quinta-feira, 20 de abril de 2006

Um livro do jornalista António Marujo

Livro sobre Papa Bento XVI aborda diálogo inter-religioso e o maior cuidado na nomeação de bispos
«Um Papa (In)esperado»
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O livro «Um Papa (In)esperado», de António Marujo, que identifica alguns sinais do que será o pontificado de Bento XVI, tais como o diálogo inter-religioso e o maior cuidado na nomeação de bispos, é hoje lançado, em Lisboa. No prefácio, o jornalista do Público especialista em informação religiosa, explica o título da obra confessando que o inesperado começou há um ano, quando do conclave que se iniciou a 19 de Abril para a eleição do novo líder da Igreja Católica, sucessor de João Paulo II. O cardeal Joseph Ratzinger não era a opção do autor entre os 115 elegíveis, que esperava antes a escolha «mais natural» de um representante da América Latina, porque «ali vivem actualmente cerca de 500 milhões de católicos (quase metade dos 1.100 milhões do mundo inteiro)». Na obra, António Marujo ressalva que este livro não tem como objectivo fazer um balanço de um ano de exercício do Papa, nem de tentar adivinhar como será a sua continuação. Mas dos textos e discursos apresentados por Bento XVI neste período, considera possível «tentar perscrutar o que pode ser o pontificado», identificando alguns sinais mais evidentes prenunciadores do futuro da liderança da Igreja Católica.
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Refugiados e Deslocados no mundo

Menos refugiados
no mundo
e mais
deslocados
internos
O número de refugiados no mundo é hoje de 9,2 milhões, o mais baixo em 25 anos, mas a instabilidade no regresso é ainda preocupante, alerta o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), António Guterres.
Num relatório divulgado esta quarta feira, em que é analisada a evolução dos fluxos de refugiados nos últimos cinco anos, esta agência das Nações Unidas refere que o regresso de pessoas ao Afeganistão, Angola e Serra Leoa "contribuiu para a diminuição do número de refugiados".
No entanto, de acordo com o documento, a instabilidade em alguns países como a República Democrática do Congo ou o Sudão impedem que o regresso seja durável e que surja "um novo desafio" que são os deslocados internos.
No prefácio do relatório, editado em livro sob o título "Refugiados no Mundo: deslocados no Novo Milénio", o responsável pelo ACNUR, António Guterres, destaca que o facto de haver menos conflitos entre Estados "resulta num menor número de refugiados, mas provoca um aumento de deslocados internos".
O ex-primeiro-ministro português dá como exemplo a República Democrática do Congo e o Sudão, onde havia no conjunto 7,5 milhões de deslocados internos em 2005, de um total de 25 milhões, que, apesar de não estarem contemplados pela Convenção dos Refugiados, de 1951, "precisam urgentemente de ajuda".
Por decisão das Nações Unidas, o ACNUR passa agora a ter responsabilidade pela protecção de deslocados internos e Guterres considera que se trata de um período "crucial" para a organização.
O relatório refere ainda o elevado número de refugiados - 5,7 milhões dos 9,2 milhões - que vivem no exílio há mais de cinco anos "muitas vezes confinados em centros ou em condições difíceis nos centros urbanos dos países em desenvolvimento" e que "a maior parte já caiu no esquecimento".
A este propósito, António Guterres destaca o perigo que representa para os requerentes de asilo e para os refugiados serem confundidos com imigrantes ilegais, defendendo que "dissociar as duas situações necessita de intervenções de protecção no momento adequado para identificar as pessoas cujas necessidades são fundamentadas".
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Fonte: Ecclesia

LISBOA: Massacre de judeus há meio milénio

500 anos para lembrar e pedir perdão
"Sejamos honestos... Há alguém que goste de judeus?" A frase não é de um dos frades dominicanos que terão incitado as gentes lisboetas ao massacre de 4 mil cristãos-novos, em 1506, durante a "semana santa". Não tem cinco séculos, nem sequer um: é de há dias, escrita na Internet como comentário anónimo à iniciativa de Nuno Guerreiro Josué, que no seu blogue ruadajudiaria.blogspot.com propôs o assinalar da data com uma vigília no Rossio.
Mas às sete da tarde, hora para a qual a comunidade israelita de Lisboa marcou a leitura de uma oração aos mortos, as pessoas reunidas no Largo de São Domingos, junto à igreja de mesmo nome onde terá tido início o massacre, não chegam à centena, contando com vários membros da comunidade israelita, identificáveis, no caso dos homens, pelo uso da kippah (solidéu).
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(Para ler o artigo todo, clique Diário de Notícias)

Portugal com maus indicadores económicos

Portugal quase estagnado
num mundo em expansão
Portugal é, entre as economias classificadas como "avançadas" pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), aquela que piores indicadores económicos deverá apresentar durante este ano.
As previsões publicadas ontem no relatório de Primavera pela entidade sedeada em Washington colocam Portugal como o país, entre os 29 mais ricos do mundo, em que a taxa de crescimento económico será menor este ano e, como se não bastasse, o segundo que irá registar maiores desequilíbrios tanto na balança externa como na orçamental. E mesmo ao nível da taxa de desemprego, indicador em que tradicionalmente a comparação internacional era mais favorável, a posição conseguida por Portugal em 2006 é já na metade da tabela com um valor mais elevado.
O FMI corrigiu em baixa a sua previsão de crescimento para Portugal em 2006 para 0,8%. Em Setembro do ano passado antecipava uma variação do PIB de 1,2% . Com a nova estimativa ontem apresentada, o FMI adopta o mesmo valor projectado pelo Banco de Portugal e assume uma expectativa mais pessimista do que o Governo, que continua a apostar num crescimento de 1,1% este ano. Para 2007, o FMI coloca a economia nacional a crescer a uma taxa de 1,5%, um valor que é bastante mais favorável que a projecção do Banco de Portugal (1%), mas que ainda assim não chega aos 1,8% que o Governo inscreveu no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC).
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(Para ler o artigo de Sérgio Aníbal no Diário de Notícias, clique aqui)

