segunda-feira, 24 de abril de 2006

Um artigo de Alexandre Cruz

Abrir as portas
do coração! De portas fechadas, sejam as das casas ou as do coração, não se vai a lado algum. Cristo ressuscitado ultrapassa essas barreiras da ordem do físico e faz-nos ver bem mais longe. Com as portas fechadas, e cada um fechado em si mesmo a afundar-se nas águas do medo (eles lá estavam com medo dos judeus), não há qualquer futuro. Nascemos de portas abertas ao Outro e aos outros! A certa altura, em comunidade (eles) sabem orar, celebrar, partilhar! Os efeitos aí estão: sentem a companhia especial, apaga-se a solidão e o desespero, sentem em seu coração a voz abundante do mesmo Jesus que diz: “A Paz esteja convosco!”. Não é uma paz uma paz estática. É uma paz insistente (três vezes), dinâmica, uma chama de paz a reclamar compromisso (“também eu vos envio a voz”). É uma paz que sabe vencer a dúvida, mas que acima de tudo sabe enfrentá-la com a coragem de quem procura a verdade plena. Ainda bem que Tomé, falando em nome dos Doze e em nome das nossas dúvidas, soube duvidar e querer conversar com Jesus mais profundamente; graças a Deus que Tomé nos ajuda a abrir as portas do nosso coração, rebentando com as fronteiras físicas do tocável para vermos o “invisível”. Agora sim, já entendemos! Essa força redescoberta como efeito da FÉ, a Paz, move então toda a vida dos Apóstolos. Sentem o Senhor com eles; renovam, no primeiro dia da semana, o seu compromisso em comunidade que gera “força”. Com esta luz interior, movidos pelo Espírito do Senhor, então já entendemos o que acontece no Actos dos Apóstolos: são a continuação da “presença” de Jesus. Quem dera que cada Pessoa abra, humildemente, as portas do seu ser pessoal para, em Comunidade, colocar a vida em comum e assim ser possível a Páscoa em cada dia! Ajuda-nos, Senhor, nesta essencial missão de Verdade e Paz! Abre-nos, sempre mais, as portas do coração à Tua feliz presença!

domingo, 23 de abril de 2006

Um artigo de Anselmo Borges, no DN

Maria Madalena nos textos canónicos
Pela mão de Dan Brown, com o romance O Código da Vinci, Maria Madalena, identificada com o Santo Graal, tornou-se uma figura dominante. De repente, com a "tese" do casamento de Jesus e Maria Madalena, parecia que era possível finalmente encontrar a descendência carnal de Jesus.
Para lá da acção vertiginosa bem urdida, o sucesso do livro dever-se-á também ao facto de pretender responder a uma curiosidade legítima: como poderá ter sido a vida sexual de Jesus? Mas é bom prevenir que se trata de uma obra de ficção. Quem aceitou a obra de Brown como documento histórico caiu numa patranha. Há sempre quem goste de ser enganado!
O que pode saber-se sobre Maria Madalena através dos textos canónicos, isto é, dos que foram oficialmente aceites pela Igreja? É preciso, antes de mais, desfazer um equívoco. Corre a imagem habitual de Madalena como prostituta arrependida e penitente. Conta a lenda que ela fugiu com um soldado romano e que, depois de repudiada, foi violada por outros soldados. Jesus teria expulsado os demónios do seu corpo e ela, abandonando a prostituição, seguiu o Mestre. Há aqui uma associação entre possessão demoníaca e sexualidade.
Foi Gregório Magno, papa entre 590 e 604, que, misturando as várias figuras femininas do Evangelho, deu a Madalena o epíteto de prostituta, que de facto não foi. Esta confusão deve ser lida no contexto do processo de incremento da negatividade da figura da mulher na Igreja. "A que Lucas chama 'a pecadora', a que João nomeia como 'Maria', são a mesma, cremos nós, que a Maria de quem, segundo Marcos, foram retirados sete demónios", disse o papa. E assim Madalena ficou na História como a prostituta arrependida que passou o resto da vida em penitência.
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(Para ler todo o artigo clique aqui)

