sábado, 2 de novembro de 2019

Cristiana Lopes apresenta relatos da nova diáspora

O Diário de Aveiro 
entrevistou Cristiana Lopes, 
uma escritora da nossa terra



«Cristiana Lopes saiu da Gafanha da Nazaré, em Ílhavo, de onde é natural, para o México, primeiro, e Espanha, depois. Tinha 22 anos quando emigrou e é essa experiência que conta em “Millenials, cidadãos do mundo - relatos da nova diáspora”. No livro revela a sua desilusão com o mundo do trabalho em Portugal. “Esta geração valoriza também a cultura empresarial, a maneira como é tratada, o tipo de trabalho e responsabilidade que tem, a flexibilidade que existe, a progressão na carreira e o sentir que está a aprender todos os dias”, diz

Diário de Aveiro: Dizes no livro que para os jovens que emigram agora prevalece a vontade de descobrir e experimentar sobre a necessidade de possuir bens materiais. Foi isso que essencialmente te moveu?

Cristiana Lopes: Em certa parte, sim. Penso que valorizamos muito mais as experiências que os bens materiais. Não querendo generalizar, a geração Millennial cresceu num mundo onde as posses materiais estavam garantidas: casa, carro, comida na despensa, materiais escolares, etc., e portanto já não valoriza tanto estas coisas como as gerações anteriores, que emigravam com o objectivo de poder construir uma casa em Portugal e possuir um bom carro. A minha geração cresceu num mundo globalizado, onde a mudança é constante e existe muita facilidade em viajar. No meu caso, eu não sabia bem o que queria fazer no futuro, não sabia bem onde queria viver, e, com 22 anos, queria conhecer o mundo, partir à descoberta e deixar os bens materiais para trás: porque só se pode viajar com uma ou duas malas. Queria aprender primeiro, viver novas experiências e conhecer pessoas de outras nacionalidades.»

Ler mais na edição em papel do Diário de Aveiro 

Maria José Santana também a entrevistou. Ver PÚBLICO 

NOTA: Ainda não vi o livro de Cristiana Lopes, mas é óbvio que tenho mesmo de o ler.

1 comentário:

  1. Caro Professor Fernando, obrigada pela partilha e claro, tem mesmo que ler! Pelo Natal terá oportunidade de cruzar-se c/ a rapariga, se Deus quiser! Até lá, pode ler mas sem autógrafo.

    ResponderEliminar

Publicação em destaque

PELA POSITIVA CHEGOU AO FIM

 Saudações especiais para todos os amigos leitores. Terei de seguir outros caminhos porque parar é morrer. Fernando Martins

Os meus blogues

Seguidores