sexta-feira, 26 de abril de 2019

Georgino Rocha: O Ressuscitado convive connosco

Domingo da Misericórdia 2019 

  
  É ao cair da tarde. Em Jerusalém, cidade onde há dias havia ocorrido a morte por crucifixão de Jesus de Nazaré. A noitinha está prestes a chegar. Começam a rarear os últimos clarões de luz. A hora do tempo marca o ritmo do coração e indicia o estado de ânimo dos discípulos: Esperança muito em baixo. Refugiados em casa, estão cheios de medo e com as portas trancadas. Sobretudo as do espírito encerrado no futuro imediato. O desfecho dos seus sonhos, que duraram quase três anos, deixou-os em estado de choque. O Rabi, o Mestre em quem haviam depositado total confiança, teve morte trágica. E agora, que vai ser de nós? Será conhecido o nosso refúgio e esconderijo? Virão à nossa procura? Que nos farão? E muitas outras dúvidas e perguntas enchiam a sua imaginação.
Jesus apresenta-se no meio deles. De modo simples. Sempre Ele a tomar a iniciativa, a surpreender. E saúda-os amigavelmente: “A paz esteja convosco”. João, o narrador do episódio (Jo 20, 19-31), não faz alusão a qualquer censura pelo passado recente. Apenas refere que lhes mostra as mãos e o lado, com as cicatrizes da paixão, sinais da sua identidade de crucificado. Não haja dúvidas. É Ele mesmo. Está à vista.

Uma nova aurora começa a despontar: O espírito desanuvia-se, a esperança renasce e o coração enche-se de alegria. Este movimento interior é estimulado por Jesus ressuscitado que prossegue: “A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós”. E para os guiar na missão e garantir a fidelidade na comunicação da mensagem, acrescenta: “Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos”. Que contraste de atitudes! Que confiança acrescida e credenciada! Que tesouro lhes deixa em “mãos de barro” tão pobres.
E a missão começa pelos de casa. Tomé, o ausente, recebe a boa notícia: “Vimos o Senhor!”. (Os sentidos humanos constituem “vias de acesso” às realidades divinas). Reage com prudência. O anúncio vinha de quem se tinha “portado mal”, negando-o e fugindo. A novidade ultrapassa a imaginação, o que a razão humana pode alcançar. É arriscado aceitar, sem provas, o testemunho dado. A cautela é a melhor conselheira, reconhece o discípulo prudente. Por isso quer ver o sinal dos cravos, quer meter a mão no peito aberto pela lança, quer fazer a experiência dos sentidos, tocando as cicatrizes das chagas. E este desejo, vai ser satisfeito.
Passados oito dias, Jesus mostra-se de novo. Agora, Tomé está no grupo, na comunidade reunida. Faz a saudação da paz e dirige-se a ele, dizendo: “Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; aproxima a tua mão e mete-a no meu lado e não sejas incrédulo, mas crente”. A oferta supera a exigência, o amor aproxima a distância e a misericórdia faz-se compaixão. E Tomé nem precisa de tanta solicitude. A exclamação sai-lhe espontânea e convicta: “Meu Senhor e meu Deus!”. É a fé de aceitação incondicional, superadas as dúvidas legítimas. É a resposta humana razoável tocada pela luz divina. É o encontro pessoal de quem faz uma experiência marcante geradora de novos dinamismos de relação filial e de adoração contemplativa. Esta é a notícia que enche o nosso coração de alegria e confiança.
“Há um Homem, na história, confessa Tolentino de Mendonça, arcebispo, que ressuscita, e que Deus constitui como princípio de um novo destino para a nossa humanidade. Verdadeiramente Aquele que contemplaste na cruz está vivo e caminha à frente dos seus, Aquele que viste esmagado pelo sofrimento testemunha um amor capaz de vencer a morte Aquele que viste ser deposto no sepulcro deixou vazio o seu sepulcro. Esta é a notícia que o teu coração esperava como nenhuma outra, mas na qual nem sequer ousavas pensar. Este é o dia, o primeiro dia da tua re-criação em Cristo. Alegra-te, por isso. Que tu possas rejubilar imensamente. Reveste o teu coração de festa. Compreende que na ressurreição de Cristo está toda a vida que se amplifica, se ilumina”.
O Evangelho de João é escrito para os cristãos que não viram Jesus, mas estão chamados a ser discípulos, a viver a alegria da fé. “Felizes os que acreditam sem terem visto”, afirma Jesus abrindo horizontes de bem-aventurança a todas as gerações de fiéis seguidores, a nós portanto. Que maravilha! Vale a pena meditar esta verdade interpelante e consoladora.
João conclui a narração dando a garantia de que Jesus fez muitas outras coisas que não estão escritas no seu livro, mas estas ficam como registo de factos ao serviço da fé em Jesus, o Filho de Deus, o Messias que dá a vida a quem acredita em seu nome. E desde então, a história mostra tantas maravilhas que o Senhor Jesus realiza por meio de quem O segue com fidelidade criativa. E também muitas omissões e desvios que, no dizer do Papa Francisco, nos devem causar vergonha e esperança.
No final da Via Sacra, no Coliseu em Roma, a 30 de Março de 2018, reza dirigindo-se a Jesus Crucificado: “Senhor Jesus, a vós dirigimos o nosso olhar cheio de vergonha, de arrependimento e de esperança... Vergonha, por deixarmos aos jovens um mundo dilacerado e dividido, devorado pelas guerras, pelo egoísmo, pela marginalização. Enfim, vergonha por termos perdido a vergonha. Senhor, dai-nos sempre a graça da santa vergonha!
A nova presença de Jesus acontece, segundo João, nos sinais que narra, nas cicatrizes do mundo que aponta. No texto de hoje, destaca a passagem do medo à paz do espírito, a comunidade reunida e aberta à novidade do perdão, a escuta da Palavra testemunhada, a reconciliação fraterna, fruto da penitência sacramental dos pecados, a celebração da Eucaristia e o amor ao domingo, dia escolhido por Ele para se manifestar aos seus amigos, o envio do Espírito, garante da missão confiada à sua Igreja.
Jesus, o Senhor, está ao alcance do nosso olhar; procura vê-lo nos sinais que nos deixa e corresponder-Lhe na oração e no serviço; está no meio de nós, sempre que nos reunimos em seu nome; está e convive connosco nos esforços de cada um/a por uma vida digna de todos/as, na alegria dos que irradiam o amor com que Deus Pai nos ama. Aleluia!
Georgino Rocha

Sem comentários:

Enviar um comentário