terça-feira, 8 de janeiro de 2019

NO NOVO ANO: CUIDAR

Anselmo Borges
No início de um novo ano, 2019 da era cristã, 5779 do calendário hebraico, 5120 do hindu, 4715 do chinês, 2562 do budista, 1441 do muçulmano, deixo aí uma breve reflexão sobre um tema essencial, o cuidado — cuidar e ser cuidado —, constitutivo do ser humano.
Entre as grandes obras do século XX, figura uma do filósofo alemão Martin Heidegger: Sein und Zeit (Ser e Tempo). Nela, retoma a célebre fábula sobre o Cuidado, de Higino, um escravo culto (64 a. C.-16 d. C.). Fica aí, traduzida literalmente.
“Uma vez, ao atravessar um rio, ‘Cuidado’ viu terra argilosa. Pensativo, tomou um pedaço de barro e começou a moldá-lo. Enquanto contemplava o que tinha feito, apareceu Júpiter. ‘Cuidado’ pediu-lhe que insuflasse espírito naquela figura, o que Júpiter fez de bom grado. Mas, quando ‘Cuidado’ quis dar o próprio nome à criatura que havia formado, Júpiter proibiu-lho, exigindo que lhe fosse dado o seu. Enquanto ‘Cuidado’ e Júpiter discutiam, surgiu também a Terra (Tellus) e também ela quis conferir o seu nome à criatura, pois fora ela a dar-lhe um pedaço do seu corpo. Os contendentes invocaram Saturno como juiz. Este tomou a seguinte decisão, que pareceu justa: ‘Tu, Júpiter, deste-lhe o espírito; por isso, receberás de volta o seu espírito por ocasião da sua morte. Tu, Terra, deste-lhe o corpo; por isso, receberás de volta o seu corpo. Mas, como foi ‘Cuidado’ a ter a ideia de moldar a criatura, ficará ela na sua posse enquanto viver. E, uma vez que entre vós há discussão sobre o nome, chamar-se-á ‘homo’ (Homem), já que foi feita a partir do húmus (Terra)’.”

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Belém de Judá transferiu-se para a Gafanha da Nazaré


Cortejo dos Reis
Foi no Domingo
6 de janeiro

Menino Jesus ao colo de sua mãe. S. José completa o quadro
Pastores vão adorar o Menino
Os presentes oferecidos com alegria
Um Rei Mago beija o Menino

Cantoras
“Belém de Judá transferiu-se para a Gafanha da Nazaré”, afirmou o nosso prior, Pe. Cesár Fernandes, no culminar do mais que centenário Cortejo dos Reis, na hora da adoração do Menino, na igreja matriz, no domingo, 6 de janeiro, liturgicamente dedicado à Epifania do Senhor. Adiantou que o Menino Jesus recebeu os presentes dos Reis Magos, que representam todos os povos da terra, entre “cânticos da tradição de todos nós”, mas ainda dos pastores, figurantes e demais participantes.
O nosso prior agradeceu o envolvimento de todos, manifestando a sua gratidão pelos que tiveram o cuidado de se apresentar com os trajes dos seus avós e bisavós. “Não deixeis perder esta tradição que é um misto de religiosidade popular e de fé”, sendo imperativo dos gafanhões “transmiti-la aos vindouros”, disse.

O Cortejo dos Reis seguiu o trajeto habitual, desde Remelha até à igreja matriz, passando por todos os lugares da nossa paróquia, rumo à adoração do Menino que, ao colo de sua Mãe, sob o olhar terno de São José, ouviu as preces de pastores,  magos e povo, entre cânticos natalícios que vêm dos nossos antepassados. 
Durante o percurso, foram apresentados autos alusivos à quadra, fechando com o mais famoso, no palácio de Herodes, o qual ouviu dos sábios do seu reino que o novo Rei estaria a chegar. E dos magos ficou a saber que, segundo os profetas, a nova estrela da humanidade, o Salvador, já estaria entre nós.
Manifestando o desejo de também o adorar, Herodes não deixou de proclamar, falando para si e para os seus próximos: “Ai dele, se me cai nas mãos; esta coroa é minha e só minha e o simples desejo em possuí-la custar-lhe-á a cabeça”.

domingo, 6 de janeiro de 2019

Pai Nosso para 2019

Bento Domingues

O Pai Nosso exprime o mundo por que Jesus lutou. 
Nada acontece de forma mágica.

1. Dizem-me que ando distraído das estatísticas das religiões que, na Europa, manifestam um inquietante declínio. O cristianismo não revela qualquer estratégia adequada para inverter essa situação. A laicidade do Estado, mal entendida, teria conduzido a sociedade para os braços do maior adversário da fé cristã: a indiferença.
O Islão aposta nesse vazio. Estaria, ao que parece, cada vez mais dominado pelas correntes e organizações islamitas, que, a bem ou a mal, pretendem ser a religião europeia do futuro.
Por outro lado, invocar o nome de Deus em vão era considerado um pecado grave. Acaba de sagrar a tomada de posse do Presidente do Brasil. As chamadas “igrejas evangélicas” têm abundantes passagens do Antigo Testamento para apoiar a sua retórica banhada de propósitos guerreiros.
À primeira vista, violência e religião nunca deveriam poder andar associadas. A história mostrou e mostra que, por diversas loucuras, andaram e andam muito juntas.
A religião é, por natureza, a dilatação transcendente do ser humano. Mas também pode ser entendida como um mecanismo de autoprotecção. Um indivíduo ou um grupo sentem-se mais seguros se alguém superior – uma divindade, por exemplo – os proteger em todas as dimensões da vida: espirituais e materiais. Nesse sentido, defender a sua religião é defender todos os seus interesses. Quem a puser em causa ameaça toda a sua vida. Daí nasce o elo entre violência e religião: defender-se do inimigo. A melhor defesa é destruí-lo. Procura, por esse caminho, salvar a própria identidade. É uma explicação simples para a história da violência ligada ao fenómeno religioso e às suas expressões. Nessa perspectiva, a salvação de uns é a perda dos outros.

sábado, 5 de janeiro de 2019

Estátuas de Aveiro






Estas estátuas, não muito grandes, não precisam de legendas e o que representam está bem patente na base das mesmas. Ficam na Ponte Praça, no chamado olho da cidade, a mais movimentada rotunda de Aveiro, na minha ótica. Como se compreende, as estátuas representam profissões caídas em desuso, mas que estão na memória de muitos aveirenses. 

Narrativas Evangélicas do Natal

Reflexão de Anselmo Borges
publicada no OBSERVADOR


Anselmo Borges
 Para se entender o que se passa com as narrativas dos Evangelhos à volta do Natal, há pressupostos fundamentais.

