muito se discutiu se a História tem ou não sentido. Não vou reabrir esse dossier [5], mas fiquei, mais uma vez, fascinado com o desenlace do Capítulo 25 do Evangelho de S. Mateus. É uma parábola. É a coroa de duas anteriores. Parece ser o julgamento final.
Como parábola está sujeita a várias interpretações. É muito estranha. A divindade não está separada do devir do mundo. Mais ainda, está identificada com todas as pessoas, que não têm todas o mesmo comportamento. O que as divide? O modo como olham para o vizinho, para o socorrer ou para o ignorar. É um golpe fatal na religião que está apenas preocupada com Deus. Quem se preocupa só com Deus, nem com Deus se preocupa.
Cristo não surgiu com uma nova organização religiosa concorrente no mundo das religiões. O seu embate constante foi com as instituições do Povo de Deus, que esqueciam e maltratavam quem mais precisava de acolhimento e ajuda. O culto religioso tornara-se o adversário da alegria humana. Isto era absolutamente inaceitável para Jesus. O aforismo “o sábado é para o ser humano e não o ser humano para o sábado” é o símbolo da alteração mais radical no campo religioso, seja qual for a época.
O que, de facto, festejámos no Domingo passado foi, por um lado, a vitória contra a indiferença. Não podemos andar no mundo e dizer não vi, não sei, não é comigo. Por outro, o que faz a diferença e julga a vida de cada um é o estilo da sua própria vida. Quando o Senhor da história se identifica com os socorridos ou abandonados, não deixa nada para o fim. É hoje que cada um diz a última palavra.
Celebramos, neste Domingo, o começo do Advento. Que não estamos no melhor dos mundos possíveis, é evidente. Se julgamos que é impossível alterá-lo, somos suicidas, niilistas. Não seríamos verdadeiramente humanos e muito menos cristãos. Que fazer?


Frei Bento Domingues no PÚBLICO


[1] I q.46.a.2.
[2] Cf. Ricardo Araújo Pereira, Discriminar como Jesus discriminou, Visão, 23.11.2017; Teresa Martinho Toldy, A Igreja fechada no seu Olimpo, PÚBLICO, 25.11.2017
[3] Yves Congar, Igreja serva e pobre, Ed. Logos, Lisboa 1964, p152
[4] Entrevista do Papa Francisco, Sonho com uma Igreja Mãe e Pastora, Paulus, 2013, pp 36-37
[5] Francisco J. Ayala, Darwin Y el Diseño Inteligente. Creacionismo, Cristianismo Y Evolución, Aliança Editorial, Madrid, 2008

Para todas as idades — “24 coisas a fazer antes do Natal”



Um dia para recuperar alguma coisa que já não se usa (porque passou de idade ou existe em demasia) e oferecê-la a quem poderá ter necessidade. Outro para entrar na igreja, acender uma vela, fechar os olhos e pensar no Natal.
Ainda outro dia para se ocupar de quem está próximo, pedir ajuda para si ou para um amigo. Vinte e quatro dias para partilhar, presentear em silêncio, oferecer olhares, boas ações e gentilezas ao próximo.
Da experiência quase centenária do “Mensageiro dos Rapazes”, revista mensal editada pelos frades menores conventuais da basílica de Santo António de Pádua desde 1922, nasceu a ideia de uma espécie de calendário do Advento dirigido a pré-adolescentes de ambos os sexos.
Trata-se de um percurso de aproximação ao Natal feito de 24 etapas, uma por dia, desde o primeiro até 24 de dezembro. Escritos em italiano, os textos, ilustrados, não contêm chocolates mas desafiam os leitores a colocarem-se em jogo com reflexões e ações que envolvam o próximo.
Basta uma ação por dia: desligar o computador, o telemóvel, a televisão, a plataforma de jogos e marcar no calendário por quantas horas se resistiu; presentear jogos ou vestuário em bom estado que já não se usam a quem precisa.
Mais sugestões? Saudar as pessoas que se encontram no caminho; partilhar a merenda com o companheiro que habitualmente se evita; enviar uma mensagem anónima de felicidades a uma pessoa só, a uma família de imigrantes, a alguém com quem se está de costas voltadas.
Perguntar a quem está próximo, a começar pelos pais, como estão e como foi o seu dia… Nada de difícil, tudo a tentar, dia após dia. Será depois natural estender o Advento a todo o ano…
Concebido para leitores dos 11 aos 14 anos, “24 cose da fare prima di Natale” «não renuncia aos objetivos catequéticos e espirituais deste tempo litúrgico que prepara o Natal (espera, caminho, maravilha, vida, oração, encontro), mas procura decliná-los educativamente à medida de rapazes e raparigas», refere a sinopse.
E certamente as suas propostas, redigidas pelo diretor da revista, poderão muito bem ser adaptadas – ou até aplicadas diretamente – aos católicos com mais idade.

