domingo, 5 de novembro de 2006

UM ARTIGO DE ANSELMO BORGES, NO DN

O enigma do tempo:
o instante vivido
Há quem olhe para o tempo como se ele fosse um corredor que vamos atravessando. Mas, se se pensar bem, realmente não é assim.
Experienciamos o tempo, porque nos lembramos de quando éramos pequenos e de como fomos crescendo e de como damos connosco adultos e mudamos e envelhecemos e sabemos que morreremos. Haveria tempo, se não houvesse morte e consciência da mortalidade?
No entanto, é profundamente enigmático que não possamos lembrar-nos de quando fomos concebidos nem sequer de quando e como nascemos - de facto, como constatam várias línguas, como o latim, o francês, o alemão, não nascemos, fomos, somos nascidos.
Quando olhamos para trás, não nos é possível captar o início, pois perdemo-nos no imemorial. Quando olhamos para diante, "sabemos" que um dia não estaremos cá, mas, de novo, desembocamos num tempo sem tempo, pois é para nós inconcebível não estarmos cá, porque não podemos conceber-nos mortos. Ninguém acredita na sua própria morte. É por isso que a morte é sempre a morte dos outros, nunca a nossa.
O que é o tempo?
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GOTAS DO ARCO-ÍRIS - 38

AZUL OU COR-DE-ROSA?
Caríssimo/a: Há certas notícias que nos deixam a olhar para elas como se fossem algo de muito estranho. Olha para esta: “Está a nascer, na China, uma cidade que recupera o ideal de poder matriarcal do clã das Amazonas. Nesta cidade mandam ELAS! “ Como se isto fosse uma grande novidade!? Vamos ver o que escreveu Bernardo Santareno, na década de 50, do século passado. É só espreitar «Nos Mares do Fim do Mundo», entre as páginas 229 e 235. Apenas duas imagens de relance: “Nas Gafanhas da Nazaré, da Encarnação, na d'Aquém, na do Carmo, na Vagueira,... em todas as Gafanhas de Ílhavo, as mulheres amanham a terra, durante o tempo (às vezes, dez meses por ano!) em que os homens pescam o bacalhau nos mares distantes da Terra Nova, da Gronelândia, da Costa do Labrador. Elas cavam, semeiam, ceifam e colhem: duramente, com sanha viril. E assim se bastam e aos filhos. Quando o marido vier da campanha, encontrará a casa cheia como um ovo; e branquinha, sem sombra de dívida: Então com a ajuda de Deus, ele poderá comprar mais um pedaço de terra. É assim com o Ribau, com o Chibante... com muitos outros. Com o Sarabando, também gafanhão e dos sete costados, não será bem assim: muitos filhos e todos pequenos ainda. Mas já alguém o viu triste, ao nosso Sarabando? Eu cá, nunca. Pobrete, mas alegrete.” E mais abaixo (falar do capitão... é falar de todos, pescadores incluídos): “O nosso capitão Viana recebeu hoje uma boa nova: o filho passou para o segundo ano do liceu. Está muito contente, é claro. A propósito confidenciou-me que, todo somado o tempo de terra, talvez ainda não tivesse vivido quatro meses com o filho: e o rapazinho, agora, já tem onze anos! Se ele no próprio dia em que se casou (às dez horas da manhã), logo teve que sair (às quatro da tarde) para o mar! Ai, a vida dum pescador... Assim, os pequenos foram crescendo, ele envelhecendo, e a companheira de sempre também: Separando-o da mulher, das crianças, o mar. Isto, uma vida inteira. Foi «ela» quem educou os filhos de ambos, quem lhes escolheu caminhos de vida, quem lhes serviu de exemplo impecável. Ela, sozinha: humildemente, em silêncio, como coisa natural e simples.» Será caso para perguntar: Azul ou cor-de-rosa? A minha resposta é: pela VIDA! Manuel

