terça-feira, 1 de maio de 2018

1.º de Maio - Dia do Trabalhador




"1.º de maio é o Dia do Trabalhador, data que tem origem a primeira manifestação de 500 mil trabalhadores nas ruas de Chicago, e numa greve geral em todos os Estados Unidos, em 1886. 
Três anos depois, em 1891, o Congresso Operário Internacional convocou, em França, uma manifestação anual, em homenagem às lutas sindicais de Chicago. A primeira acabou com 10 mortos, em consequência da intervenção policial. 
Foram os factos históricos que transformaram o 1 de maio no Dia do Trabalhador. Até 1886, os trabalhadores jamais pensaram exigir os seus direitos, apenas trabalhavam.” 

Da história do Dia do Trabalhador

NOTA: Foi difícil atingir o patamar do respeito pelos trabalhadores, em qualquer área profissional. Protestos, greves, manifestações, escritos. mortes, perseguições, lutas de toda a ordem até a sociedade reconhecer que os trabalhadores precisam e exigem respeito pelos seus direitos. Se têm obrigações, também têm direitos inalienáveis. 
Sou do tempo em que homens e mulheres trabalhavam do nascer ao pôr do sol, com salários baixíssimos e sem quaisquer regalias, de férias, de seguros, de reformas, de apoios na doença, sem feriados, sem nada que lhes garantisse uma velhice feliz. Trabalhavam até morrer, nos campos, nas marinhas de sal, na construção civil, nas oficinas, nas pescas, nas secas do bacalhau, nas obras do Estado... Mas hoje já não é assim, felizmente. 
Bom Dia do Trabalhador para todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário