Livro sobre Papa Bento XVI aborda diálogo inter-religioso e o maior cuidado na nomeação de bispos
«Um Papa (In)esperado»
::
::
O livro «Um Papa (In)esperado», de António Marujo, que identifica alguns sinais do que será o pontificado de Bento XVI, tais como o diálogo inter-religioso e o maior cuidado na nomeação de bispos, é hoje lançado, em Lisboa.
No prefácio, o jornalista do Público especialista em informação religiosa, explica o título da obra confessando que o inesperado começou há um ano, quando do conclave que se iniciou a 19 de Abril para a eleição do novo líder da Igreja Católica, sucessor de João Paulo II.
O cardeal Joseph Ratzinger não era a opção do autor entre os 115 elegíveis, que esperava antes a escolha «mais natural» de um representante da América Latina, porque «ali vivem actualmente cerca de 500 milhões de católicos (quase metade dos 1.100 milhões do mundo inteiro)».
Na obra, António Marujo ressalva que este livro não tem como objectivo fazer um balanço de um ano de exercício do Papa, nem de tentar adivinhar como será a sua continuação.
Mas dos textos e discursos apresentados por Bento XVI neste período, considera possível «tentar perscrutar o que pode ser o pontificado», identificando alguns sinais mais evidentes prenunciadores do futuro da liderança da Igreja Católica.
:
(Para ler mais, clique Portugal Diário)