Acabo de saber que faleceu Acácio Catarino, sociólogo e consultor social, responsável pela rubrica Questões Sociais do Correio do Vouga, semanário da Diocese de Aveiro.
Recordo com natural emoção a sua ligação ao nosso jornal diocesano, desde o tempo em que exerci as funções de diretor. Daniel Rodrigues, diretor-adjunto, acabara de chegar de Fátima, onde havia participado numa jornada ligada ao setor social, na qual interveio, com testemunho marcante, Acácio Catarino. Adiantou, então, que seria uma mais-valia para o Correio do Vouga a sua colaboração periódica. E antes que se fizesse tarde, de imediato entrámos em contacto com ele, que aceitou, com toda a naturalidade, apesar de ser uma pessoa muitíssimo ocupada.
Os seus escritos, normalmente curtos e diretos, abordavam questões de justiça social e de promoção humana, preocupações fundamentais da sua vida, repartida pela docência universitária e por cargos de responsabilidade em diversos organismos. Cáritas Portuguesa (presidente durante 17 anos), Comissão Nacional Justiça e Paz, IPSS, Misericórdias, Semanas Sociais, Promoção do Voluntariado, entre outras instituições de cariz social e caritativo, beneficiaram dos seus saberes, experiências e capacidades na área que dominava como poucos.
Endereçamos à família e ao Correio do Vouga os nossos sentidos pêsames, na certeza de que Deus já o acolheu no seu regaço maternal.
Fernando Martins