quinta-feira, 7 de junho de 2018

45% dos alunos não situam Portugal no mapa da Europa

Dificuldade em usar rosa-dos-ventos, em prova de aferição do 5.º ano, 
ilustra problemas para analisar e interpretar informação


«É apenas um indicador analisado, entre centenas, num relatório que abrange dois anos de provas de aferição - 2016 e 2017 - de várias disciplinas e anos de escolaridade. Mas não deixa de ser preocupante. Pelo menos do ponto de vista simbólico. Entre os mais de 90 mil alunos que realizaram as provas de aferição de História e Geografia do 2.º ciclo, no ano passado, 45% não conseguiram localizar Portugal continental em relação ao continente europeu utilizando os pontos colaterais da rosa-dos-ventos. Ou seja: não conseguiram localizar o país no Sudoeste da Europa.
Utilizando os pontos cardeais, acrescenta o relatório, apenas 45% dos estudantes localizaram corretamente "o continente europeu em relação ao continente asiático, o continente africano em relação ao continente europeu e Portugal continental em relação ao continente americano".»

Nota: Algo vai mal no Ensino em Portugal? Não estou habilitado a responder a esta questão por já estar retirado  do ensino há muitos anos. Mas choca-me saber que as nossas crianças não sabem saltar à corda e nem conseguem localizar Portugal no mapa. Quem é que me explica isto?

Li aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário