sábado, 14 de maio de 2011

DEUS: Ou quis e pôde; então, donde vem o mal?

Andrés Torres Queiruga

Deus e o mal
Anselmo Borges

Penso que Andrés Torres Queiruga, da Universidade de Santiago de Compostela, é um dos mais vigorosos e penetrantes teólogos católicos vivos, numa ousadia única de colocar a fé cristã em confronto radical com a modernidade e vice-versa. Acaba de publicar em castelhano uma obra seriamente original sobre o tema em epígrafe: Repensar el mal, que obriga a pensar.
Lá está o famoso dilema de Epicuro: Ou Deus pôde evitar o mal e não quis; então, não é bom. Ou quis e não pôde; então, não é omnipotente. Ou quis e pôde; então, donde vem o mal?
São precisamente os pressupostos do dilema que o autor começa por desmontar, a partir de uma ponerologia (de ponerós, mau): tratar do mal, antes de qualquer referência a Deus. De facto, o mal atinge a todos, crentes e não crentes, os próprios animais também sofrem. Todos passam por crises e doenças e todos morrem. E perguntamos: donde vem o mal?

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Peregrinação — 13 de maio de 2011




 Os milagres estão nas pequenas coisas da vida

Maria Donzilia Almeida 

"Existem apenas dois modos de viver a vida: 
um é como se nada fosse milagre; 
o outro é como se tudo fosse um milagre. 
Eu acredito no último." 

Albert Einstein 


A frase citada, acima, povoa o espírito de muita gente de fé e está intimamente ligada à época que estamos a viver, neste mês de maio florido e primaveril.
Quem viaja pelas estradas de Portugal, há cerca de uma semana, depara com ranchos de peregrinos, que numa atitude de despojamento e sacrifício, vão calcorreando, passo a passo o caminho da redenção
Esta devoção para com a Nossa Senhora de Fátima, remonta ao século passado, quando se deu a primeira aparição, em 1917 na pacata aldeia de Fátima. O dia treze de cada mês, passou a ficar assinalado como um dia de afluência ao santuário do mesmo nome, mas essa movimentação de pessoas, atingiu a sua expressão máxima no dia 13 de maio. 
Se nos interrogarmos sobre as razões, motivações que levam as pessoas a fazer essa longa caminhada, podemos encontrar várias respostas: uns são movidos pela fé e fazem esse sacrifício como prova da sua devoção para com Maria. Outros há, que vão reconhecer alguma graça concedida, em troca da promessa que fizeram à Virgem, na cura de uma pessoa doente, na obtenção de uma graça que era considerada quase impossível.

Cegonhas na A25

Fotos obtidas por Amorosa Oliveira, da Coutada, Ílhavo, aluna de Fotografia da Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo e professora de dança. Hoje, na entrada da A25 às 10.30 Horas






Cegonhas na A25, um espetáculo para os amantes das aves, da fotografia e para os que passam, em geral, atentos todos à diversidade da paisagem e à beleza dos seres vivos. Tristes dos que passam sem ver nada!

Nota: Clicar nas imagens para ampliar

Concurso de fotografia “Olhos sobre o Mar”

Barra de Aveiro


A Câmara Municipal de Ílhavo aprovou as normas de participação no VIII Concurso de Fotografia “Olhos sobre o Mar”, este ano sob o tema “O Mar”.
Este concurso, de âmbito nacional, é aberto a todos os fotógrafos profissionais ou amadores e está dividido em duas secções: cor e preto e branco. Cada participante pode apresentar até um máximo de três fotografias por secção. A data limite de receção das fotografias a concurso é 24 de junho de 2011 (data do correio). Os interessados podem obter mais informações no secretariado do concurso, através do telefone 234 329 600 ou e-mail geral@cm-ilhavo.pt.

Blogger desativado durante uns tempos

Por problemas surgidos no Blogger e ainda não totalmente ultrapassados,  não foi possível editar fosse o que fosse nos blogues ligados àquele servidor. Do facto apresentamos o nosso pedido de desculpas aos leitores habituais do Pela Positiva.
Entretanto, o Blogger promete repor os textos e fotos que ficaram ocultos. Se tal não acontecer, procurarei reinseri-los neste meu espaço.

FM

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Gafanha da Nazaré: Conferências Primavera

(Clicar na imagem para ampliar)

NOTA: Segundo informações da organização, a conferência de amanhã, com o ex-candidato à Presidência da República e fundador da AMI, Fernando Nobre, não se realizará, como estava previsto.

Peregrinos de Fátima na reta final



Conforme o ponto de partida, os peregrinos de Fátima, a pé, já há uns 15 dias que iniciaram a marcha. Estão na reta final. Os sofrimentos terão sido imensos e diversos, mas há crentes que assumem estes sacrifícios como alimento da sua fé. Fazem-no consciente e livremente, alguns deles há muitos anos seguidos. Principalmente em maio, mês das grandes peregrinações.
Muito embora não falte quem conteste estes sacrifícios, como não da vontade de Deus, que se sacrificou, definitivamente, por todos nós, na cruz, a verdade é que temos a obrigação de respeitar as opções das pessoas. Bem razão tinha uma peregrina que se arrastava de joelhos até à capelinha da aparições,  há muito, quando, a uma proposta de um bispo que se dispunha, com os seus poderes, a amenizar-lhe a promessa por outro sacrifício menos violento, lhe respondeu não estar interessada em qualquer troca, porque a ele, bispo, ela não devia nada.
É verdade. Há quem se sacrifique por outras causas, que nada têm a ver com questões de fé, sem que alguém as refute. Nessa linha, depois de devidamente esclarecidos, os crentes e devotos de Nossa Senhora podem seguir as suas ideias, desde que não prejudiquem terceiros. Se prometem sacrifícios, que os cumpram, sem atentarem contra a própria vida, que a isso se opõe a doutrina da Igreja Católica.
Quando vejo o sofrimento dos peregrinos, não posso deixar de me comover pela sua capacidade de resistir à dor, à sede, à fome de comida habitual,  à falta de comodidade, aos perigos. Tudo pela fé que os anima.
Entretanto, não têm faltado apoios de voluntários, que os esperam em passagens estratégicas. E até já há um “site” com preciosas informações para quem peregrina ou pretende peregrinar.

Fernando Martins

ETIQUETAS

Seguidores