sábado, 16 de dezembro de 2017
sexta-feira, 15 de dezembro de 2017
Anselmo Borges — O Sagrado e a crítica
1. Na noite do passado dia 7, estava eu no aeroporto da Madeira, já de regresso, após duas conferências, no Funchal e em Machico, quando recebo um telefonema do meu colega da Universidade de Coimbra, Victor Lobo, químico de renome internacional. Estava indignado com o programa Mata-Bicho, no qual se tinha produzido, pouco antes das notícias das 17 horas, na Antena 1, uma inqualificável fala sobre a festa de Nossa Senhora da Conceição, no dia seguinte. Já no continente, pude ouvi-la, e dei razão ao meu colega. Porque é uma javardice reles.
Devo confessar que pessoalmente não me sinto ofendido e também dizer que o seu autor não ofende propriamente os católicos, muito menos Nossa Senhora, Jesus Cristo e Deus. Com aquele discurso soez e boçal, o autor ou autores o que ofenderam foi a inteligência. E lembrei-me de uma prosa recente de Ricardo Araújo Pereira, cáustica e mordaz, "Discriminar como Jesus discriminou", a propósito de declarações do cardeal-patriarca sobre a homossexualidade dos clérigos e o caso do padre madeirense. Comparada com a fala do Mata-Bicho, imbecil, tem uma diferença abissal: o brilho da inteligência, obrigando a pensar.
2. Foi Kant que viu bem, quando, numa declaração irrenunciável, afirmou: "O iluminismo é a saída do homem da sua menoridade de que ele próprio é culpado", e isso "sobretudo nas coisas da religião". Esta, "apesar da sua majestade", não pode considerar-se imune à crítica. Mostraria fraqueza uma religião que não admitisse a crítica. Ai de nós se não houvesse críticos da religião, que chamam a atenção para aspectos das religiões tantas vezes ridículos, supersticiosos e inumanos! Assim, o crente até com a crítica soez e boçal saberá aprender, para exprimir o sentido correcto dos textos, aplicando os métodos científicos, exegético-hermenêuticos. Exemplos, a propósito da data natalícia:
2.1 O que é que verdadeiramente se celebra na festa da Imaculada Conceição? Maria foi concebida sem pecado original. Mas o mesmo é preciso dizer de todos os seres humanos: nascem todos sem pecado e espera-se que tenham sido gerados no amor. Foi Santo Agostinho concretamente que, na tentativa de explicar o mal no mundo, teorizou sobre o pecado de Adão e Eva, que foi o primeiro e seria herdado por todos. Jesus, porém, nunca falou em pecado original. Todos pecamos e Jesus é o Salvador de todos. E Maria é grande, não primariamente por ser a mãe de Jesus, mas porque é a primeira cristã, que acreditou no seu Filho e se converteu ao seu Evangelho, que é ele mesmo, notícia boa e felicitante para todos. Acompanhou-o sempre, até à Cruz. Ele é o Messias esperado, mas não um Messias guerreiro como se esperava. Jesus anunciou, por palavras e obras, o Deus bom, não vingativo, amigo de todos os homens e mulheres, que compreende e perdoa e cujo único interesse é a realização plena de todos. E foi um novo começo...
2.2 Maria foi virgem? Nem os Evangelhos nem a teologia são tratados de biologia. A fé cristã afirma que Jesus é homem verdadeiro, em tudo igual aos homens excepto no pecado. Mas ele é de tal modo humano, tão plena e decisivamente humano, que só pode ser divino: é a humanização de Deus. Só Deus poderia ser assim, a ponto de o próprio centurião romano, ao vê-lo morrer na cruz, ter confessado: "Verdadeiramente este homem era Filho de Deus."
2.3 Jesus teve irmãos e irmãs? Os Evangelhos dizem que sim. Que mal há nisso? A Igreja não é favorável a famílias numerosas?
2.4 Vem aí o Natal. E eu sinto e penso que é uma época belíssima de amor e de ternura, a viver no aconchego das famílias e naquela beleza inocente de presépios e festividades populares. Mas percebendo o seu sentido autêntico e verdadeiro, no mais profundo do humano, que é divino.
Assim, é preciso que se saiba que os chamados Evangelhos da infância só aparecem em São Mateus e São Lucas e não pretendem relatar acontecimentos históricos, à maneira da nossa história crítica. São reflexões teológicas, a partir já da fé em Jesus como o verdadeiro Messias esperado e o Salvador de Deus para toda a humanidade. Portanto:
2.4.1 Perguntam-me: Jesus nasceu em Belém? É quase certo que nasceu em Nazaré. Então, porque é que os evangelistas o põem a nascer em Belém? Porque, se ele é realmente o Messias, tem de ser da descendência de David e, por isso, nascer em Belém. Lá está no Evangelho segundo São Lucas: "O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David."
2.4.2 Os anjos apareceram aos pastores e os reis magos vieram do Oriente? Esse anúncio e essas belas estórias têm um significado teológico-doutrinal imenso: são modos de comunicar que Jesus veio para os mais pobres e humildes e não veio só para um povo, mas para todos os povos. O Reino que Jesus anunciou, Reino da alegria, da paz, da justiça universal, do amor, da liberdade, da fraternidade, da igualdade, da vida eterna, é o Reino de Deus para todos. E faz-se aparecer uma estrela no céu, porque Jesus é a verdadeira Luz que a todos ilumina.
2.4.3 Jesus foi exilado para o Egipto? Não. Quando os discípulos acreditaram que Jesus é o Messias verdadeiro e universal, o libertador do mal, do pecado, da injustiça, da morte - Deus é amor e, na morte, não caímos no nada, mas entramos na plenitude da vida de Deus -, então apresentaram esta estória da fuga para o Egipto, para que se compreendesse que ele é o verdadeiro Moisés, o libertador definitivo. É mais do que Moisés.
2.4.4 Jesus nasceu no dia 25 de Dezembro? Como sabê-lo, se não há nenhum documento? Mas é uma belíssima data, pois veio substituir a festa do nascimento anual do deus Sol (natalis Solis invicti: nascimento do Sol invicto), no solstício de Inverno. Na perspectiva da fé, o Sol verdadeiro, invencível, é Jesus, e assim se comemora a partir do século III no dia 25 de Dezembro.
Anselmo Borges no DN
Georgino Rocha - Descobri quem está no meio de vós
Apelo de João, a testemunha
João, a testemunha de Jesus, está no rio Jordão com as numerosas pessoas que tinham escutado o seu apelo. Arrependidas, querem receber o batismo da penitência por meio do rito da água purificadora. Provindos da outra margem, chegam também sacerdotes e levitas enviados pelos judeus de Jerusalém. São uma espécie de inquiridores, uma delegação credenciada para averiguar o que estava a acontecer, a começar pela identidade de João. E as perguntas, claras e directas, surgem de imediato. E a justificação, também: “Dar uma resposta àqueles que nos enviaram”. Não vinham por sua iniciativa nem agem por conta própria; são mandatados pelos notáveis da cidade e funcionários do Templo; pelos que estavam bem com a situação.
João responde com grande transparência. Faz brilhar a luz de quem é testemunha. Afirma que é a voz e não a palavra nem o profeta, que apenas baptiza na água, que “vai chegar Alguém depois de mim”. E lança o apelo/desafio: “Conhecei-o porque Ele está no meio de vós”. E na sua simplicidade e modéstia, brilha a grandeza da missão do “homem enviado por Deus”, como atesta o início do texto hoje proclamado na liturgia.
O relato do Evangelho não desvenda a reacção dos sacerdotes e levitas. Mas não é difícil de imaginar. Seria um misto de desconforto e perplexidade, de preocupação interpelante e de curiosa expectativa. Menos ainda se fica a saber a atitude dos judeus de Jerusalém depois de receberem a informação. Para o narrador isso não interessa, pois quer centrar o leitor no núcleo da mensagem e não oferecer motivos de dispersão. “Alguém está no meio de Vós”. João é a testemunha. O local da ocorrência é Betânia, além do Jordão. É preciso reconhecê-lo.
A certeza de que Jesus está no meio de nós, ainda que de forma anónima e despercebida, desperta um duplo sentimento: O da alegria que preenche o coração humano e o inunda de esperança; e o da busca que a consciência iluminada pela fé está chamada a fazer. São estes os alicerces que a liturgia de hoje pretende realçar e celebrar.
A alegria tem a sua fonte primeira no encontro pessoal com Jesus Cristo, no diálogo de amizade consequente, na aceitação dos seus ensinamentos, no seguimento do seu estilo de vida. A consciência, que quer ser livre e agir responsavelmente, precisa da “alavanca” da verdade e do amor, da compreensão de si e da relação correcta com os outros e seus contextos culturais e sociais. E fica-nos o apelo/convite: “Alguém está no meio de vós”, isto é no santuário da consciência pessoal e comunitária, familiar e colectiva onde predomina o bom senso e o bem comum. Por isso, fazei silêncio no vosso coração. Há tantos ruídos a habitar-nos. Sobretudo em certos ambientes. Protegei-vos para O reconhecer e escutar. Com Ele, é mais fácil perceber que as vozes do tempo são portadoras de aspirações genuínas onde ressoa o Espírito de Deus. E, como João, sede testemunhas da luz, sempre pronta a irradiar. Há tanta treva a semear confusão.
“O mais grandioso que pode fazer um ser humano neste mundo, afirma J. M. Castillo, é ser testemunha de Jesus, dizer com a própria forma de vida que Jesus é a esperança que nos resta e o futuro que temos”.
Ser testemunha é ver “como a terra faz brotar os germes e o jardim germinar as sementes” e descobrir: “Assim o Senhor Deus fará brotar a justiça e o louvor diante de todas as nações”, afirma Isaías na primeira leitura.
A certeza de que o Senhor está connosco e realiza o que promete, leva o salmista a exultar de alegria e a fazer-nos rezar o hino de Maria de Nazaré, a Senhora do Advento, a Mãe de Jesus que vai chegar no Natal que se aproxima. E com esta oração singular, a contemplar o modo de agir de Deus que realiza a salvação de cada pessoa e de toda a humanidade a partir dos humildes em relação a si, dos mansos (activos não violentos) em relação aos outros e às injustiças, dos famintos de dignidade que, reconhecida e assumida, visa derrubar as estruturas do poder opressor e transformar a ordem estabelecida para que brilhe a fraternidade humana e a harmonia da criação.
Escuta o apelo de João. Medita na atitude de Maria. Descobre e reconhece que Jesus está no meio de nós e quer agir connosco e por nós.
quarta-feira, 13 de dezembro de 2017
Hoje acordei assim...
Hoje acordei assim. O frio que tanto temo, o olhar distante e pensativo, a recordação da Nazaré e a roupa que me apeteceu vestir, exceto o boné de que não necessitei, tudo isto vi e senti nesta imagem. Encontrei a foto quando buscava outras e logo dei um pulo até à praia das ondas gigantes que o surfista Garrett McNamara venceu, projetando bem longe aquela ridente e atraente terra, originária, segundo a lenda, da imagem da nossa padroeira.
Lenda ou naco de história, a verdade é que nutro por aqueles ares, o sítio e o mar, um certo carinho. Mas deixando o frio de lado, que me tolhe as saídas de casa e me obriga a manter a lareira acesa, fixo-me nesta recordação ao lado de outras, de andanças pelo país, na esperança de que venha a chuva e se vá o frio para junto de quem gosta de patinar na neve da nossa Serra da Estrela, que só visitei uma vez na vida.
O Natal na poesia portuguesa
Há mais de oito séculos que o Natal se celebra na poesia portuguesa. As belíssimas composições de Afonso X, do Mestre André Dias e do maior teólogo da nossa literatura que é Gil Vicente (bastaria, para qualquer natal futuro, o seu «Breve sumário da História de Deus»:
«Adorai, montanhas,
o Deus das alturas,
também das verduras.
Adorai, desertos
e serras floridas, o Deus dos secretos,
o Senhor das vidas.
Ribeiras crescidas,
louvai nas alturas
o Deus das criaturas…»)
representam uma espécie de pórtico para uma viagem que, em cada época, encontrou os seus cantores. No século XVI, há um trecho anónimo, talvez cantado numas dessas romarias como ainda hoje se vêem
«Non tendes cama bom Jesus não
non tendes cama senão no chão»,
mas também sonetos de Camões
«Adorai, montanhas,
o Deus das alturas,
também das verduras.
Adorai, desertos
e serras floridas, o Deus dos secretos,
o Senhor das vidas.
