domingo, 11 de setembro de 2005

AROUCA: Terra e gentes merecem uma visita

 


 
Numa organização da Câmara Municipal da Lousã, com o apoio do ISCIA, encontra-se patente, até ao próximo dia 18, no Museu Etnográfico daquela vila, a exposição "Um Olhar sobre a Arouca". À descoberta da Serra, Paulo Bastos traz-nos o Sr. Manel, brasões, cruzes, carroças, moreias, as pedras parideiras e muito mais. 
Arouca é uma simpática vila situada no extremo nordeste do distrito de Aveiro, num vale esguio e fértil, cercado por diversas serras. O Monte da Mó e a Serra da Freita, erguem-se aprumados e vigilantes, como escoltas que guardam o riquíssimo tesouro da vila. De entre as várias relíquias que poderá encontrar em Arouca, destacam-se o Mosteiro de Arouca, o qual compreende a Igreja paroquial e o túmulo de D. Mafalda, o Calvário, Capela da Senhora da Mó e a Casa dos Malafaias, conhecida por "Casa Grande". 
Arouca é dotada de uma riqueza geológica muito forte, tendo no passado havido uma forte exploração de minerais, nomeadamente o volfrâmio. Agora subsistem apenas as ruínas das minas e as inúmeras escombreiras, que se podem visionar um pouco por todas as encostas.

Sem comentários:

Enviar um comentário