Semana sem televisão

Semana sem televisão de 24 a 30 de Abril
Durante a próxima semana a associação norte-americana TV Turnoff Network convida todas as pessoas do mundo a viver de uma forma diferente, sem ver televisão. De 24 a 30 de Abril, o organismo tenta, pela décima segunda vez, organizar um movimento de abstinência televisiva, avança o Público este domingo. Com esta iniciativa, a TV Turnoff e as mais de 70 organizações que a apoiam pretendem combater a teledependência, levando os espectadores a reflectir sobre o ascendente da caixa no seu quotidiano. Fundada em 1994 nos EUA, a organização tenta espicaçar os espectadores e despertar consciências para os malefícios da televisão. A lista é grande e grave: obesidade, o insucesso escolar e o pouco tempo passado em família. A iniciativa começou em 1994 nos EUA mas desde 1999, depois de ter sido publicitada pela revista AdBusters, a semana de abstinência televisiva transformou-se num fenómeno internacional ao nível de outras acções de boicote como o Buy Nothing Day (dia sem compras).
Hoje, é uma semana assinalada em todo o mundo, incluindo Portugal onde é responsabilidade do Grupo de Acção e Intervenção Ambiental (GAIA). Os protestos do grupo passam sobretudo pela emissão de cartazes e brochuras e uma possível sessão de discussão. No ano passado, segundo dados da Marktest/Mediamonitor, cada português viu uma média diária de três horas e meia de televisão. Em 95,6% dos lares nacionais existe pelo menos um aparelho, e 70,6% deles possui dois televisores, a maior percentagem de entre os países membros analisados pelo Observatório Europeu do Audiovisual, entidade que fornece estes dados.
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Fonte: Diário Digital

Gotas do Arco-Íris - 14

... QUE SERIA DO AMARELO!
Caríssimo/a: Pois é verdade, 'se não fossem os gostos, que seria do amarelo'? De facto, o amarelo é assim como que um pobrezinho enjeitado na paleta das cores... Nanja para mim, que ... pois mas é o meu gosto... Nesta quadra pascal, recebi umas palavras que não resisto à tentação de transcrever: “...'sorriso amarelo'. Por acaso pensei, ao ler esta frase, que se tratava da influência da cor amarela dos folares que eu já não conheço, com o verdadeiro amarelo dos ovos das galinhas da Ti Madalena Russa, minha Mãe. ...” Que mundo de recordações para os rapazes e as raparigas da minha idade!...Folares, ovos da Páscoa (...eram de galinha..., cozidos com casca de cebola e recozidos no forno com os folares...). Sei que alguns de nós ainda podemos gozar essa maravilha; outros, como eu e o Manuel Ribau (o tal filho da saudosa senhora que conhecíamos pelo nome de Ti Madalena Russa...) ficamo-nos pela imaginação... (felizes os nossos netos se puderem imaginar o que e como nós ...). Mas cuidado, que o excesso de ovos pode provocar aquela terrível exclamação: - Estás amarelo como cera! Se tudo estiver bem com a nossa saúde, comamos (ou imaginemos...) o nosso pão de ló amarelinho... E por que não, mais um ovo cozido, pintado de amarelo, com a flor da giesta... E muito mais poderíamos conversar à volta do amarelo, no mundo da fantasia ou no da realidade... Caminhando entre os dois, deixo aqui um provérbio que encontrei e que para muitos estará pintado de alguma novidade: “Antes minha face com fome amarela, que vergonha nela.” Manuel

sábado, 22 de abril de 2006

Citação

“O Governo e todos nós queremos que isto mude, que isto melhore mesmo. Mas para isso não basta criar o clima de que ‘estamos numa boa’ ou para lá caminhamos, pois esse momento não só vem muito longe como, sobretudo, todos os citados relatórios mostram que nos devemos preparar para mais dias difíceis e, sobretudo, para quebrar um tabu: há muitos ‘direitos adquiridos’ que, se não terminarem depressa, não haverá solução para o país. O que o Governo tem de começar a dizer já é o que ontem aqui escrevia José Miguel Júdice: os sacrifícios vão continuar e até aumentar; há muitas expectativas que serão incumpridas; não chega acabar com privilégios, vai ser necessário acabar com modos de vida que até são apenas medianos. Ou mudamos ou rebentamos – e só esperamos que os portugueses o não percebam tarde demais. Tal como esperamos que, batendo a crise forte, haja por fim predisposição para alterar hábitos.”
José Manuel Fernandes,
no Editorial do “PÚBLICO" de hoje

