quinta-feira, 7 de junho de 2018

Vai começar a guerra ao plástico



A luta contra o “plástico” parece que vai começar. Fala-se muito das garrafas de plástico, cujo retorno pode traduzir-se numa tara paga, mas temo que tudo fique na mesma. Já pensaram bem na quantidade de plástico que envolve quase tudo o que compramos? 
Sabe-se que o uso do papel poderá contribuir para a redução do plástico, mas há tantos produtos impossíveis de embrulhar no papel… Por exemplo: vamos ao talho comprar carne e a uma peixaria comprar uns robalinhos. Qual será a tara que substitui o plástico? 
Vamos então esperar que alguma cabeça iluminada nos dê umas dicas… Mas a solução não será fácil. Não será mesmo.

45% dos alunos não situam Portugal no mapa da Europa

Dificuldade em usar rosa-dos-ventos, em prova de aferição do 5.º ano, 
ilustra problemas para analisar e interpretar informação


«É apenas um indicador analisado, entre centenas, num relatório que abrange dois anos de provas de aferição - 2016 e 2017 - de várias disciplinas e anos de escolaridade. Mas não deixa de ser preocupante. Pelo menos do ponto de vista simbólico. Entre os mais de 90 mil alunos que realizaram as provas de aferição de História e Geografia do 2.º ciclo, no ano passado, 45% não conseguiram localizar Portugal continental em relação ao continente europeu utilizando os pontos colaterais da rosa-dos-ventos. Ou seja: não conseguiram localizar o país no Sudoeste da Europa.
Utilizando os pontos cardeais, acrescenta o relatório, apenas 45% dos estudantes localizaram corretamente "o continente europeu em relação ao continente asiático, o continente africano em relação ao continente europeu e Portugal continental em relação ao continente americano".»

Nota: Algo vai mal no Ensino em Portugal? Não estou habilitado a responder a esta questão por já estar retirado  do ensino há muitos anos. Mas choca-me saber que as nossas crianças não sabem saltar à corda e nem conseguem localizar Portugal no mapa. Quem é que me explica isto?

Li aqui

quarta-feira, 6 de junho de 2018

A visita ao bispo e outras histórias



Só hoje tive oportunidade de ler Maria João Avillez, no Observador. A crónica tem data do dia 5 de junho e, como sempre, está muito bem escrita. É, também como sempre, oportuna e desta vez com notas da nossa história recente ou de tempos mais recuados. A oportunidade do que escreve, contudo, é evidente, sobretudo para mim, que gosto de refletir sem me limitar nas minhas opções de leitura. 
Maria João Avillez escreve sobre D. António Marto, que vai ser cardeal por decisão do Papa Francisco. Depois, vem com o tristíssimo espetáculo que se está a viver no Sporting e com a história de vida de José Manuel de Melo,  que regressou a Portugal a convite de Mário Soares, depois de um exílio provocado pela revolução dos cravos.  E a jornalista finaliza com Júlio Pomar, com quem aprendeu «a decifrar as suas telas e papeis» e «a mudez eloquente com que depois se quedava a contemplá-las».

Ler crónica aqui 

terça-feira, 5 de junho de 2018

Festival de Sopas na Gafanha da Nazaré




Estou convencido de que o nosso povo vai provar as sopas que se hão de apresentar com sabores diversos, ou não houvesse, em cada gafanhão, um jeito especial pela sua confeção. Tenho comido imensas sopas ao longo da minha vida e posso afiançar que nunca comi duas iguais. Uma curiosidade: Antigamente, era famoso o caldo de feijão, enriquecido pelas diversas carnes do porco, incluindo os enchidos. Às 16 horas haverá atividades diversas e as sopas estarão prontas por volta das 19 horas.

NOTA: Esta informação foi alterada hoje, dia 6, por ter havido lapsos no  cartaz.


