quarta-feira, 15 de novembro de 2006

UM ARTIGO DE ANTÓNIO REGO

QUANDO OS JOVENS
ENVELHECEM
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Mesmo que nos horizontes económicos se acendam ténues lampejos de esperança, apercebemo-nos que o cidadão comum continua a sentir o seu dia-a-dia mais caro e sacrificado. Os discursos de estímulo podem ter algum efeito no investimento, na criação de novas empresas, na aceitação de algumas medidas de risco, na confiança com que se inventam novas formas de sobreviver. Os pobres vão rodando nas escalas, mas são quase sempre os mesmos, nas pequenas culturas e trabalhos de sobrevivência, nas inúmeras faltas do essencial dentro dos novos conceitos de alimentação, saúde, casa, trabalho, educação, etc. Todos sabemos que emergiram novas pobrezas. Muitas, próximas de carências afectivas, dependências, isolamentos, marginalizações, ou simplesmente a recusa de se deixar encaixar numa sociedade que cerca o cidadão de servidões e vassalagens para poder triunfar. A Caritas de Espanha acaba de revelar que, no último ano, se alterou, na Europa, o perfil dos sem-abrigo. Grande parte deles é constituída por jovens, que sofrem agressões cada vez mais frequentes. Os jovens sempre inventaram margens na evolução das sociedades. Com muitas contestações, cantares, ritmos e gritos. Tudo isso existirá mas com alguns problemas agravados pelas alterações no acesso ao ensino, com a desvalorização social dos cursos, com os mestrados no desemprego, com o desentendimento familiar que leva muitos a fugir para o deserto da noite e para as celas do vão de escada. Numa sociedade envelhecida como a nossa, parece que os idosos teriam fechadas todas as oportunidades e que todas pertenceriam aos jovens. Mas não é assim. Eles próprios envelhecem mais cedo. Basta ver a sequência de adolescentes e jovens que entram nas televisões a vender a frescura da sua vida e, num pequeno intervalo de séries, passam a fazer de adultos com os rostos marcados pelo desgaste que nenhuma maquilhagem consegue disfarçar, num anúncio precoce de envelhecimento. Importa, todavia acentuar outros quadros: que eles próprios descrevem: “há entre nós uma rede multiforme de vidas ao serviço da vida… queremos uma cultura da vida nas relações familiares, na vida associativa, no compromisso social, no empenhamento profissional, na aceitação positiva do diferente, no diálogo de gerações, na generosidade de gestos de partilha de bens e serviços”. O Conselho Nacional da Pastoral Juvenil foi uma oportunidade de muitos jovens reverem o seu próprio rosto… rejuvenescido.

