quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Dia de Reis





O Dia de Reis, da tradição cristã, celebra-se no dia 6 de Janeiro. É também conhecido como Festa da Epifania, que na Igreja Católica tem lugar no próximo domingo. O Cortejo dos Reis, tradicional entre nós, este ano foi cancelado por razões compreensíveis, mas o seu espírito jamais será esquecido por quem tantas vezes o vivenciou. 
Como é por demais sabido, esta festa está associada ao nascimento de Jesus na humilde gruta de Belém, onde os pastores o adoraram como o Salvador anunciado pelos profetas. Depois, uns Reis ou Magos, também procuraram o Menino a quem ofereceram ouro, incenso e mirra, como é sabido pelos cristãos.
A história desta festa está viva no espírito das nossas gentes das Gafanhas e de outras terras. E é de tal modo expressiva que congrega muita gente que aprecia os autos apresentados durante o cortejo, ao ritmo de cânticos natalícios. No final, há a cerimónia do beijar do Menino, na Igreja Matriz, e o leilão dos presentes. 
Permitam-me que esclareça  o pormenor do  leilão dos presentes. Realmente, esta foi a forma de a comunidade paroquial conseguir algum dinheiro para as múltiplas despesas a que não pode escapar, por não ter rendimentos próprios, ao contrário do que alguns possam pensar. Por isso, os que desejarem contribuir poderão  fazê-lo entregando os seus donativos no cartório paroquial. 

NOTA: Fotos do  cortejo do ano passado.

Sem comentários:

Enviar um comentário