Estão aí as eleições autárquicas. Paira no ar a dança das palavras e das imagens, exibem-se cartazes gigantes com fotos de personagens de olhar generoso e frases arrojadas. Tudo dentro dos valores normais para a época. A maturidade democrática inclui, na lista, o desconto aos exageros e gabarolices com que se adjectivam os discursos e se enaltecem os concorrentes.
Para se governar a cidade é preciso ter uma concepção de cidade. Mesmo que se trate duma pequena aldeia que nunca chegará a metrópole. Por isso me atrevo a aconselhar a candidatos e votantes um documento notável - a última Carta Pastoral do Patriarca de Lisboa, intitulada A Igreja na Cidade. Enquadra-se no próximo Congresso - Nova Evangelização. Dirige-se à cidade de Lisboa. Envolve-se numa perspectiva pastoral e não cívica ou política no sentido convencional. Mas não é possível gerir a cidade hoje sem ter em conta (para além dos aspectos de evangelização) a reflexão sobre o urbe que cada um constrói. Tendo em conta a sua história, os seus contextos geográficos, culturais, os seus novos tecidos, as mudanças que se operaram. Importa lembrar que as cidades têm alma, evolução nas populações, imigração, mobilidade, alterações demográficas, ambiente, transportes, riscos, silêncios, esquecimentos, medos, fugas. E pobres, marginais, anónimos em excesso. Tudo isto somos nós. A tudo isto se refere um pouco o Patriarca de Lisboa. (Pode ler-se esta Carta na íntegra a partir do site da Agência Ecclesia, www.agencia.ecclesia.pt, ou do Patriarcado de Lisboa, www.patriarcado-lisboa.pt).
Não resisto, todavia, a deixar uma citação, ainda que ínfima, alusiva à cidade que se move: "Trata-se de uma característica das grandes cidades, em evolução crescente desde há dois séculos, mas que deu um salto qualitativo com a civilização do automóvel e o alargamento da rede de transportes públicos. Tudo isto provocou alterações sucessivas na concepção das cidades e na vida das populações. A cidade passou a organizar-se a partir das exigências dos transportes, e não das pessoas. Os chamados "peões" perderam espaço nas grandes cidades, que privilegiaram a deslocação, de casa para o trabalho, da periferia para o centro e vice-versa, na busca dos múltiplos centros de interesse das pessoas e das famílias, que parecem passageiros em trânsito.
A mobilidade introduz alterações profundas na compreensão da vida. Antes de mais na definição do "tempo humano", isto é, a relação da vida com a ocupação do tempo, ou o tempo concebido como espaço para a vida. "Passageiros em trânsito", não têm tempo para a leitura, para o convívio, para a oração e vida religiosa, para o lazer que passa a ser, apenas, e quando o é, mais um número de um programa sobrecarregado. O cristianismo introduz na vida uma dimensão contemplativa, o que supõe um tempo humano mais pacificador. Há dimensões essenciais da felicidade humana que, para não as perder, é preciso lutar contra o bulício da cidade. A Igreja não se pode deixar arrastar para essa voragem do "tempo-sem-tempo", e oferecer às pessoas o espaço-tempo da tranquilidade e da paz.(nº7)”.