domingo, 22 de maio de 2011

Aveiro: Primeiros Diáconos Permanentes foram ordenados há 23 anos

Sé de Aveiro


As primeiras ordenações de diáconos permanentes na Diocese de Aveiro ocorreram em 22 de Maio de 1988, Dia de Pentecostes, na Sé, sendo ordenante D. António Marcelino, Bispo Residencial. Esteve presente D. Manuel de Almeida Trindade, Bispo Emérito de Aveiro. 
O grupo dos primeiros diáconos permanente era constituído por José Joaquim Pedroso Simões (Gafanha da Nazaré), Daniel Rodrigues (Glória), João Afonso Casal (Glória), Manuel Fernando da Rocha Martins (Gafanha da Nazaré), Luís Gonçalves Nunes Pelicano (Palhaça), Fernando Reis Duarte de Almeida (Óis da Ribeira), Afonso Henriques Campos Oliveira (Recardães), Augusto Manuel Gomes Semedo (Águeda) e Carlos Merendeiro da Rocha (Gafanha da Nazaré). 
Destes nove, dois deles, Carlos Merendeiro da Rocha e Daniel Rodrigues, já partiram para o Pai, permanecendo na nossa memória a sua dedicação à Igreja Católica e à sociedade em geral, levada a cabo nas múltiplas tarefas em que se envolveram. 
Neste dia, que foi de festa há 23 anos para todos nós e para as nossas famílias e comunidades, permitam-me que saúde os meus irmãos de ordenação e que evoque, com uma saudosa oração, os que já nos deixaram fisicamente, pedindo a Deus que os mantenha felizes, como tanto desejaram.


Crise em instituições pode gerar o caos no país



«O presidente da Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade (CNIS), Padre Lino Maia, diz que a crise está a chegar em força às instituições particulares de solidariedade social (IPSS), havendo muitas organizações a cortar serviços e a despedir funcionários.
De acordo com o Padre Lino Maia, as dificuldades estão a ser sentidas em creches, jardins-de-infância e centros de dia.
“Há uns meses, dizia que, apesar da crise não havia instituições a encerrar portas. Hoje, já não digo o mesmo. Há instituições a fechar valências, porque não têm condições financeiras para continuar a prestar os mesmos serviços”.
Há casos de ruptura, nomeadamente em “valências de apoio à infância e de apoio a pessoas com deficiência”, segundo o presidente da CNIS.
O alerta do presidente da CNIS foi transmitido em Santarém, num congresso que reuniu cerca de quatro centenas de representantes de instituições de solidariedade.
Estes responsáveis queixam-se que as comparticipações dos utentes estão a diminuir por causa do desemprego e do endividamento. Além disso, acusam o Estado de estar a congelar apoios.»

Fonte: RR

NOTA: Penso que os nossos governantes deviam olhar com mais atenção para as instituições de solidariedade social, já que elas estão na primeira linha de respostas aos mais carentes. Desde a infância até à velhice, passando por jovens marginalizados e por doentes de todas as valências. Será preciso ter em conta, ainda, que, se as instituições sociais ficarem na posição de impossibilidade de responder aos que mais precisam, o caos poderá instalar-se no país, com gravosas consequências para as famílias e pessoas.

PÚBLICO: Crónica de Bento Domingues

(Clicar na imagem para ampliar)

TECENDO A VIDA UMAS COISITAS - 238

DE BICICLETA ... ADMIRANDO A PAISAGEM - 21



MALDITA MATEMÁTICA!

Caríssima/o:

Dediquemos este nosso passeio matinal a todos e todas que se preparam para os últimos testes do ano e desejar-lhes que os bons sonhos os impulsionem rumo a um futuro promissor!

«Era a campainha da escola. E não parava de tocar. O João abriu os olhos de repente e endireitou-se na carteira. Tinha despertado mesmo a tempo de ouvir o professor bater as palmas e dizer:
- E pronto, o tempo chegou ao fim. Quero as vossas folhas em cima da minha secretária. Ouviram?
Lá ouvir tinham ouvido mas só alguns alunos, poucos, se levantaram e entregaram as folhas. Os outros continuaram sentados e aproveitaram para um último e desesperado esforço final.
O João esfregou os olhos e leu mais uma vez a pergunta fatal:«A que horas chegou ao ponto “B” o primeiro homem e quanto tempo depois do segundo?»
Se ele bem entendera aquele problema, o primeiro homem ainda ia a caminho do ponto B e o segundo homem nunca lá chegaria porque já tinha morrido. Para ele era essa a resposta certa.
Mas ... e o professor? Compreenderia ele aquela resposta? O João tinha muitas dúvidas. Para isso talvez fosse necessário contar-lhe toda a história desde o princípio e o professor não gostava de histórias, gostava de resultados concretos, de números.
Entregue aos seus pensamentos, o João nem deu pela proximidade do professor que se cansou de esperar e veio recolher os testes às carteiras. Quando o sentiu já ele lhe arrancava a folha da frente. E a folha estava em branco.
- Com que então temos aqui um zero – disse ele com um sorriso cínico antes de se afastar com o monte de folhas na mão.
“Estou perdido”, pensou o João enquanto arrumava as coisas na pasta.
- Maldita matemática!

EURONEWS: Bento XVI fala com astronautas

Bento XVI fala com astronautas | euronews, mundo

sábado, 21 de maio de 2011

Jornada da Pastoral da Cultura: Elogio da fraternidade



Estão abertas as inscrições para a 7.ª Jornada da Pastoral da Cultura, dedicada ao "Elogio da fraternidade", depois de 2009 e 2010 terem sido escolhidos os temas da "liberdade" e da "igualdade".
O encontro, que decorre a 17 de junho (sexta-feira), em Fátima, conta com a participação de José Mattoso (historiador), Lídia Jorge (escritora), Mário Gajo de Carvalho (realizador), António Jorge Cerejeira Fontes e André Cerejeira Fontes (arquitetos) e Joaquim Félix de Carvalho (teólogo).
Durante a tarde, D. Manuel Clemente (presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais), Manuel Braga da Cruz (reitor da Universidade Católica Portuguesa) e Manuel Carvalho da Silva (secretário-geral da CGTP) integram a mesa-redonda "O elogio da fraternidade", com moderação da jornalista Rebecca Abecassis.
A Jornada prossegue com a cerimónia de entrega do Prémio Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes ao compositor Eurico Carrapatoso.

Ler mais aqui

Um livro de Aida Viegas

(Clicar na imagem para ampliar)

ETIQUETAS

Seguidores