terça-feira, 1 de março de 2022

O carnaval popular morreu?

Máscara - Google
O Carnaval nunca me seduziu. Não sei porquê, mas é assim. Contudo, aplaudo os que gostam da folia e de brincar, mesmo mascarados. Mascarados, porque, decerto, não há coragem para o fazer de rosto ao léu.
A tradição, ao que julgo, perde-se no tempo e o que era genuinamente português já se foi, ou quase. Sem imaginação, copia-se muito o que se faz por outras bandas. Por exemplo, há quem se divirta como se estivesse no Brasil, um país onde abunda o calor.
Hoje saímos para dar uma volta e não vimos nada, absolutamente nada, do carnaval popular de outras épocas. Mascarados, homens disfarçados de mulheres e mulheres a imitarem os homens, com brincadeiras e palavreado em cartazes trocista ou crítico, tinham a sua graça. Olhámos e nada! O carnaval, o carnaval doutras eras, morreu. Paciência. E à falta dele, inventaram outra coisa qualquer, importando festas que atraem pessoal para a reinação.
Também reconheço que bailar deve fazer bem, porque de tristeza andamos todos fartos todo o ano. Mas se não frequento as festas carnavalescas, não deixo de apreciar quem o faz com parcimónia, para que famílias inteiras possam divertir-se. Descontrair é preciso. Amanhã começa a Quaresma.

F. M. 

Sem comentários:

Enviar um comentário