quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Crónica de um Professor: O entusiasmo é grande e a alegria está estampada nos rostos

Docentes

SETEMBRO CHEGOU...

Maria Donzília Almeida

“E Setembro chegou,
Vamo-nos separar.
O Verão terminou
Diremos au revoir
Ela vai p’ra Paris e eu vou ficar......
Vou ficar infeliz e Sylvie vou lembrar....”

Era assim que soava, na versão de Marco Paulo, a letra da canção dum dos ídolos da juventude da década de 60, do século passado. O binómio Johnny Halliday / Sylvie Vartan era o par romântico que povoava o imaginário da juventude desse tempo. Na verdade, ouvia-se trautear a canção por todo o lado e o mês de Setembro parecia adquirir um tom ominoso.
Algum paralelismo se estabelece, no contexto da Escola portuguesa. Este mês de Setembro também é paradigmático, pelo motivo oposto ao da canção – aqui, em vez do afastamento, é anunciado o retorno aos trabalhos, já que aberta, aberta, a escola está sempre.
É neste mês que os professores se apresentam na escola depois de umas férias merecidas e se dá início aos trabalhos de preparação do novo ano lectivo. Aos efusivos cumprimentos, seguem-se os relatos mais ou menos circunstanciados dos destinos e das peripécias das férias. Destinos exóticos ou até destinos mais inóspitos, vão desfiando ao ritmo dos goles do café que se vai saboreando. O entusiasmo é grande e a alegria estampada no rosto, manifesta-se na evocação das boas sensações experimentadas que preenchem aquele curto espaço de reencontro. O tom bronzeado da pele atesta a passagem pelas praias da costa portuguesa, que abundam, do norte ao sul do país.
As criancinhas virão em breve, dando vida e bulício a um espaço que sem elas não teria razão de existir. Em breve a escola será aquele lugar de convívio, onde à mistura com muita brincadeira, se vai estruturando a personalidade dos nossos alunos e os professores estão incumbidos da ingente tarefa que é a construção dos cidadãos de amanhã!

01.09.10


Sem comentários:

Enviar um comentário