quarta-feira, 2 de março de 2022

AVEIRO: Pe. João Gonçalves vai ter nome de rua

Pe. João (Foto do meu arquivo)
O nome do Padre João Gonçalves, falecido no dia 8 de dezembro de 2020, vai ser dado a uma rua, ainda por definir, da freguesia da Glória-Vera Cruz, na cidade de Aveiro, dando seguimento a uma sugestão da Comissão Municipal de Toponímia, órgão consultivo da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), cuja proposta foi aprovada pelo executivo municipal.
Natural da Gafanha do Carmo, para além de ter sido pároco da Paróquia da Glória (Sé de Aveiro) durante mais de duas décadas, o João Gonçalves desempenhou diversos cargos, entre os quais, o de presidente da IPSS Florinhas do Vouga e coordenador nacional da Pastoral Penitenciária, ficando conhecido por “Padre das Prisões”.
Para além desse novo topónimo, a CMA aprovou a atribuição de outros nomes para a toponímia aveirense, entre os quais o de Aristides de Sousa Mendes, o conhecido cônsul de Portugal em Bordéus que viveu cerca de seis anos em Aveiro onde estudou no antigo liceu.
Entre outros nomes propostos, estão os de D. António Gameiro de Sousa, Coronel Gaspar Inácio Ferreira e Porfírio Vieira de Carvalho e Silva.

Fonte: Texto integral publicado no "Correio do Vouga"

Sem comentários:

Enviar um comentário