terça-feira, 30 de agosto de 2005

FOGOS FLORESTAIS: 240 mil hectares consumidos



Governo pode alargar a época oficial de fogos 



Os incêndios florestais consumiram desde o início do ano uma área estimada em 240 mil hectares e o Governo poderá optar por alargar a época oficial de fogos, fixada actualmente em 30 de Setembro. Os dados foram apresentados esta terça-feira numa conferência de imprensa na Presidência do Conselho de Ministros, onde o ministro da Administração Interna, António Costa, admitiu a possibilidade de ser alargada a época de fogos, estabelecendo como data limite para essa decisão o dia 15 de Setembro. 
A decisão do Governo está dependente das condições meteorológicas e da evolução da situação, mas António Costa frisou que, tal como este ano foi antecipada em quinze dias, a época de fogos também poderá ser necessário prolongá-la em termos operacionais. Os custos vão depender do número de dias e dos meios a mobilizar, acrescentou o ministro, referindo que estão já esgotados os contratos para horas de voo, nos meios aéreos de combate, e que será necessário pagar horas extraordinárias, o que está previsto nos contratos. 
O Governo está a fazer uma avaliação da situação, que prevê uma revisão da actuação dos meios de primeira intervenção. António Costa defendeu que, além de outras medidas, é necessário apostar na vigilância terrestre por via pedonal. António Costa sublinhou que Portugal vive este ano o pior risco de incêndio dos últimos cinco anos, com um baixo nível de humidade no solo, tendo aumentado a área ardida em 7,5% face à média 2000-2004. 
Até 28 de Agosto, a Direcção-Geral de Recursos Florestais registou 28.670 incêndios: 6.093 fogos florestais e 22.577 fogachos, que consumiram 166.339 hectares, valor já confirmado no terreno. A mesma direcção-geral estima, contudo, que o total da área ardida - incluindo a dos últimos incêndios dos últimos dias - ronde os 240 mil hectares, valor obtido através da analise de imagens de satélite.

Fonte: Diário Digital

Sem comentários:

Enviar um comentário