domingo, 11 de setembro de 2005

Um artigo de D. António Marcelino

Posted by Picasa Bem comum e ética na política
Ouvimos há dias um recente candidato à Presidência da República dizer que Portugal vive “um momento de crise, de desorientação e de indiferença.”. Falou da “crescente ausência de valores cívicos” e disse que “o pessimismo” é o pior dos problemas que nos afectam.
Um retrato assim sombrio, embora não constitua novidade, não dá lugar à tranquilidade. Embora com os exageros próprios, recomendados pelo acontecimento — era o anúncio da candidatura a Belém — o estado do país justifica alguns comentários.
O diagnóstico, com alguns matizes, deve ser aprofundado e levar-nos às causas da situação, para não se cair na tentação de pensar que tudo se resolve providencialmente, ou com a chegada de um qualquer cidadão, que se julga ele ou que outros julgam, ser o salvador da pátria. Ir por esse caminho, será regressar a um sebastianismo saloio, com nevoeiro tão denso que logo oculta a realidade e desvirtua o sucesso do herói esperado.
O momento, não sendo ainda dramático, é preocupante. Como não há efeitos sem causas que os provoquem, impõe-se um reflexão, séria, objectiva e serena, para que seja honesta, sobre o que está acontecendo neste país que o levou, perigosamente, a um vazio de esperança e de vontade de reagir. Há os que dizem que somos assim e não há nada a fazer. Tais opiniões nem resolvem, nem confortam. Mas, também, nada há a esperar de festivais de elogios, sonhos esfusiantes, punhados de areia aos olhos.
Afinal, o que se passa ? A partir de cima, parece que o bem comum deixou de ser projecto de todos e a favor de todos, dando lugar à conquista e defesa de prestígios pessoais e partidários; as leis fazem-se e interpretam-se consoante interesses e ideologias e, do mesmo sítio e do gabinete ao lado, saem orientações contraditórias; para cumprir promessas eleitorais que, honestamente, não se podiam nem deviam fazer, mudam-se leis, fazem-se acordos duvidosos, queimam-se pessoas, diz-se e logo se desdiz; há órgãos da comunicação social controláveis a promover pessoas, calar verdades, servir interesses partidários e pessoais; a corrupção aumenta, como erva daninha; põem-se amigos em estátuas de pé alto e apeiam-se cidadãos de estatura e mérito; interrompem-se projectos válidos que não foram de sua iniciativa e geram-se divisões que irão durar décadas e paralisar a necessária colaboração; fomenta-se o assalto das ideologias subversivas, a pretexto de liberdade e troca de favores; promulgam-se leis à revelia da realidade do país, das pessoas e dos seus direitos; uns são ouvidos sem falar e outros esquecidos, mesmo que gritem; o país põe-se de cócoras, ante vacuidades vistosas de outras terras, quando aí os responsáveis já sofrem dores com o caos por elas gerado…
O que se pode esperar assim das pessoas, riqueza de um país, senão desinteresse, desorientação, pessimismo, desconfiança? Tudo terreno fácil para o individualismo, os jogos de interesses, a crítica destrutiva, a falta de esperança e de empenhamento? O povo honesto vê, a partir de cima, destruídos os seus valores, como o amor ao trabalho, a honradez nos compromissos, o respeito pelos bens alheios, a solidariedade mútua, a verdade e a fidelidade nas relações pessoais; os seus esforços não reconhecidos, seus sonhos e projectos ridicularizados. O povo só serve para votar e pagar impostos?
Dar coragem às pessoas é ir ao encontro das causas que tudo destroem; é uni-las e não as dividir por critérios discutíveis de direitas e esquerdas; é não as iludir com promessas; é mostrar-lhes que o país está acima dos compadrios políticos; é dizer aos jovens, com factos e testemunhos de honestidade e de verdade, que Portugal tem futuro; é procurar políticos que vejam o bem comum como único projecto capaz de aglutinar vontades e esforços; é promover a união e a colaboração, respeitar e acolher as diferenças legítimas.; é não apagar a verdade histórica e aprender com os erros cometidos. Afinal, é tomar a sério a verdadeira democracia.

1 comentário:

  1. Yet another photo contest -- this one's for a Corsa 05/06 Mustang axle-back exhaust system
    Weblogs, Inc. on The Unofficial Photoshop Weblog - From across the network, it's the Best of Weblogs, Inc.
    nice little blog you have here, if you'd like a look at my Adware Remover related site, feel free...if you likeAdware Remover stuff that is.

    ResponderEliminar