quinta-feira, 29 de julho de 2021

Nos Mares da Memória - "Estórias" de uma Faina Maior - 3

Apresentação do filme no MMI

ARGUS - Um símbolo da Faina Maior

Revi ontem, na RTP2, à hora previamente anunciada, o filme de Rui Bela, com guião de Senos da Fonseca, Nos Mares da Memória - "Estórias" de uma Faina Maior. Quem sentiu, quase desde que nasceu, como eu, o que foi a saga dos bacalhaus, com muitos homens da nossa região ausentes da família durante boa parte do ano, deve ter-se emocionado. Foi o que o filme me ofereceu na noite de ontem. Vi e ouvi homens sabedores e experientes que conheço ou conheci pessoalmente e cujos exemplos de vida perduram na nossa memória coletiva. E fui reler o que escrevi sobre a apresentação pública do filme no Museu Municipal de Ílhavo, em Dezembro de 2015, com destaque para o que afirmou Rui Bela:
«Se Portugal tivesse que enumerar alguns dos seus feitos mais gloriosos, a descoberta dos mares gelados da Terra Nova e da Gronelândia e a pesca do bacalhau no século XV seriam seguramente dois deles». E acrescentou que, ao longo de cinco séculos de história, «os portugueses levaram mais longe o conhecimento nas artes da navegação e da pesca».
Rui Bela garantiu que os portugueses foram «os primeiros colonizadores dessas terras tão longínquas», onde «deixaram marcas profundas na cultura local», e salientou a inovação na construção naval, «considerada a melhor por exímios navegadores».

Podem ver o filme aqui 

Sem comentários:

Enviar um comentário