sábado, 4 de fevereiro de 2023

SER HUMILDE, REFLEXÃO DOMINICAL

Reflexão de Georgino Rocha
para este fim de semana

O domingo passado apresentava a mensagem litúrgica sobre o que é ser humilde; o de hoje propõe-nos a boa nova do que é ser justo, viver na justiça, praticar a justiça,
Justos são os cristãos que se relacionam vitalmente com Deus Trindade e com os seres humanos fraternalmente já que têm o seu coração posto firmemente neles. Não se apoiam na sabedoria humana, mas na divina, embora pareçam débeis aos olhos do mundo e tementes, assiste-os o poder do Espírito que guiava Jesus no processo da paixão e crucifixão.
Justos são testemunhas fortes, que as suas boas «obras» dão «glória ao Pai que está nos céus»; colaboram a chegada do reinado de Deus, indicando os caminhos da salvação.
Jesus elogia o povo simples indicando a sua identidade cristã: Ser sal da terra e ser luz do mundo chamando assim a viver a sua dignidade cristã.
Continuando o Sermão da Montanha, Jesus mostra, mediante dois símbolos, o compromisso no Reino de Deus: ser: SAL DA TERRA e LUZ DO MUNDO.
A 1ª Leitura apresenta as condições para ser Luz. Não basta o cumprimento de ritos estéreis e vazios, precisa o compromisso concreto que leva o homem a ser um sinal do amor de Deus no meio do povo. (Is 58,7-10). A 2ª Leitura avisa-nos que ser "Luz" não é colocar a sua esperança de salvação em equemas humanos de sabedoria, mas identificar-se com Cristo. (1Cor 2,1-5). No Evangelho, Jesus define a identidade de seu discípulo: deve ser "Sal da terra e luz do mundo". (Mt 5,13-16)
Para que serve o Sal? - Para dar SABOR à comida e CONSERVAR os alimentos...O que o Sal é para a comida, o cristão deve ser para o seu semelhante: Tornar a Religião apetitosa e agradável...Ser o tempero que dá o gosto pelas coisas de Deus, que dá o sabor à vida, com seu entusiasmo, seu otimismo, sua alegria nascida de Deus, fonte de todo bem.
Ser um elemento que preserva o mundo de hoje da corrupção...Sua presença na comida é discreta, mas atua eficazmente. O sal se dissolve completamente nos alimentos e se perde em agradável sabor. (Só se nota quando há de mais ou quando falta).* Assim o cristão: Ser sal da terra, humilde, derretido, saboroso, que atua de dentro, que não se nota, mas é indispensável.
O Sal jamais perde a qualidade de sal... Os cristãos podem fazer o sal perder seu sabor: tirando o sabor da mensagem de Jesus, das exigências do evangelho...E o que fazer deles? "De nada mais serve senão ser jogado fora..." E Cristo reforça essa verdade, ilustrando com outra figura: "Vós sois a LUZ DO MUNDO".
O que é a Luz para nós? Sinal de vida, de calor, dinamismo, trabalho... Na Bíblia: a Luz tem um significado muito rico...: * Na criação: A Luz recorda o 1o ato do Criador...* No Êxodo do Egito, a Coluna de fogo guiava o povo para a Terra Prometida. * Isaías: O Servo de Javé: "Luz das nações". * Jesus: "Eu sou a Luz do Mundo; aquele que me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida". A Luz por excelência é o esplendor do Pai... É a Luz que dá sentido à vida, à dor e à própria morte... E Cristo não quer ser Luz sozinho: Por isso, nos convida a também nós sermos LUZ: "Vós sois a Luz do mundo". A Luz do Círio batismal é um símbolo de nossa fé em Cristo...
+ Para que serve a Luz?- Para mostrar o caminho... as belezas presentes na natureza. Sem a luz não as enxergamos... O cristão deve ser uma luz acesa apontando os caminhos da vida, da liberdade, do amor, da fraternidade...
- Para iluminar os objetos, não para ser olhada em si mesma... nem para ficar escondida... Cristão não a "Luz", mas um "reflexo da Luz", que mostra as coisas bonitas que a ação de Deus realizou em nós.
"Assim brilhe a vossa luz diante dos homens... para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o Pai que está no céu". (Mt 5,16)- O discípulo não deve preocupar-se em atrair sobre si o olhar dos homens, mas deve preocupar-se em conduzir o olhar e o coração dos homens para Deus e para o Reino.

Pe. Georgino Rocha

Sem comentários:

Enviar um comentário