Ribeiras crescidas,
louvai nas alturas
o Deus das criaturas…»)
representam uma espécie de pórtico para uma viagem que, em cada época, encontrou os seus cantores. No século XVI, há um trecho anónimo, talvez cantado numas dessas romarias como ainda hoje se vêem
«Non tendes cama bom Jesus não
non tendes cama senão no chão»,
mas também sonetos de Camões
«Dos Céus à Terra desce a
mor Beleza»
e de Frei Agostinho da Cruz.
Ao século XVII bastariam os vilancicos de Sóror Violante do Céu
«Todos dizem, meu Menino,
Que vindes libertar almas,
Mas eu digo, vida minha,
Que vindes a cativá-las
Porque é tal a formosura…»,~
como ao século XVIII, do Abade de Jazente, de Correia Garção e outros, bastaria a composição piedosa do satírico Bocage, cotejando com elegância o texto profético de Isaías
«A Virgem será mãe; vós dareis flores,
Brenhas intonsas, em remotos dias;
Porás fim, torva guerra, a teus horrores».
O século XIX é de Garrett, com um poema delirante e “incorrecto”, onde faz valer o natal folgado e guloso da sua «católica Lisboa» sobre o «natal sem graça» dos protestantes londrinos. Mas, a seu lado, Feliciano de Castilho, canta «O Natal do pobrezinho» e João de Lemos e João de Deus descrevem sobretudo a experiência mística da contemplação. O século XX desdobra, seculariza, interroga, e, por fim, talvez adense o escondido significado do Mistério da Encarnação de Deus. Há o Natal devoto de Gomes Leal; há o Natal distanciado de Pessoa (o seu grande poema de natal é evidentemente o Poema VIII de O Guardador de rebanhos, mas isso dava outra conversa); o Natal dilacerado pela procura de Deus em José Régio
«Distância Transcendente,
Chega-te, uma vez mais,
Tão perto que te aqueças, como a gente,
No bafo dos obscuros animais»
e em Torga; o evangélico Natal de Sophia e de Nemésio (como esquecer aquele «Natal chique», onde «Só [um] pobre me pareceu Cristo»?); o Natal asperamente profético de Jorge de Sena («Natal de quê? De quem?/ Daqueles que o não têm?») ou de David Mourão Ferreira
«Vai nascer esta noite à meia-noite em ponto
num sótão num porão numa cave inundada».
Declinações diferentes de um único Natal.
José Tolentino Mendonça
mor Beleza»
e de Frei Agostinho da Cruz.
Ao século XVII bastariam os vilancicos de Sóror Violante do Céu
«Todos dizem, meu Menino,
Que vindes libertar almas,
Mas eu digo, vida minha,
Que vindes a cativá-las
Porque é tal a formosura…»,~
como ao século XVIII, do Abade de Jazente, de Correia Garção e outros, bastaria a composição piedosa do satírico Bocage, cotejando com elegância o texto profético de Isaías
«A Virgem será mãe; vós dareis flores,
Brenhas intonsas, em remotos dias;
Porás fim, torva guerra, a teus horrores».
O século XIX é de Garrett, com um poema delirante e “incorrecto”, onde faz valer o natal folgado e guloso da sua «católica Lisboa» sobre o «natal sem graça» dos protestantes londrinos. Mas, a seu lado, Feliciano de Castilho, canta «O Natal do pobrezinho» e João de Lemos e João de Deus descrevem sobretudo a experiência mística da contemplação. O século XX desdobra, seculariza, interroga, e, por fim, talvez adense o escondido significado do Mistério da Encarnação de Deus. Há o Natal devoto de Gomes Leal; há o Natal distanciado de Pessoa (o seu grande poema de natal é evidentemente o Poema VIII de O Guardador de rebanhos, mas isso dava outra conversa); o Natal dilacerado pela procura de Deus em José Régio
«Distância Transcendente,
Chega-te, uma vez mais,
Tão perto que te aqueças, como a gente,
No bafo dos obscuros animais»
e em Torga; o evangélico Natal de Sophia e de Nemésio (como esquecer aquele «Natal chique», onde «Só [um] pobre me pareceu Cristo»?); o Natal asperamente profético de Jorge de Sena («Natal de quê? De quem?/ Daqueles que o não têm?») ou de David Mourão Ferreira
«Vai nascer esta noite à meia-noite em ponto
num sótão num porão numa cave inundada».