BENTO XVI: Deus encontra a pessoa ideal para cada momento

Pontificado de serenidade e espontaneidade
O secretário da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. Carlos Azevedo, sublinhou ontem “a serenidade” e a “espontaneidade coloquial” do Papa Bento XVI neste primeiro ano de pontificado, que hoje se completa.
Fazendo uma breve análise do primeiro ano de Bento XVI à frente da Igreja Católica, D. Carlos Azevedo disse, em Fátima, que “a sua profundidade teológica” tem sido fundamental para os cristãos e destacou a “solidez doutrinal do Papa”.
No final do Encontro das Presidências das Conferências Episcopais de Espanha e Portugal, o secretário da CEP disse ainda que Bento XVI provou, com a sua encíclica “Deus caritas est”, que “os projectos pastorais necessitam de se centrar no fundamental”, deixando o acessório.
Por seu turno, o Pe. Martinez Camino, porta-voz da Conferência Episcopal Espanhola, disse que, “depois do pontificado tão excepcional e grande de João Paulo II”, é possível ver agora “como o Papa é um dom de Deus e como o espírito de Deus encontra a pessoa ideal para cada momento”.
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Fonte: Ecclesia

Na antiga Capitania, conferência de D. Manuel Clemente

Sentido da vida à luz da arte cristã
Hoje, quinta-feira, pelas 21.30 horas, na sede da Assembleia Municipal de Aveiro, antiga Capitania, D. Manuel Clemente, Bispo Auxiliar de Lisboa, fará uma conferência, subordinada ao tema "O sentido da vida à luz da arte cristã".
Trata-se de uma iniciativa da Comissão Diocesana da Cultura, em parceria com a Câmara Municipal de Aveiro e a associação AveiroArte, integrada na exposição que está patente ao público no mesmo local, até ao dia 23 do corrente.Nesta exposição, 48 artistas assumiram expressar o que pensam, em termos artísticos, sobre "O sentido da vida: que horizontes?"
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Nota: Insisto na notícia, na esperança de sensibilizar os meus leitores para que participem nesta acção cultural. É verdade que muita gente tem um certo horror a estas coisas da cultura, mas também é correcto pensar que nem só de futebol e de espectáculos medíocres podem as pessoas viver.
Alguém me dizia um destes dias que, se trouxéssemos a Aveiro um qualquer ídolo do desporto ou das telenovelas, não faltariam multidões para ouvir banalidades. Assuntos da História Universal, da Igreja, da Arte e da Cultura parece que afugentam a nossa gente.
No entanto, há sempre alguém que gosta de se enriquecer, aproveitando oportunidades como esta. D. Manuel Clemente é um Bispo, mas é também um profundo conhecedor da História, da Igreja e não só, e da Arte, e é ainda um grande comunicador.
De qualquer modo, penso que temos a obrigação de insistir nestas informações, na tentativa de sensibilizar alguns. Se com isto eu conseguir um participante, já não será mau. Então, até logo, às 21.30 horas, na antiga Capitania de Aveiro.
F.M.

Um artigo de António Rego

Os tecidos
do sagrado O fio da história, como a caminhada de cada ser humano, não se percorre em linha recta. Antes, e visto sobretudo da altura de Deus, se constrói em sinuosidades desconcertantes, fazendo dos dias e dos séculos pretextos constantes de evolução. Somos compostos de micro - seres e de átomos e células surpreendentes que se movimentam segundo leis que os grandes investigadores muito pouco conhecem. Estão em recriação contínua nos novos circuitos que cada pessoa, povo ou civilização vai descobrindo e tecendo sob o olhar paciente de séculos e milénios. Há alturas em que tudo parece repetitivo e fatalmente cíclico. Outros tempos há em que os sobressaltos explodem em todas as direcções, lançando pânico ou festa na humanidade que se reencontra com o cosmos a que pertence e sempre o ultrapassa pela força anímica e inteligente que vence as energias que se entrechocam na evolução do universo. Nada, todavia, rola às cegas. O homem é o senhor da criação e Deus o Senhor do homem. Por isso a dimensão do sagrado parece escapar a todos os cálculos e predestinações, dando lugar à surpresa constante de Deus numa história que, aparentemente monótona, sempre se refaz na liberdade do homem. O divino, o sagrado, o transcendente, o invisível, invadem o nosso mundo tanto o chamado desenvolvido, como aquele que ainda não saiu do animismo ou do panteão dos mitos, nem teve acesso ao pensamento elaborado do oriente e do ocidente. A verdade é que, não obstante aquilo a que chamamos a Revelação como Palavra de Deus, crescem as buscas marginais, intimistas, puramente psicológicas, no encalço de energias que toquem a alma e o corpo e sublimem as vidas repassadas de angústias e depressões. Por isso o religioso se converteu muitas vezes em feitiço que exorciza fantasmas e oferece, noutro quadrante de procuras, uma felicidade serenante, imune à chuva dos males que atingem todo o ser. Dir-se-ia que se troca Deus por um objecto a que se chama religioso mas que não passa dum unguento rançoso que alivia sem curar e promete sem cumprir. Neste terreno trabalham muitos curiosos do espírito. A estes feitiços ainda dão crédito muitos baptizados que não entenderam o segredo da salvação derramado no Baptismo. Aí está a originalidade: Cristo é a referência fundamental de salvação. Para os cristãos, o religioso é Ele. Apenas Ele.

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