Rossana Sisti
In "Avvenire"
Trad. / edição: SNPC
Publicado em 27.11.2017

Georgino Rocha - Movimentos Apostólicos, em saída missionária



Os movimentos na Igreja são dons de Deus que visualizam a presença e acção do Espírito Santo, protagonista principal da missão de Jesus na história da salvação. Dons concedidos a quem se dispõe a dar-lhes acolhimento, a exemplo de Maria de Nazaré, e a cooperar generosa e livremente. Dons que constituem prova eficaz do amor de irradiação missionária para que “os homens consintam na grandeza do seu destino”. Dons que pretendem alargar horizontes aos discípulos e pastores para que, agindo localmente, tenham sempre presente o universal, que é típico da fé católica. Dons que são sementes a florir na sociedade e seus dinamismos e dão rosto irradiante ao “jardim bonito que é a nossa Igreja”.
Esta última afirmação é feita no encontro de movimentos, obras e associações realizado no Seminário de Aveiro no dia da festa de Cristo Rei, Senhor do Universo. Expressa uma visão apreciativa, fruto certamente da leitura crente da realidade e de um sonho a ir-se realizando com a colaboração de todos. Dá azo a uma reflexão que pode ser oportuna e enriquecedora.
De facto, é um jardim e não um canteiro; bonito pela variedade em harmonia que provoca admiração; atraente pelo vigor dos arbustos enraizados na terra e pela beleza das flores a erguerem-se para o alto, aromatizando os ambientes; precário em cada pétala viçosa que depressa murcha, cedendo lugar a outras que uma nova primavera fará surgir; apelativo no seu valor simbólico, pois a vida tem dimensões que urge descobrir e testemunhar e se condensam no jardim cuidado e florido. A metáfora do jardim deixa em aberto clarões de esperança para os tempos que se avizinham. E faz lembrar o hino da Liturgia do Ofício de Leitura de 2ª feira: “Seja a terra um jardim sereno e vasto// sem os ventos do ódio a devastá-lo// e que os homens consintam // na grandeza do seu destino”.
A Igreja reconhece a grandeza da liberdade humana e está ao seu serviço pois essa é a vocação de cada pessoa e das suas múltiplas formas gregárias; pois essa é a verdade que ilumina a consciência onde se pode escutar o eco, ainda que em surdina, da voz de Deus. Nasce daqui, a qualidade da missão que Jesus confia aos seus discípulos e pastores: Prestar um serviço de ajuda e não de substituição à consciência humana para que faça opções responsáveis e meça o alcance de cada decisão.
Os movimentos apostólicos situam-se neste serviço da Igreja à humanidade. Reconhecem que “a glória de Deus é o homem vivo; e que a vida do homem é a contemplação de Deus” na concisa e feliz expressão de Santo Ireneu, bispo de Lyon. Captar esta presença e aprender a sua sabedoria para a testemunhar com audácia é, sem dúvida, um propósito nobre de todo o cristão, sobretudo associado em movimento de irradiação missionária.
Onde estão os movimentos, que áreas de intervenção preferem, que sintonia manifestam com os dinamismos culturais que dão corpo à sociedade e rumo à história, que áreas ficam a descoberto e é urgente ter em conta por fidelidade ao Evangelho de Jesus e à mensagem social da Igreja, hoje revigorada pelo Papa Francisco e tantos outros bispos, padres e leigos? Com que “ferramentas” apostólicas estão munidos e que disposições espirituais alimentam o seu compromisso missionário? Perguntas que têm muitas irmãs a indicar caminhos quase esquecidos, mas de grande relevância e urgente resposta.
“Valorizar o papel dos movimentos apostólicos de intervenção pública” é uma linha de acção do Programa Pastoral “Dai-lhe vós mesmos de comer”, 2017/2018, da nossa Igreja diocesana. Linha claramente definida e, espera-se, eclesialmente assumida. “Nada nos é indiferente” é o tema do III Encontro Nacional dos Leigos ocorrido em Évora a 7 de maio passado; tema que tem como húmus nutriente: “A realidade contemporânea, a encíclica do Papa Francisco ‘Laudato Si’ sobre o ‘cuidado da casa comum’ e o Jubileu da Misericórdia (que) desafiam-nos a atenção, a inteligência, o coração e a ação”.
De outros países chegam notícias sobre as opções da Igreja nesta vasta e complexa área de apostolado. Se a presença dos leigos é necessária nas paróquias, não o é menos nos espaços onde vivem e se realizam profissionalmente ou diverte em convivência saudável e descontraída; onde se buscam caminhos de verdade e formam consciências; onde se reabastecem das energias do Evangelho e da partilha solidária com quem está nas “linhas da frente” da missão apostólica.