Declinações diferentes de um único Natal.
José Tolentino Mendonça
In SNPC
terça-feira, 12 de dezembro de 2017
Maria de Fátima Teles é a nova presidente da CPCJ de Ílhavo
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Ílhavo elegeu para sua presidente, para o próximo triénio, Maria de Fátima Teles, a representante do município.
Em comunicado que nos foi enviado, sublinha-se que «será dada continuidade ao trabalho desenvolvido por este organismo em prol da promoção dos direitos e proteção das crianças e jovens de Ílhavo, nomeadamente através das ações previstas no Plano Local de Promoção dos Direitos da Criança, envolvendo, para o efeito, todas as entidades parceiras da comunidade».
Entretanto, a recém-eleita presidente acredita que, «com a experiência e o empenho já demonstrado pela equipa “residente”, todo o trabalho continuará a ser de excelência e focado no bem-estar das nossas crianças, jovens e suas famílias».
NOTA: Hoje, porventura mais do que nunca, a proteção de crianças e jovens deve estar sumamente atenta aos cuidados de quem mais precisa, a muitos e diversificados níveis, na certeza de que eles serão o futuro de uma sociedade mais justa e mais fraterna. Nesse pressuposto, todos devemos estar disponíveis para ajudar, no que for possível e estiver ao nosso alcance, a CPCJ.
Menino Jesus Feliz
NATAL
Menino Jesus feliz
Que não cresceste
Nestes oitenta anos!
Que não tiveste
Os desenganos
Que eu tive
De ser homem,
E continuas criança
Nos meus versos
De saudade
Do presépio
Em que também nasci,
E onde me vejo sempre igual a ti.
Miguel Torga
segunda-feira, 11 de dezembro de 2017
Georgino Rocha - Onde estão as freiras, nossas irmãs?
«“É isto que, em nome da Igreja de Aveiro, vos peço: Sede testemunhas felizes da fidelidade de quem se encontra com Deus; sede apelo contínuo à vocação para que nunca faltem trabalhadores generosos da Messe do Senhor; sede trabalhadores incansáveis desta Igreja em missão”. Pedido feito por D. António Francisco no a 2 de Fevereiro de 2014, dia dos consagrados, e agora evocado como memória agradecida.»
“A maioria das pessoas que vejo nesta sala, afirma Carlos Mester ao iniciar a sua comunicação no congresso da vida religiosa activa no Nordeste brasileiro, tem cabeça de prata, corações de ouro e pés de ferro”. De facto este biblista notável socorre-se do seu fino humor para provocar uma grande gargalhada e animar a vasta assembleia de 250 freiras, todas bem entradas em idade. O realismo sadio faz encarar as situações como elas são e a procurar tirar partido das oportunidades que oferecem. Os pés de ferro, ainda que com alguma ferrugem, constituem o testemunho mais expressivo do valor da vida religiosa, pois são estão dotados de uma energia que brota do coração sempre disponível para servir por amor. A moldura grisalha fica mais visível com as brancas que predominam no cabelo da maioria.
Este cenário tem tanto de encanto como de provocador, tanto de memória agradecida como de ousadia profética. Onde estão as freiras, nossas irmãs? Pergunta que nos leva a Nazaré da Galileia, a casa de Ana e de Joaquim, e a ver de novo o portador de boas notícias, o Anjo Gabriel, a chegar onde está Maria, e a saúda com o convite à alegria por ser a cheia de graça. Pergunta que nos faz percorrer os espaços geográficos, mas sobretudo anímicos, relacionais ocupacionais/laborais e espirituais que configuram a vida das freiras e atestam a realização feliz da sua opção evangélica.
Fruto da consagração a Deus é a doação livre ao serviço integral da pessoa humana que se concretiza de diversas formas, tendo em conta o carisma original enriquecido pela leitura constante do magistério da Igreja e dos desafios da sociedade, pela experiência das pessoas envolvidas e opções feitas.
