domingo, 5 de novembro de 2006

UM ARTIGO DE ANSELMO BORGES, NO DN

O enigma do tempo:
o instante vivido
Há quem olhe para o tempo como se ele fosse um corredor que vamos atravessando. Mas, se se pensar bem, realmente não é assim.
Experienciamos o tempo, porque nos lembramos de quando éramos pequenos e de como fomos crescendo e de como damos connosco adultos e mudamos e envelhecemos e sabemos que morreremos. Haveria tempo, se não houvesse morte e consciência da mortalidade?
No entanto, é profundamente enigmático que não possamos lembrar-nos de quando fomos concebidos nem sequer de quando e como nascemos - de facto, como constatam várias línguas, como o latim, o francês, o alemão, não nascemos, fomos, somos nascidos.
Quando olhamos para trás, não nos é possível captar o início, pois perdemo-nos no imemorial. Quando olhamos para diante, "sabemos" que um dia não estaremos cá, mas, de novo, desembocamos num tempo sem tempo, pois é para nós inconcebível não estarmos cá, porque não podemos conceber-nos mortos. Ninguém acredita na sua própria morte. É por isso que a morte é sempre a morte dos outros, nunca a nossa.
O que é o tempo?
::
Leia mais em DN

Sem comentários:

Enviar um comentário