quarta-feira, 14 de setembro de 2005

Um artigo de Acácio Catarino, no Correio do Vouga

Posted by Picasa Acácio Catarino Erradicar a pobreza ou discriminar os pobres?
1. No início deste mês, foram novamente anunciadas medidas a favor das pessoas idosas mais pobres. E, também de novo, se anunciou que tais medidas se inserem na luta contra a pobreza.
E, também uma vez mais, se fez uma abordagem parcelar do grave problema da pobreza.O carácter parcelar verifica-se no facto de ser considerada apenas uma parte dos problemas de pobreza, ficando os outros de fora. Ficam de fora alguns idosos tão carenciados como os abrangidos, ou porventura mais. Ficam também de fora inúmeras crianças, jovens e adultos que, devido a causas diversas, se encontram em situação de carência extrema. Entre essas causas figuram os maus tratos familiares, o desemprego, a incapacidade de trabalhar, a total ou quase total ausência de rendimentos...
2. Dir-se-á que estas situações (e outras que se poderiam acrescentar) já foram objecto das respectivas medidas. Contudo, tais medidas foram também parcelares: destinaram-se apenas a algumas situações e não abrangeram todas as pessoas que nelas se encontravam.
3. Sabemos que o país não dispõe de recursos para erradicar a pobreza. Mas não é legítimo discriminar os pobres, apoiando uns e abandonando outros. Por tal motivo, recomendam-se linhas de acção verdadeiramente universais e pouco dispendiosas.
A esta luz, há três dessas linhas que poderiam ser adoptadas imediatamente; ou, melhor, que já deviam ter sido tomadas há muito. São elas: o conhecimento solidário; a congregação de esforços a nível de freguesia, de concelho e à escala nacional; e a adopção de novas respostas sociais necessárias e possíveis.
O conhecimento solidário consiste no contacto directo com as pessoas carenciadas e nos correspondentes registos. A congregação de esforços consiste no aproveitamento e articulação do trabalho social realizado pelos grupos de acção social, pelas instituições particulares e pelas entidades públicas.
A adopção de novas respostas sociais – mais provisórias ou mais definitivas – compete, especialmente, ao poder central e deveria basear-se na identificação dos problemas sem solução, dados a conhecer regularmente pelos diferentes municípios.

CUFC: VOLUNTARIADO SOCIAL

Posted by Picasa CUFC
Projectos
de Solidariedade Universitária No âmbito social, o Centro Universitário Fé e Cultura (CUFC) promove o voluntariado, com o envolvimento de muitos jovens integrados em Projectos de Solidariedade Universitária, em parceria com a Associação Académica da Universidade de Aveiro e com os Serviços de Acção Social da mesma Universidade, nomeadamente: promovendo explicações a alunos com dificuldades escolares, no Bairro de Santiago, em colaboração com as Florinhas do Vouga; dinamizando o voluntariado no Hospital Infante D. Pedro e nos Lares de Idosos, em colaboração com o Projecto Vida Mais; cooperando com a Capelania das Cadeias no Estabelecimento Prisional de Aveiro; ajudando na CERCIAV, onde jovens marcam presença periódica ou situada, integrados em equipas; trabalhando na Cáritas Diocesana, em especial no Projecto Novas Sendas, destinado às comunidades ciganas; e apoiando a Associação Perdidos e Achados na Protecção aos Animais abandonados e em sofrimento. Trata-se de um conjunto de iniciativas de ajuda a quem mais precisa, que muito contribui, também, para a formação integral dos intervenientes. As inscrições podem ser feitas no CUFC, situado no Campus Universitário. Para mais informações, clique SOLIDARIEDADE UNIVERSITÁRIA.

AVEIRO: Feira das flores

Posted by Picasa Muitas Flores para todos os gostos
No próximo domingo, 18 de Setembro, das 8 às 13 horas, em Aveiro, na Praça Joaquim Melo Freitas e na Praça 14 de Julho, vai ter lugar a primeira edição da Feira das Flores. Trata-se de uma iniciativa da responsabilidade da Câmara Municipal e conta com a participação de diversos floristas e comerciantes de flores do concelho.
Mesmo que não queira ou não precise de comprar, passe por lá. O que é bonito é para ser apreciado e admirado.

