quarta-feira, 21 de maio de 2008

PARTIDOS, SINDICATOS, MOVIMENTOS, ASSOCIAÇÕES



O Presidente da República levantou, no dia 15 de Abril, um problema que não deixou mais de ser falado nos jornais, na rádio, na televisão, nos encontros partidários e outros. Sinal de que o tema é actual e sobre ele há muitas opiniões. Disse, então, o Presidente do pouco interesse dos jovens pela vida política. Multiplicaram-se as explicações, que não têm terminado, sobretudo por parte dos partidos políticos que vieram agora dizer números e afirmar que, nos grandes partidos, cinquenta por cento dos aderentes inscritos são jovens.
Talvez fosse mais honesto e sério, em vez de se tentarem justificações em contrário, pensar na gente jovem que conhecemos e interrogarmo-nos sobre o que julgamos que comanda as suas vidas, o seu mundo e os valores que o norteiam, os seus interesses e o modo como se concretiza. Ver se é só a política que os deixa mais ou menos insensíveis, como muitos deles afirmam de si e dos seus amigos e colegas, ou se o mesmo se passa em relação à vida associativa em geral, sindicatos, movimentos vários e associações de todo o género.
Todos os adultos falam dos jovens, normalmente sem os ouvir, e multiplicam opiniões sem confronto com o seu pensar e o seu agir. Por mim, penso que os jovens estão mais desinteressados dos adultos e do seu mundo de interesses, que das realidades sociais fundamentais. Frequentemente, são críticos em relação a esse mundo que lhes diz pouco, pelas teias que o tecem e os enredos em que se desenvolve.
Há tempos, ouvindo um dirigente sindical que lamentava, num encontro de cristãos militantes operários, o pouco interesse dos jovens pela vida e pelas lutas sindicais, não foi difícil chegar-se a acordo sobre algumas razões: o seu problema era então e continua a ser o primeiro emprego e a preocupação dos sindicatos andava mais na defesa dos direitos dos que já trabalhavam e, também, as experiências de contactos havidos, sem que se lhes desse tempo para questionar e opinar, não fora de molde a criar laços.
Todos sabemos que os jovens, em geral, reagem às instituições. A afirmação de independência que lhes é própria, a reacção a formalidades e a mundos fechados e o seu sentir próprio, não se coadunam muito com eles. Mas não é assim a cem por cem por cento. Quando vivem ou frequentam, com regularidade, ambientes que lhes ajudam a ter um sentido na vida, quando podem ser protagonistas e não meros súbditos de normas vindas de fora, quando têm com eles, lado a lado, adultos que os respeitam e os tomam a sério, os jovens aderem a movimentos dinâmicos e vivos, são criativos, descobrem em si , com a alegria, capacidades que nem imaginavam, vêem os outros com olhos novos.
Mesmo assim, muitos deles não são constantes, nem persistentes nos seus projectos e nos deveres assumidos. Cultivam os seus humores, gostam de navegar no vento, são propensos a ir, de vez enquanto, dar uma volta, movidos por afectos imediatos. É a normal inconstância e a fragilidade da idade, que também atinge adultos de quem é legitimo esperar mais maturidade.
Os movimentos e associações de jovens, normalmente têm menos a estabilidade e estão aí bem alguns adultos, pacientes e sábios, para garantir a sequência dos projectos e a reflexão, mais serena e menos emotiva, quando se torna necessário. Mais para ajudar a pensar, que para substituir o pensamento.
Na política partidária as coisas são diferentes. O contacto com jovens políticos mostrou-me, em casos concretos, que o poder é mais uma ambição, que um serviço. Se isto é projecto para uns, é enjoo para outros.
É errado dizer que os jovens são o futuro. Se não forem já valores no presente, o futuro da sociedade pouco poderá esperar deles.

Sem comentários:

Enviar um comentário