O serviço toma rosto no silêncio contemplativo e oração solícita do Carmelo, na acção de proximidade de quem ajuda as famílias empobrecidas a cuidarem dos próprios lares, no acolhimento e acompanhamento de mulheres e crianças em situação de risco, na instrução/educação de adolescentes e jovens que querem prosseguir estudos ou “encontrar uma casa fora de casa”, na orientação de momentos de oração e de grupos bíblicos e vocacionais, na colaboração em tarefas paroquiais e diocesanas, na presença feminina encorajante dos que se acolhem ao Seminário e pretendem amadurecer a opção da vida e ser consequentes. É um rosto plural, com traços pessoais e comunitários, acentuados pelo evoluir dos tempos e consumo de energias. É um rosto plural que irradia o amor que Deus nos tem e se humaniza em cada pessoa. É um rosto plural que carrega a suavidade do serviço livremente aceite e, tantas vezes, exemplarmente realizado, serviço que gere o presente e se abre ao futuro.
“Fiquei surpreendida com a agilidade, destreza e capacidade de uma Irmã, com oitenta anos, que orienta uma obra social e atende a 600 crianças e adolescentes, em risco constante, na periferia da cidade. Face à situação tem entre mãos e coordena o projecto que visa reorganizar a sua congregação, já que em breve terá de deixar o seu trabalho e quer prever as circunstâncias decorrentes”. Este testemunho pertence a Maria Inês Vieira Ribeiro, da CNBB, em relato da sua visita recente a uma comunidade situada nas periferias de uma cidade onde a riqueza e a miséria convivem em ostentação provocadora. Relato em que surge a afirmação taxativa; “A vida religiosa fechada nos nossos ambientes é testemunho de fragilidade, empobrecimento e tristeza”.
O desafio parece claro: Fechar-se e gerir razoavelmente as forças existentes, implorando do Senhor que faça o resto, e/ou reorganizar as congregações afins nos seus objectivos e relançar-se, com ousadia, em nova saída missionária? Apostar na proximidade das pessoas, sobretudo das que mais precisam, e/ou evangelizar por irradiação contagiante na certeza de que os dons de Deus contam com a colaboração de quem nEle confia e podem estar a florescer em outras modalidades mais consentâneas com os sinais dos tempos?
Na década de oitenta, do século 20, participei num processo de discernimento de oito reduzidas congregações religiosas na Bélgica com o objctivo de valorizar o que havia de comum e chegar a uma “plataforma” de entendimento. O resultado foi positivo, ficando apenas duas com renovado vigor e grande irradiação apostólica. O acompanhamento foi da responsabilidade da equipa local do Movimento por um Mundo Melhor.
Onde estão as freiras, nossas Irmãs? Pergunta que faz parte da consciência cristã decorrente do ser Igreja; pergunta que tem pleno cabimento no programa pastoral 2017/2018 da nossa diocese; pergunta que exige resposta positiva pois enquanto “a vida consagrada” não constituir preocupação apostólica constante, o Evangelho que anunciamos e a Igreja que construímos ficam empobrecidos e desfigurados. “Este estado, afirma o Vaticano II na constituição sobre a Igreja, pertence, de modo indiscutível, à sua vida e à sua santidade”. (LG 44).
“A vida religiosa está entre as questões urgentes e inevitáveis que não podem esperar”, afirma J. M. Castillo que reflecte sobre o magistério do Papa Francisco e destaca a prioridade que vê nesta urgência, fazendo um pedido: “ensinai-nos a procurar no encontro com Cristo a alegria que preencha a alma da Humanidade, a coragem que vença os medos do Mundo, e as certezas de fé e de esperança que desfaçam as injustiças sociais”. Aponta assim a projecção pública do encontro pessoal com Jesus Cristo, centro da vida cristã. E faz lembrar que a vida religiosa é um bem de excelência na sociedade actual: afirma o valor da pessoa e do sentido da vida aberto ao futuro de Deus, testemunha a relação humana no seio da comunidade, evidencia o valor da doação ao outro por amor solidário, empresta, como dizia Madre Teresa de Calcutá, as suas costas para carregar os pobre de Deus, como outrora o jumentinho de Jerusalém levou Jesus.
“É isto que, em nome da Igreja de Aveiro, vos peço: Sede testemunhas felizes da fidelidade de quem se encontra com Deus; sede apelo contínuo à vocação para que nunca faltem trabalhadores generosos da Messe do Senhor; sede trabalhadores incansáveis desta Igreja em missão”. Pedido feito por D. António Francisco no a 2 de Fevereiro de 2014, dia dos consagrados, e agora evocado como memória agradecida.