sábado, 2 de dezembro de 2017

Dirigentes da ADIG e da ANRGN satisfeitos com explicações da BRESFOR



A ADIG (Associação para a Defesa dos Interesses da Gafanha) e a ANRGN (Associação Náutica e Recreativa da Gafanha da Nazaré) reuniram-se com a BRESFOR, no dia 28 de novembro, para debaterem problemas relacionados com a poluição na Bacia da Marina, em especial pelas escorrências na Conduta do antigo Esteiro de Oudinot,  e, ainda, sobre  a questão da Legionella. 
No caso da poluição, aquelas instituições apresentaram documentos fotográficos e um vídeo, comprovativos de agressões ao ambiente, sendo certo que não houve possibilidades de garantir quem poluiu, pois naquela zona estão sediadas quatro empresas.
Numa exposição PowerPoint, apresentada pelo Engenheiro Diretor, Fernando Mendes,   e depois, durante a visita às instalações, foi garantido aos dirigentes da ADIG e da ANRGN, que todo o caudal era drenado para a SIMRIA (Saneamento Integrado dos Municípios da Ria), desde 2008, com leituras adequadas à saída da fábrica, no sentido de detetar eventuais vestígios perigosos de produtos poluentes. 
Quanto à Legionella, e porque todos estamos  preocupados com as recentes notícias sobre a infeção no Hospital São Francisco Xavier, foram colocadas perguntas sobre o vapor de água que se eleva, diariamente, das torres de refrigeração. Esta bactéria provoca infeção pulmonar, por inalação de gotículas contaminadas, de que pode resultar a morte.
Os dirigentes daquelas instituições da Gafanha da Nazaré consideram-se esclarecidos e muito mais tranquilos, face ao Plano de Emergência Interno (PEI) e às práticas da Bresfor, que dá cumprimento à Diretiva Europeia, obrigando a um controlo automático e contínuo e ao registo, em cada turno, dos valores de cloro, para desinfeção do vapor das torres de arrefecimento e a análises periódicas da Legionella, no Instituto Dr. Ricardo Jorge. Completa este tratamento um filtro de gotículas que as retém, evitando a sua dispersão.

Fonte: Comunicado das associação ADIG e ANRGN, lideradas por Humberto Rocha

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