segunda-feira, 30 de abril de 2018

João Alberto Roque em entrevista à UA



«Professor do ensino secundário na Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, João Alberto Roque divide o seu tempo entre a docência, que é a sua atividade principal, a escrita, a sua participação cívica e a política local. Autor premiado de textos para a infância, João Roque, antigo aluno da licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia na Universidade de Aveiro, também colabora na imprensa local.»

Depois da apresentação do seu currículo, o repórter do site da UA entrevista o nosso conterrâneo e amigo João Roque, sublinhando a sua carreira de escritor várias vezes premiado. Congratulo-me com a divulgação do seu mérito artístico e de docente na nossa terra porque, frequentemente, ignoramos ou esquecemos os que entre nós se distinguem em diversas áreas da cultura.
F. M. 


1 comentário:

  1. Se há alguém com quem aprendi muito foi com o Professor Fernando, quando tive a felicidade de colaborar consigo na época áurea do Jornal Timoneiro, primeiro com a página jovem e depois na parte noticiosa e de opinião. Acho que me abriu os olhos para realidades que me passariam ao lado se não fosse esse trabalho como "jornalista", que levei muito a sério durante alguns anos. Como sabe, saí por motivos éticos. Como eu costumo dizer, não se pode estar no campo a jogar e ao mesmo tempo a fazer o relato do jogo (e a elogiar aquele jogador fantástico...). Há muita gente que não percebe isso, mas eu sempre soube distinguir os patamares. Entrando na política partidária, deixei o jornalismo e cargos de liderança na atividade associativa. Ainda hoje me questiono se fiz a escolha certa, no entanto, na altura, não podia ter feito outra.

    ResponderEliminar