ÍLHAVO: Câmara apoia idosos

Posted by Picasa OCUPAÇÃO DE TEMPOS
LIVRES PARA IDOSOS A Câmara Municipal de Ílhavo vai investir na criação de centros de Ocupação de Tempos Livres para Seniores e de espaços para o encontro, sempre importante, de gerações diferentes. Em declarações à Rádio Terra Nova, o presidente ilhavense, Ribau Esteves, garantiu que esta será a forma de ter os idosos mais activos e mais apoiados, de forma permanente, nos seus tempos livres. Trata-se de uma iniciativa a todos os títulos louvável, que pode e deve ser repetida em todas as freguesias, já que há muita gente idosa a viver na solidão e a precisar da nossa regular e empenhada solidariedade.

Um artigo de António Rego

Posted by Picasa António Rego Carta aos autarcas
Estão aí as eleições autárquicas. Paira no ar a dança das palavras e das imagens, exibem-se cartazes gigantes com fotos de personagens de olhar generoso e frases arrojadas. Tudo dentro dos valores normais para a época. A maturidade democrática inclui, na lista, o desconto aos exageros e gabarolices com que se adjectivam os discursos e se enaltecem os concorrentes.
Para se governar a cidade é preciso ter uma concepção de cidade. Mesmo que se trate duma pequena aldeia que nunca chegará a metrópole. Por isso me atrevo a aconselhar a candidatos e votantes um documento notável - a última Carta Pastoral do Patriarca de Lisboa, intitulada A Igreja na Cidade. Enquadra-se no próximo Congresso - Nova Evangelização. Dirige-se à cidade de Lisboa. Envolve-se numa perspectiva pastoral e não cívica ou política no sentido convencional. Mas não é possível gerir a cidade hoje sem ter em conta (para além dos aspectos de evangelização) a reflexão sobre o urbe que cada um constrói. Tendo em conta a sua história, os seus contextos geográficos, culturais, os seus novos tecidos, as mudanças que se operaram. Importa lembrar que as cidades têm alma, evolução nas populações, imigração, mobilidade, alterações demográficas, ambiente, transportes, riscos, silêncios, esquecimentos, medos, fugas. E pobres, marginais, anónimos em excesso. Tudo isto somos nós. A tudo isto se refere um pouco o Patriarca de Lisboa. (Pode ler-se esta Carta na íntegra a partir do site da Agência Ecclesia, www.agencia.ecclesia.pt, ou do Patriarcado de Lisboa, www.patriarcado-lisboa.pt).
Não resisto, todavia, a deixar uma citação, ainda que ínfima, alusiva à cidade que se move: "Trata-se de uma característica das grandes cidades, em evolução crescente desde há dois séculos, mas que deu um salto qualitativo com a civilização do automóvel e o alargamento da rede de transportes públicos. Tudo isto provocou alterações sucessivas na concepção das cidades e na vida das populações. A cidade passou a organizar-se a partir das exigências dos transportes, e não das pessoas. Os chamados "peões" perderam espaço nas grandes cidades, que privilegiaram a deslocação, de casa para o trabalho, da periferia para o centro e vice-versa, na busca dos múltiplos centros de interesse das pessoas e das famílias, que parecem passageiros em trânsito.
A mobilidade introduz alterações profundas na compreensão da vida. Antes de mais na definição do "tempo humano", isto é, a relação da vida com a ocupação do tempo, ou o tempo concebido como espaço para a vida. "Passageiros em trânsito", não têm tempo para a leitura, para o convívio, para a oração e vida religiosa, para o lazer que passa a ser, apenas, e quando o é, mais um número de um programa sobrecarregado. O cristianismo introduz na vida uma dimensão contemplativa, o que supõe um tempo humano mais pacificador. Há dimensões essenciais da felicidade humana que, para não as perder, é preciso lutar contra o bulício da cidade. A Igreja não se pode deixar arrastar para essa voragem do "tempo-sem-tempo", e oferecer às pessoas o espaço-tempo da tranquilidade e da paz.(nº7)”.

terça-feira, 13 de setembro de 2005

China reage com dureza ao convite do Papa a Bispos católicos

OS BISPOS MANIFESTARAM ALEGRIA PELO CONVITE DE BENTO XVI
O governo comunista da China considerou “uma falta de respeito” o convite endereçado por Bento XVI a quatro Bispos chineses - três Bispos da Igreja Patriótica (controlada pelo Partido Comunista) e um da Igreja Clandestina (fiel ao Papa) – para participarem no próximo Sínodo dos Bispos, em Outubro. Os Bispos convidados duvidam que o Governo de Pequim os autorize a sair do país. A China, através da sua agência oficial de notícias, acusa Bento XVI de "falta de respeito por ter feito o convite a Bispos de avançada idade e saúde precária".
Apesar disso, os quatro Bispos já manifestaram a sua alegria pelo convite do Papa e a sua disponibilidade para se deslocarem a Roma.
Os bispos "patrióticos" convidados pela Santa Sé ao Sínodo dos Bispos são Antonio Li Duan, Arcebispo do Xian; Jin Luxian, Bispo do Shanghai e Luza Li Jungfeng, Bispo de Fengxiang (província de Shaanxi). Além disso, está convidado D. Giuseppe Wei Jingyi, Bispo de Qiqihar, província de Heilongjiang, da Igreja clandestina. Na lista de convidados do Papa figuram ainda um bispo de Taiwan e o Bispo de Hong Kong, D. Joseph Zen Ze-kiun, que não depende da aprovação de Pequim para poder viajar.
Em 1998 o governo comunista negou permissão de viagem a dois Bispos "patrióticos" convidados por João Paulo II para participar no Sínodo da Ásia. O governo chinês cortou relações com o Vaticano em 1951, dois anos após a subida do Partido Comunista ao poder. A Santa Sé mudou então a sede de Pequim para Taipé e é um dos 25 países do mundo que mantém relações diplomáticas com Taiwan, em detrimento da China.
O convite que Bento XVI deixou na semana foi o último dos vários sinais demonstrativos da intenção do Papa em aproximar-se do gigante asiático. Caso os quatro prelados venham, apesar de tudo, a receber a permissão do governo da China para se dirigirem ao Vaticano, no dia 2 de Outubro, esta será a primeira vez que as duas Igrejas católicas chinesas serão representadas num encontro deste tipo.
A Igreja clandestina na China, fiel ao Papa, é formada por católicos que não aceitam o controlo exercido pelo governo comunista através da Associação Patriótica Católica, instituição que se atribui o direito de nomear bispos ou controlar outros muitos aspectos da vida da Igreja.
Embora o Partido Comunista (68 milhões de membros) se declare oficialmente ateu, a Constituição chinesa permite a existência de cinco Igrejas oficiais, entre elas a Católica, que tem 5,2 milhões de fiéis. Segundo fontes do Vaticano, a Igreja Católica “clandestina” conta mais de 8 milhões de fiéis, que são obrigados a celebrar missas em segredo, nas suas casas, sob o risco de serem presos.Vários contactos informais têm sido desenvolvidos desde que Bento XVI sucedeu a João Paulo II, fazendo do estabelecimento de relações diplomáticas com a China uma das suas prioridades.
(Para ler mais, clique ECCLESIA)

DURÃO BARROSO pede mais ajuda aos países pobres

Posted by Picasa Durão Barroso NÃO AGIR, CADA UM À SUA MEDIDA, É CONDENAR À MORTE 25 MIL PESSOAS POR DIA
Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, pediu aos Estados Unidos e aos países mais industrializados para seguirem os passos da UE, assumindo o compromisso de reforço da ajuda aos Estados mais pobres do mundo. Para justificar a sua proposta, lembrou que “25 mil pessoas morrem todos os dias, quando podiam ser salvas”, o que representa “uma tragédia humana”. Barroso ainda frisou que “há recursos no mundo para resolver este problema”, mas logo adiantou que o que falta “é vontade política e capacidade de organização”. O pedido de Durão Barroso insere-se na linha de muitos outros políticos que defendem a erradicação da pobreza no mundo, não a curto prazo, que seria uma utopia, mas a médio e longo prazo, numa acção concertada entre todas as nações da Terra, na certeza de que a união faz a força. Há muito se fala desta necessidade, mas a verdade é que falta, a nível mundial, quem lidere este processo da luta contra a pobreza. Entretanto, e como já tantas vezes tenho dito, urge assumir, Estado ou pessoa, cada um à sua medida, uma acção constante em prol dos mais necessitados, que estão por aí à vista de todos. Esperar que as grandes potências resolvam agir é condenar à morte 25 mil pessoas por dia. Fernando Martins

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