sábado, 3 de novembro de 2012

Diocese de Aveiro em Missão Jubilar


Missão de toda a Diocese e para todos 



O bispo de Aveiro lançou este mês a Missão Jubilar que vai decorrer até 11 de dezembro de 2013, nos 75 anos da restauração da diocese, um tempo de renovação das comunidades e de compromisso na Igreja e na sociedade. Uma ideia mobilizadora que quer chegar ao coração dos 350 mil habitantes do território diocesano. 

Agência Ecclesia - Quando surgiu a ideia de propor a Missão Jubilar à Diocese? 
D. António Francisco dos Santos (AFS) – Em 2008. No dia 12 de maio, dia da celebração de santa Joana Princesa (a nossa padroeira), escrevi uma carta aos sacerdotes a comunicar a minha intuição pastoral: preparar a Missão Jubilar Diocesana para celebrar, de forma diferente, os 75 anos da restauração da diocese. 
O mesmo comuniquei ao Conselho Presbiteral e Pastoral e a toda a Diocese no início do Ano Pastoral 2008/2009. Foi, por isso, um projeto rezado, refletido e sonhado desde que entrei na Diocese de Aveiro. 

AE – Teve essa intuição desde que entrou na diocese? 
AFS – Sim. Nos meses que prepararam a minha entrada na diocese (entre a nomeação pelo Papa Bento XVI, no dia 21 de setembro, e o início do ministério, a 8 de dezembro) procurei conhecer a história, o percurso e a vida da diocese de Aveiro. Pensei que entre 2006 e 2012 havia tempo para programar uma caminhada de renovação da diocese e anunciar um “Ano da Graça”, que é um Ano Jubilar. 
Ao anunciar esta missão jubilar, senti que é verdadeiramente um ano de bênção, enviado da parte de Deus, que anuncio. Há horas que devemos viver como horas únicas, importantes e novas para proclamar Boa Nova do Evangelho. 
Quando entrei na diocese propus-me exercer o ministério de bondade, de proximidade e de acolhimento e ser mensageiro das Bem-aventuranças. E esta formulação das Bem-aventuranças que constitui o paradigma da Missão Jubilar. 
Inspirei-me também na missão de Milão, do cardeal Carlo Martini e nos Congressos da Nova Evangelização. 

Li na ECCLESIA 



Sem comentários:

Enviar um comentário