sábado, 4 de novembro de 2006

Um poema de António Correia de Oliveira

O PERFUME
O que sou eu? – O Perfume, Dizem os homens. – Serei. Mas o que sou nem eu sei... Sou uma sombra de lume!
Rasgo a aragem como um gume De espada: Subi. Voei. Onde passava, deixei A essência que me resume.
Liberdade, eu me cativo: Numa renda, um nada, eu vivo Vida de Sonho e Verdade!
Passam os dias, e em vão! – Eu sou a Recordação; Sou mais, ainda: a Saudade.
:: António Correia de Oliveira In "Cem Poemas Portugueses do Adeus e da Saudade" Org. de José Fanha e José Jorge Letria Lisboa, Terramar, 2002

Capitão Francisco Marques

FALECEU UM HOMEM BOM
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Ontem, no regresso a casa, encontrei a notícia muito triste do falecimento do Capitão Francisco Marques. A comunicação social deu nota do facto, sublinhando as qualidades excepcionais do cidadão exemplar e do oficial náutico de renome, mas também do homem que ajudou a pôr de pé uma das mais representativas exposições do Museu Marítimo de Ílhavo - FAINA MAIOR -, em homenagem aos bacalhoeiros de que a Vila Maruja foi expoente máximo no País. O presidente da Câmara de Ílhavo, Ribau Esteves, mostrou à comunicação social a sua tristeza pela morte de um amigo, que foi também Director do Museu de Ílhavo, durante a fase difícil da sua ampliação. E prometeu que, apesar de já ter sido homenageado em vida, a autarquia vai levar a cabo outras iniciativas para perpetuar a memória deste ilhavense ilustre. Das vezes que privei de perto com o Capitão Francisco Marques, guarda na minha memória a simplicidade de um homem bom, que falava das coisas da pesca do bacalhau com saber e sabor raros. Em conversa amena, não raro lhe ouvi expressões bacalhoeiras para retratar situações do quotidiano. Sempre com um sorriso nos lábios e com certo sentido de humor, falava de Ílhavo com enlevo. E do Museu, a que dedicou imenso dos seus conhecimentos, sublinhava a necessidade de toda a gente o visitar e conhecer, como riqueza nossa que importa amar e divulgar. Fernando Martins

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Raspa-se a zagaia

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Os dóris não se afastam do navio, mas será que não se apanha um bacalhau fresco? Raspa-se a zagaia, experimenta, lá vem um, quase todos se estreiam, arranja-se peixe que ainda se come, frito. Içam-se os dóris e já ficam distribuídos por lados, a bombordo, o do piloto, o pessoal do Norte; do lado do capitão a estibordo os pescadores do Sul. Termina o serviço de “quartos”, corre vigia de pesqueiro, – dois pescadores do convés, durante uma hora, mas teve-se em conta que não devem ser parentes, nem da mesma terra… assim não há familiaridades, nem combinações. Distribuem-se agora umas espingardas e cartuchos ao contra-mestre e a quatro ou cinco pescadores de mais confiança para caçarem as cagarras e distribuírem pelos grupos que formaram. “Seja louvado e adorado Nosso Senhor Jesus Cristo, são quatro horas, vamos arriar.” Come-se a “espessa sopa de feijão”, bebe-se café. O cozinheiro avia o pessoal: pão, umas postas de peixe frito, azeitonas, café, uma garrafa de água. Arruma-se tudo no foquim, de mistura com anzóis, gagim, cigarros feitos na vigia. Veste-se a roupa de oleado. O rapaz da câmara enche o corninho de aguardente, mata o bicho. “Vamos arriar com Deus” – ordena o capitão.

:: In “FAINA MAIOR – A Pesca do Bacalhau nos Mares da Terra Nova”, de Ana Maria Lopes e Francisco Marques

PRAIAS PORTUGUESAS

PRAIAS DO CENTRO
SÃO AS MELHORES DO PAÍS
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Para mim, este é mais um motivo para preferirmos as praias da região a que pertencemos. As praias do Centro são consideradas as melhores do País, segundo um estudo feito pela Associação Bandeira Azul durante a última época balnear. A qualidade das areias e a pureza das águas ditaram a sentença.
Isto não quer dizer que agora podemos ficar a gozar o facto à sombra da bananeira, devendo antes continuar a apostar na melhoria das infra-estruturas existentes, para não se perder o lugar cimeiro em que estamos.
Há sempre algo a melhorar... há sempre algo a descobrir para que as nossas praias continuem a atrair mais veraneantes.

sexta-feira, 3 de novembro de 2006

Fé e Cultura no Centro

Em entrevista à Agência ECCLESIA, o Pe. Alexandre Cruz adianta as razões para a presença da Igreja Católica no mundo académico, atenta a professores e alunos
IGREJA CATÓLICA
NO MUNDO ACADÉMICO
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É Director do Centro Universitário Fé e Cultura. Nas actividades que promove faz transparecer o Evangelho e cria pontes entre a fé e a razão. Em entrevista à Agência ECCLESIA, o Pe. Alexandre Cruz adianta as razões para a presença da Igreja Católica no mundo académico, atenta a professores e alunos.
Agência ECCLESIA (AE) - Em que medida é importante este serviço da Igreja no mundo universitário? Pe. Alexandre Cruz (AC) - Onde está a comunidade humana e onde habita a sociedade, a proposta do sentido religioso deve ser inerente. Descendo à realidade temos de nos aperceber que mais de 400 mil estudantes estão permanentemente em estabelecimentos do Ensino Superior. Uma percentagem grande da população nacional. Onde estão pessoas a estudar, estão os futuros profissionais por isso toda a formação humana é essencial. Estamos em contextos sociológicos diferentes, outrora as propostas de fé não eram tanto propostas mas imposições. O tempo é outro e desafia-nos à criatividade e a estimular a vida no seu sentido mais pleno. A estimular a outra face da vida. O processo de Bolonha - a licenciatura passa para três anos - desafia os agentes da Pastoral Universitária à participação e à dinâmica. Todo o contexto do Ensino Superior é um terreno onde é importante ir semeando conteúdos para além da dimensão profissional.
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Ler toda a entrevista em ECCLESIA

PINTURA DE ZÉ PENICHEIRO

No CAE da Figueira da Foz, até 5 de novembro

Ainda fui a tempo...



Pintura de Zé Penicheiro está patente ao público no Centro de Artes e Espectáculos (CAE), da Figueira da Foz, até 5 de Novembro, precisamente na sala que tem o seu nome. A exposição foi inaugurada em 14 de Outubro e contou, decerto, com muitas visitas, ou não fosse o artista marcado por aqueles ares, onde passou a sua juventude. Fui ver e apreciar a exposição, quase na altura do encerramento, mas ainda fui a tempo. Gosto de ver a arte de Zé Penicheiro porque ela toca, com muita sensibilidade, o que nos diz respeito. O mar, a ria, a água, gente do povo, gestos e sombras, cores e traços que fazem parte do nosso quotidiano ali estão. Como convite a quem passa pelo CAE, há um excerto de um poeta figueirense, João de Barros, que reflecte um pouco o que está em exposição. Diz assim: 

“Aquele mar que vês além 
é sempre o mar da tua infância 
é sempre o mar da tua vida…” 

In “Eterno Mar” 

Quando aprecio a pintura deste artista, agora radicado em Aveiro, revivo cenas e acontecimentos de há muito, recordo silhuetas de pessoas e de barcos que povoam a minha imaginação, sinto o palpitar de tradições que podem perder-se. Por isso, sempre que se anuncia uma sua exposição, lá estou eu, na certeza de que vou gostar. Mesmo que haja uma repetição de temas e de figuras, de motivos e de cores. Afinal expressões da sua arte.

Fernando Martins

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