domingo, 4 de julho de 2021

D. António Moiteiro - Bispo de Aveiro há sete anos

No dia 4 de Julho de 2014, D. António Moiteiro foi nomeado Bispo de Aveiro pelo Papa Francisco, sucedendo a D. António Francisco dos Santos. Completa hoje, portanto, sete anos como Bispo da Igreja Aveirense. Como Diácono Permanente, mas também como cidadão desde que a Diocese de Aveiro foi restaurada, sinto ser meu dever felicitar D. António pelo seu trabalho empenhado como pastor ao serviço do povo de Deus, mas não só, radicado na área diocesana.
Mesmo limitado na minha intervenção social, que a idade dita as suas leis irrevogáveis, continuo a dar o meu contributo cristão na Igreja e na sociedade pela forma que mais se coaduna com a minha sensibilidade, na área da comunicação social. E nesse trabalho diário vou reconhecendo o mérito indiscutível do labor do nosso Bispo, entre nós, em especial,  e na Igreja de Cristo, em geral. Formulo  votos  de saúde e otimismo a D. António Moiteiro,  na certeza de que as bênçãos de Deus para o seu ministério episcopal não lhe faltarão.
Aqui deixo o meu abraço de felicitações e estima ao nosso Bispo.

Fernando Martins

Pescadores de terra e de mar

 

Que andariam a fazer por ali aqueles barquinhos a motor? Perguntei com alguma curiosidade. Garantiram-me que andavam à pesca. E com que velocidade andavam eles! Há artes para tudo.

A alegria de uma nova liberdade

Crónica de Bento Domingues 
no PÚBLICO

A história do Mundo, das Religiões e da Igreja 
não está fechada. Tudo tem de ser recreado.

1. Hans Küng, ao escolher o desafiante modelo cristão para a sua vida, não deixou de se confrontar com outros modelos: hindu, budista, confucionista, judaico e muçulmano. Não para os desvalorizar, mas para permitir um diálogo lúcido entre todos. Tendo aprendido muito com todos, não quis, no entanto, deixar de manifestar a sua preferência. Para ele, a vida, os ensinamentos e a actividade de Jesus de Nazaré sobressaem, claramente, em comparação com outros fundadores de religiões. 
O melhor é dar a palavra ao ilustre investigador: “Jesus não foi uma pessoa formada na corte, como aparentemente foi Moisés, nem filho de príncipe, como Buda. Mas também não foi um erudito e político, como K'ung Fu-tzu, nem um comerciante rico e cosmopolita, como Maomé. É precisamente pela sua condição social ser tão insignificante que a sua importância douradora parece ainda mais espantosa. Ele não defende a validade incondicional de uma lei escrita que se desenvolve sem cessar (Moisés), nem o retiro monástico em ascético ensimesmamento dentro da comunidade regulamentada de uma ordem (Buda), nem a renovação da moral tradicional e da sociedade estabelecida em consonância com uma lei cósmica universal (k’ung Fu-tzu), nem revolucionárias conquistas violentas em luta contra os infiéis e a fundação de um Estado teocrático (Maomé). 

sábado, 3 de julho de 2021

Lídia Jorge: «Pede-se à Igreja que os seus sacerdotes sejam cultos»

Lídia Jorge considera que entre vários padres subsiste uma ignorância em relação a criações elementares da arte e da cultura, que é preciso corrigir para aproximar a Igreja de mais pessoas, e constata que muitas homilias sobre o mesmo texto bíblico se repetem ao longo de décadas, indiferentes às mudanças no mundo.
«Pede-se à Igreja que os seus sacerdotes sejam cultos» e «tenham acesso a obras literárias, instrução do ponto de vista de gosto pela música, pelo teatro, pelas várias expressões da cultura», afirmou a escritora durante o 14.º Encontro Nacional de Referentes da Pastoral da Cultura, que decorreu pela internet nesta quarta-feira.
No encontro organizado pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, Lídia Jorge sublinhou que o desenvolvimento da sensibilidade para a cultura deve ser acompanhada pela «capacidade de dialogar com as pessoas».
«Muitas vezes» fala-se com sacerdotes «que não leram nada, a não ser obras fundamentais da teologia», mas «são incapazes de perceber o que a obra de James Joyce, ou outra, lhes pode dar», referiu.

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Liberdade e dignidade humana

Crónica de Anselmo Borges 
no Diário de Notícias

1 A diferença entre o Homem e os outros animais não é meramente de grau, quantitativa. Ela é a qualitativa, essencial.
A razão dessa diferença está fundamentalmente no facto de o Homem não se encontrar na simples continuidade da vida no sentido biológico. Como escreveu o filósofo Max Scheler, o Homem é "o asceta da vida", pois é capaz de dizer não aos impulsos instintivos. Por exemplo, ao contrário dos animais, o ser humano, mesmo com fome, perante um petisco, é capaz de renunciar, por razões de ascese, de generosidade para com um necessitado ou pura e simplesmente para provar a si mesmo que é senhor de si e das suas acções. Precisamente nesta sua capacidade vê o célebre biólogo Francisco J. Ayala "a base biológica da conduta moral da espécie humana, nota essencialmente específica dela." Porque é capaz de renunciar, abster-se, deliberar, optar, o Homem é um animal livre e moral.
Os outros animais também comunicam, mas o Homem tem linguagem duplamente articulada. Aristóteles viu bem, ao definir o Homem como animal que tem logos (razão e linguagem), e, assim, como "animal político". "Só o Homem, entre os animais, possui fala. A voz é uma indicação da dor e do prazer: por isso, têm-na também os outros animais. Pelo contrário, a palavra existe para manifestar o conveniente e o inconveniente bem como o justo e o injusto.

sexta-feira, 2 de julho de 2021

Surpreendidos por causa de Jesus. E nós?

Reflexão de Georgino Rocha  
para o Domingo XIV do Tempo Comum

“Não se deve renunciar ao sonho de um mundo sem guerras. Que todos os povos da terra possam gozar da alegria da paz”

Papa Francisco 

Jesus deixa Cafarnaum e faz uma visita a Nazaré, terra em que reside durante muitos anos e onde é bem conhecido. Ao sábado, vai ao culto na sinagoga, como bom judeu. Observa as práticas rituais e, quando chega a vez da intervenção dos presentes, toma a palavra e faz um ensinamento que provoca assombro na assembleia. A reacção é imediata, pois o seu estatuto social não condizia com tanta sabedoria. A vida quotidiana da sua família era tão normal que ninguém notava algo de estranho. A inserção na comunidade local e nas práticas cultuais identificava-o como verdadeiro nazareno. Mc 6, 1-6.
A Bíblia Pastoral comenta esta passagem observando: “Os conterrâneos de Jesus escandalizam-se: não querem admitir que alguém como eles possa ter sabedoria superior à dos profissionais e realize acções que indiquem uma presença de Deus. Para eles, o empecilho para a fé é a encarnação: Deus feito homem, situado num contexto social”.

O gafanhão e a areia - 7


 Na foto: O casal Acácio Nunes e Isabel do Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré 

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