Efeméride — Restauração da Diocese de Aveiro
«Com grande solenidade, D. João Evangelista de Lima Vidal deu execução à bula do Papa Pio XI, que restaurou a Diocese de Aveiro, e tomou posse do cargo de administrador apostólico da mesma Diocese (Correio do Vouga, 11-12-1938; João Gonçalves Gaspar, Lima Vidal no seu Tempo, III, pgs. 102-106 e 109-120) – J.»
NOTA HISTÓRICA
A Diocese de Aveiro, sufragânea da Arquidiocese de Braga, foi criada pelo papa Clemente XIV, mediante o breve Militantis Ecclesiae gubernacula, de 12-04-1774, a pedido do monarca D. José I, abrangendo uma área destacada do território da Diocese de Coimbra; em 24-03-1775 deu-se execução ao documento pontifício. O rei ficou com o direito de padroado. A catedral foi instalada na igreja da Misericórdia e, mais tarde, em 1830, na igreja que fora do extinto Recolhimento de S. Bernardino. Nas suas primeiras seis décadas, teve apenas três bispos. Em 01-04-1845, após alguns anos de certa confusão canónica no governo eclesiástico, o arcebispo de Braga foi também constituído no cargo de administrador apostólico da Diocese, para a qual nomeou sucessivamente vigários gerais ou governadores – o que aconteceu até à sua extinção pela bula do papa Leão XIII Gravissimum Christi Ecclesiam regendi et gubernandi munus, de 30-09-1881, executada em 04-09-1882. Pela bula Omnium Ecclesiarum, de 24-08-1938, o papa Pio XI restaurou-a, dando-lhe novos limites, com oitenta e duas freguesias de dez concelhos, desmembrados das Dioceses de Coimbra (Águeda, Anadia, Aveiro, Ílhavo, Oliveira do Bairro e Vagos), do Porto (Albergaria-a-Velha, Estarreja e Murtosa) e de Viseu (Sever do Vouga); foi então elevada a catedral a secular igreja do extinto Convento de S. Domingos e matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Glória. A sentença executória da restauração deu-se em 11-12-1938.
Fonte: Diocese de Aveiro
Portugal é o melhor destino turístico do mundo
«O prémio acaba de ser entregue [10 de dezembro à secretária de Estado Ana Mendes Godinho nos World Travel Awards, no Vietname.
Foram seis Óscares mundiais, mais quatro do que os conquistados no último ano, que "representam muitos anos de trabalho na requalificação do país". "Portugal arrasou!" Ainda com a emoção à flor da pele, Ana Mendes Godinho, que foi ao Vietname para a cerimónia anual dos World Travel Awards, contou ao DN que "nem tinha mãos para segurar tantos prémios".
Depois do Dubai, no ano passado, neste ano e pela primeira vez Portugal foi escolhido pela prestigiada organização mundial como o Melhor Destino Turístico do Mundo. Mas se esta foi a maior distinção da noite - que chega três meses depois de recebermos também o prémio de Melhor Destino Europeu -, não foi de longe a única.»
Foram seis Óscares mundiais, mais quatro do que os conquistados no último ano, que "representam muitos anos de trabalho na requalificação do país". "Portugal arrasou!" Ainda com a emoção à flor da pele, Ana Mendes Godinho, que foi ao Vietname para a cerimónia anual dos World Travel Awards, contou ao DN que "nem tinha mãos para segurar tantos prémios".
Depois do Dubai, no ano passado, neste ano e pela primeira vez Portugal foi escolhido pela prestigiada organização mundial como o Melhor Destino Turístico do Mundo. Mas se esta foi a maior distinção da noite - que chega três meses depois de recebermos também o prémio de Melhor Destino Europeu -, não foi de longe a única.»
Ler mais aqui
NOTA: Portugal é assim: capaz do melhor e do pior. Tanto somos distinguidos numa faceta como de repente somos apontados como atrasados noutras. De qualquer forma, nesta área do turismo, um dos grandes desafios dos tempos de hoje e do futuro, vencemos tudo e todos. É bom, sim senhor.
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