1. Em primeiro lugar, a fé cristã dirige-se a uma pessoa, Jesus confessado como o Cristo (o Messias) e, através dele, a Deus que Jesus revelou como Pai e poderemos também dizer como Mãe, com todas as consequências que daí derivam para a existência.
O que diz o Credo cristão, símbolo da fé? “Creio em Jesus Cristo. Gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, ressuscitou ao terceiro dia.” Segundo a fé cristã, isto é verdade? Sim, é verdade. Mas segue-se a pergunta fundamental: o que deriva dessas afirmações para a nossa existência de homens e mulheres, cristãos ou não? O Credo é teologia dogmática, especulativa, em contexto linguístico da ontologia grega. Ora, a teologia dogmática tem que ver com doutrinas e dogmas, com uma estrutura essencialmente filosófica. Pergunta-se: os dogmas movem alguém, convertem alguém, transformam a existência para o melhor, dizem-nos verdadeiramente quem é Deus para os seres humanos e estes para Deus?
Exemplos mais concretos, um do Antigo Testamento e outro do Novo, até para se perceber a passagem do universo hebraico em que Jesus se moveu e o universo grego no qual aparecem redigidos os Evangelhos. No capítulo 3 do livro do Êxodo aparece a manifestação de Deus na sarça ardente e Moisés dirige-se a Deus: se me perguntarem qual é o teu nome, que devo responder-lhes? E Deus: “Eu sou aquele que sou”. Dir-lhes-ás: “Eu sou” enviou-me a vós. A fórmula em hebraico: ehyeh asher ehyeh (“eu sou quem sou”, “eu sou o que sou”) é o modo de dizer que Deus está acima de todo o nome, pois é Transcendência pura, que não está à mercê dos homens, mas diz também (a ontologia hebraica é dinâmica) o que Deus faz: Eu sou aquele que está convosco na história da libertação, que vos acompanha no caminho da liberdade e da salvação. Depois, com a tradução dos Setenta, compreendeu-se este ehyeh asher ehyeh como “Eu sou aquele que é”, “Eu sou aquele que sou”, o Absoluto. Filosofando sobre Deus, a partir daqui, Santo Tomás de Aquino dirá que Deus é “Ipsum Esse Subsistens” (O próprio ser subsistente), Aquele cuja essência é a sua existência. Isto é verdade, mas significa o quê para iluminar a existência? Perdeu-se a dinâmica do Deus que está presente e acompanha a Humanidade na história da libertação salvadora.
No Novo Testamento, João Baptista, preso, mandou os discípulos perguntar a Jesus se ele era o Messias. Jesus não afirmou nem negou. Mas deu uma resposta existencial, prática: “Ide dizer-lhe o que vistes e ouvistes: os coxos andam, os cegos vêem, a Boa Nova é anunciada, a libertação avança, a salvação está em marcha”.
O que é que isto significa? A teologia, a partir da Bíblia, é, antes de mais, teologia narrativa e não dogmática. Quer dizer: tem uma estrutura existencial, histórica. Na teologia especulativa, o centro de interesse é o ser; na teologia narrativa, o decisivo é o que acontece. Assim, na perspectiva cristã, o essencial consiste na pergunta: O que é que acontece quando Deus está presente? Na linha dogmático-doutrinal, exige-se e até se pode dar um assentimento intelectual, subordinando-se, mas a existência continua inalterada. Corre-se então o perigo de uma “fé” em fórmulas doutrinais coisistas, petrificadas, sem qualquer transformação da vida, que é o que acontece tão frequentemente. Ora, a vida cristã, se quiser ser verdadeiramente cristã, no discipulado de Jesus, tem de ser determinada mais pela ortopráxis do que pela ortodoxia (sem menosprezo, evidentemente, pela ortodoxia, segundo uma hermenêutica adequada): Jesus louvou a cananeia pela sua fé, que não era ortodoxa, deu como exemplo o samaritano, que não seguia a ortodoxia, mas praticava a misericórdia, e, sobretudo, leia-se o Evangelho segundo São Mateus, no capítulo 25 sobre o Juízo Final, no qual não há perguntas sobre fórmulas teóricas religiosas, mas sobre a prática: “Destes-me de comer, de beber, vestistes-me, visitastes-me na cadeia e no hospital...”.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

A estrela Guia: Jesus manifesta-se a quem o procura

Georgino Rocha

Ao sair do Templo, o Menino Jesus é tomado pelo velho Simeão e apresentado como Luz das nações e Salvador de todos os povos. Apresentação que é louvor a Deus, bênção para Israel e maravilha para Maria e José que ouve a oração profética do venerável ancião. Apresentação que abre novos horizontes ao reconhecimento feito pelos pastores na gruta de Belém.
Hoje, a gruta é de novo palco de outra apresentação feita aos Reis Magos, e constitui para nós o Evangelho da Festa da Epifania do Senhor, que a Igreja celebra.
Mateus, que escreve para Judeus, é o único evangelista a referir o episódio (Mt 2, 1-12). E fá-lo com beleza narrativa e grande alcance profético. Recorre a tradições bíblicas, como a de Isaías, hoje proclamada, e a outras fontes orais que trabalha com liberdade imaginativa. E faz o relato dos Reis Magos que constitui um autêntico itinerário de fé cristã. Vamos segui-lo de perto e “explorar” os seus pontos principais.
O primeiro passo deste itinerário surge na disposição interior dos Magos, na sua abertura ao mundo e atenção ao que acontece, na sua curiosidade e capacidade de percepção, na sua insatisfação com a sua religiosidade habitual. Sem esta disposição nem sequer se inicia o caminho. Vive-se na acomodação ou na indiferença. Semear a sã inquietação é ponto prévio de toda a iniciação cristã. 

quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Um poema de Sophia para este tempo


O mar dos meus olhos

Há mulheres que trazem o mar nos olhos
Não pela cor
Mas pela vastidão da alma
E trazem a poesia nos dedos e nos sorrisos
Ficam para além do tempo
Como se a maré nunca as levasse
Da praia onde foram felizes

Nota: Por sugestão de "Portos de Portugal" 

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