DIA DA TERRA

Quercus aponta
os cinco pecados
ambientais portugueses
Portugal continua a ter um mau desempenho a nível ambiental, continuando a praticar cinco grandes "pecados ambientais" - elevadas emissões de gases produtores do "efeito de estufa", erosão costeira, perda gradual da biodiversidade, excesso de construção e enorme desperdício de água - acusou hoje a associação ambientalista Quercus, no âmbito do Dia da Terra. Em comunicado, aquela organização denuncia a manutenção, em Portugal, de elevadas emissões de gases produtores do "efeito de estufa", contribuindo para o aquecimento global e para alterações climáticas, "provavelmente o maior problema do século XXI".
Recordando o Protocolo de Quioto, assinado por países de todos os continentes para tentar limitar as emissões de cada nação, a Quercus lamenta que Portugal seja "dos [países] que apresentam maior distância em relação ao objectivo".
As emissões portuguesas rondam, segundo os cálculos da organização, os 40 por cento acima das de 1990, quando, de acordo com o Protocolo de Quioto, deveriam quedar-se nos 27 por cento, e só nos últimos dois anos subiram 1,5 por cento.
O segundo "pecado" apontado pela Quercus é o da erosão costeira, que nos últimos anos atingiu em alguns locais nove metros por ano, um problema que afecta 28,5 por cento da extensão da costa nacional, principalmente no Norte e Centro.
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António Marto é o novo Bispo de Leiria-Fátima

Bento XVI aceitou a renúncia do governo pastoral da diocese de Leiria-Fátima, apresentada por D. Serafim Ferreira e Silva, segundo o cân 401§1 do Código de Direito Canónico, e nomeou, como seu sucessor, D. António Augusto dos Santos Marto, até agora bispo de Viseu.
A notícia foi dada a conhecer pela Santa Sé, neste Sábado 22 de Abril, precisamente, dois anos depois de D. António Marto ter sido nomeado, por João Paulo II, bispo da diocese de Viseu.
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O recém-nomeado Bispo de Leiria-Fátima nasceu a 5 de Abril de 1947, em Tronco, Concelho de Chaves. No Seminário da Diocese, Vila Real, fez os estudos humanístico-teológicos, que prosseguiu no Seminário Maior do Porto. Já em Roma, foi ordenado presbítero a 7 de Novembro de 1971. Aí prosseguiu estudos de especialização em Teologia Sistemática na Pontifícia Universidade Gregoriana (de 1970 a 1977) onde fez a licenciatura e o doutoramento, que concluiu com a tese sobre “Esperança cristã e futuro do homem. Doutrina escatológica do Concílio Vaticano II”.
Quando regressou a Portugal, nesse ano de 1977, dedicou-se à formação no seminário da Diocese do Porto e, sobretudo, ao ensino superior: foi Prefeito no Seminário Maior do Porto; professor de Teologia do Instituto de Ciências Humanas e Teológicas-Porto, no Centro de Cultura Católica do Porto, na Faculdade de Teologia da Universidade Católica (Centro Regional do Porto, nomeadamente) e na Faculdade de Direito da UCP.
Antes da ordenação episcopal, era Director-Adjunto da Faculdade de Teologia da UCP, no Núcleo Regional do Porto, Sócio da Sociedade Científica da UCP e da Associação Europeia de Teólogos Católicos. Colabora nas revistas “Humanística e Teológica”, “Communio” e “Theologica”.
Das suas actividades pastorais, destacam-se: colaborador regular na paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no Porto, e na paróquia do Bom Jesus de Matosinhos. Trabalhou com o Movimento de Estudantes Católicos (MCE) e com a Liga Operária Católica (LOC).
Trabalhou também na catequese de adultos , na Diocese do Porto e, em colaboração com D. Manuel Pelino, publicou o livro “Catequese par ao Povo de Deus”, em 2 volumes.Nomeado para Bispo Auxiliar de Braga, com o título de Bladia, a 10 de Novembro de 2000, a ordenação episcopal celebrou-se na sua Diocese Natal, em Vila Real, a 11 de Fevereiro de 2001, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
No dia 22 de Abril de 2004 foi nomeado Bispo de Viseu.Desde 2002, assegura a presidência da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e a Doutrina da Fé. Foi um dos dois Bispos portugueses presentes no Sínodo dos Bispos, em Outubro de 2005.
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Fonte: Ecclesia

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