sábado, 28 de outubro de 2023

Raul Brandão na Ria de Aveiro






Reli hoje uma pequena brochura elaborada por Vitorino Nemésio — “Raul Brandão Íntimo” — que foi um regalo para o meu espírito. Vitorino Nemésio escreve com arte pelo que não cansa. “Tomo estes apontamentos sobre o meio habitual do escritor [Quinta do Alto – Nespereira – 3 de outubro de 1927] na sua própria mesa de trabalho, do lado oposto àquele em que ele se senta. Como não há aqui outros apetrechos de escrita, utilizo-me dos seus: uma caneta com anilha de borracha para evitar o calo do escrivão; pena lanceolada — e não de alumínio, como as de que eu gosto — e um frasco de tinta-da-china retintamente preta, que me lembra o tinteiro de um pequeno de escola de aldeia.”
E fico-me por aqui para mudar de tema.

Depois lembrei-me dos passeios de observação e trabalho pela Ria de Aveiro, sem, ao que julgo, ter dado conta do nosso Farol da Barra, com a sua altura majestática. Mas se não o viu, o prazer de Raul Brandão assentou arraiais no povo que amanhava a laguna. E em 24 de julho disse: «Há três dias que ando metido na ria, com a barba por fazer, sujo como um ladrão de estrada, e fora de toda a realidade. Afigura-se-me que vivo num país estranho — amplidão, água e sonho. Pelo areal os palheiros da Costa Nova, de São Jacinto e da Torreira...Que me importa! Estonteado, encharcado de azul, cheio de sol e luz, esqueci o passado e esqueci o presente. A vida é navegar pela ria, comer da caldeirada de enguia e tainha, que os homens cozinham à proa, aproveitando-lhes entre as tripas a marsola para lhes dar mais gosto. É dormir no barco, abicar aos areais e vogar sempre, sentindo a pancada das águas que fogem em tinta cobalto de um lado, em tinta cinzenta do outro.»

Nota: Em “A Vida e o Sonho - Inéditos, Antologia e Guia de Leitura”

Sem comentários:

Enviar um comentário