ADERAV lança Patrimónios e distingue Mons. João Gaspar


Mons. João Gaspar

No passado dia 26 de maio, na Igreja de Jesus do Museu de Aveiro-Santa Joana, a ADERAV — Associação para o Estudo e Defesa do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro, em colaboração com a Câmara Municipal de Aveiro, procedeu ao lançamento da revista PATRIMÓNIOS, n.º 11, e à homenagem a Mons. João Gonçalves Gaspar, com a atribuição do título de Sócio Honorário. Razões mais do que suficientes para estar presente, uma vez que sigo, com a regularidade possível, a ação da ADERAV, o mesmo acontecendo com a vida e obra, multifacetadas, de Mons. João Gaspar, um sacerdote e homem da cultura, com inúmeros livros publicados, sendo sócio correspondente da Academia Portuguesa de História. 
O presidente da ADERAV, Lauro Marques, sublinhou que a homenagem a Mons. João Gaspar se ficou a dever ao seu expressivo contributo no âmbito da cultura, sendo colaborador e consultor daquela associação, sempre que solicitado, e muito para além dessa função. 
O presidente da Assembleia Geral da ADERAV, Luís Souto de Miranda, adiantou que Mons. é  «uma referência» para Aveiro e Ribau Esteves, autarca aveirense, frisou que o título de Sócio Honorário se traduz em mais um estímulo para o académico João Gaspar prosseguir na «promoção da nossa história». 
A apresentação do homenageado foi feita pelo vigário-geral da Diocese, P.e Manuel Joaquim Rocha, que referiu possuir Mons. João um conhecimento da cidade e diocese de Aveiro que nos deixa, muitas vezes, de «boca aberta». 
Na hora dos agradecimentos, Mons. João adiantou que não se sentiria bem se não se dedicasse a Aveiro e às suas gentes. 
A revista PATRIMÓNIOS, com edições de periodicidade irregular, apresenta-se sempre com dignidade, variedade e utilidade, enquanto se presta ao papel de repositório do que de importante se faz, ou deve fazer, em prol do estudo, da denúncia do que urge fazer e da promoção do que de muito importante existe no distrito de Aveiro. 
Se olharmos para o sumário, reconheceremos o que afirmo: Além do Editorial e das referências ao homenageado, Mons. João Gaspar, os leitores terão ao seu dispor artigos tão diversos como:

Notas do meu Diário: Agora, com outros olhares

Depois de um interregno justificado e necessário, cá estou de novo com outros olhares. Passei pela experiência de não conseguir ler os carateres mais pequenos, os usuais nos livros e jornais, que os gordos não ofereciam obstáculos, até voltar ao prazer da leitura. Não poder ler, foi um drama que me marcou, apesar de saber que mais tarde ou mais cedo tudo seria normalizado, como me garantiu o meu oftalmologista, Mário Santos, do Hospital da Luz, cuja sensibilidade, disponibilidade e amabilidade bastante me cativaram. Não é todos os dias que encontramos um médico que nos telefona a indagar do nosso estado de saúde, antes e depois da intervenção cirúrgica. Estou-lhe muito grato. 
E agora volto com a boa disposição de sempre ao dia a dia, procurando estar com os meus amigos, de perto e de longe, nesta troca de mensagens que o FB proporciona, livremente, transformando o mundo numa aldeia global que nos torna próximos, embora nos afaste, por vezes, de quem nos rodeia. 
Foram muitas as mensagens que me chegaram por diversas vias com palavras estimulantes. A todos o meu muito obrigado. 
Um abraço para todos. 

Fernando Martins

domingo, 3 de junho de 2018

Apostar no génio

Bento Domingues

1. Os dominicanos franceses, A. Couturier e P. Régamey, directores da famosa revista L’ Art Sacré (dos anos 50 do século passado), impuseram a si próprios, como critério nas escolhas dos artistas a convidar para as encomendas de novas igrejas, o de apostar no génio! Este critério deveria ser anterior às considerações de ordem confessional. Partiam da convicção de que, numa grande obra de arte, está inscrita uma abertura à transcendência. Os resultados da aplicação concreta deste critério foram admiráveis e inspiradores. O Movimento de Renovação da Arte Religiosa (MRAR) em Portugal, no século XX, foi profundamente influenciado por essas exigências [1]. A bela exposição no Convento de S. Domingos (Alto dos Moinhos) para celebrar os 800 anos da presença dominicana em Portugal (1216-2016) testemunha a importância dessa lucidez religiosa [2]
Alegra-me que o cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício da Cultura, tenha assumido as preocupações inscritas na metáfora do padre Alain Coutourier: apostar no génio. Já deu muitas provas dessa esclarecida visão. Agora, marcou a presença do Vaticano na Bienal de Arquitectura de Veneza, na ilha San Giorgio Maggiori, um bosque com vista para o mar, com a construção de dez capelas de dez arquitectos de vários países e continentes. Entre eles está o arquitecto português Eduardo Souto de Moura. A encomenda da Santa Sé não lhes exigia um templo cristão. Tinha apenas de ter uma mesa para pousar um livro. Isabel Salema apresentou, neste jornal, a história da encomenda das capelas e, especialmente, a realização e as convicções de Souto de Moura [3].

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