terça-feira, 14 de novembro de 2006

UM ARTIGO DE ALEXANDRE CRUZ

Os tempos e lugares
do essencial
1. Atravessa a forma de pensar do mundo contemporâneo ocidental uma ideia de que tudo tem de ser muito prático, directo, de que de tudo tem que se tirar um lucro, um proveito, um benefício. No fundo sempre assim foi e será no realismo da condição humana. Mas se é natural o carácter prático (da realidade) das coisas que estão sempre aí, todavia, mal vai quando nesse benefício não se vê mais que o interesse pragmático próprio em desvalor do bem comunitário. Perder-se a noção do bem comum, pelo apressar e concorrência muitas vezes feroz da vida social, será caminhar para uma progressiva pobreza de horizontes de vida e de felicidade (que tanto de procura), deitando a perder o próprio futuro. Não existam dúvidas, quanto mais progredir o sentido prático que acentua exclusivamente os (contra) valores do interesse próprio mais a sociedade cristalizará nas suas noções de cooperação e mais um espírito agreste de menor sensibilidade ética vai fazendo o seu caminho para a menoridade. Há, naturalmente, um espírito prático que na vivência da responsabilidade diária faz parte do caminho no procurar fazer bem e da melhor forma possível tudo o que se faz. Isto é muito positivo na óptica de ser-se profissional (fazer bem) naquilo que compete; mas outra coisa bem diferente e menos feliz será assumir uma “mente pragmática” e, a certa altura, não ser capaz de, com flexibilidade de espírito, ver bem mais longe que a “vírgula ou a fórmula” que bloqueia a mente. Como proporcionar um crescimento para a abertura de horizontes que saibam apurar finalidades acima do prático diário? 2. A questão anterior, mais premente que nunca (pelo fechar de muitas mentalidades a novas dimensões de vida e ao encontro com o “outro” diferente), pode obter resposta muito positiva nas correntes de solidariedade e entreajuda que, de forma espontânea e criativa vão proliferando. Fala-se hoje muito, entre nós, da renovação dos sistemas sociais, institucionais, religiosos e políticos, e mais ainda na renovação urgente dos sindicatos; verifica-se, em contraposição com essas instituições que vivem “do e no passado”, cada vez mais como a simplicidade e acessibilidade de processos e de comunicação é sucesso visível, que se poderá espelhar (entre tantos outros exemplos) na mundialização do microcrédito e nos móveis IKEA, e em muitos outros sectores; processos simples, acessíveis, pessoais, que souberam superar a complexidade fixista dos sistemas clássicos. Todas as correntes de solidariedade, hoje global, traduzida numa rede de milhares de ONG’D (Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento), imbuídas de um espírito prático mas ético, são assim sinal de um novo essencial encontrado como resposta aos desafios reais da própria Humanidade. As energias, os tempos e os lugares onde estas ONG’D actuam semeando dignidade humana e esperança, representarão hoje uma corrente de liberdade sem fronteiras e sem “registo de propriedade”. 3. Diz-nos esta nova realidade “livre”, sem tutela de registo político, filosófico ou religioso e ao mesmo tempo num espírito inclusivo de todas as visões de mundo no que elas têm de dignificante, que estamos diante de um novo essencial. Sendo certo que importará reflectir, dar tempo e lugar, interiorização no entendimento dos “porquês” da ética, fazendo caminho de aperfeiçoamento e profundidade das razões, muitas vezes surpreende-nos a pequenez de espírito de alguns sistemas religiosos que, tão codificados e donos da “propriedade solidária”, menorizam o que o outro faz de bem, apelidando-o de “mera filantropia”. Será que como todas as “filantropias”, em partilha e sua reflexão, não estaremos mais perto da personalização do absoluto? A verdade é que os tempos e lugares do mundo global presente não coabitarão com as mentes fechadas mas serão de espíritos abertos na urgência de novas sínteses de proximidade humana pois estamos num tempo totalmente novo. Também é certo que dos primeiros passos será assumir um continuado espírito de renovação e inclusão, e tal abertura de mentalidade, mesmo na era da especialização globalizada, só se atinge mais plenamente com o necessário “momento” de discernimento e reflexão sobre “qual é o “essencial” no meio de tantos acessórios(?)”. Sendo a “reflexão” algo invisível ao olho clínico, todavia ela precisa de nós, do nosso tempo e lugar para irmos apurando a qualidade do ideal que buscamos e não nos perdermos nas coisas (só) práticas. Tal como a felicidade não é um presente que se compre assim também o idealizar da vida e da sociedade que se quer (ou não se quer) não poderá depender (só) da prática do orçamento. Que seria de um país com o slogan do défice equilibrado mas com uma multidão desmotivada, desempregada e, mesmo lutando e trabalhando, sem lugar para sobreviver? Nem tudo podem ser números ou coisas práticas, e a noção de “sustentabilidade” implicará mais horizontes de caminho com as pessoas (estas sim, são a realidade prática).

PADRES CASADOS?

CELIBATO SACERDOTAL
EM DISCUSSÃO
POR INICIATIVA DO PAPA
Pouco depois de ter nomeado um novo prefeito para a Congregação do Clero, (Cardeal Cláudio Hummes), Bento XVI convocou os seus mais directos colaboradores da Cúria Romana para uma reflexão alargada sobre o celibato obrigatório para os sacerdotes, na Igreja Latina. Esta é uma questão disciplinar, discutida há muito tempo e particularmente sensível, sobretudo num momento em que muitos países tradicionalmente católicos se debatem com o problema de falta de vocações para o ministério sacerdotal. Nas Igrejas Orientais, podem ser ordenados homens casados, mas não é consentido casar depois da ordenação e o celibato é obrigatório para o episcopado. O diaconado permanente, por outro lado, pode ser conferido a homens já casados. O celibato consagrado, em geral ligado à virgindade, aparece na Igreja desde os seus primórdios, como ideal de imitação de Jesus e de sua Mãe e condição de maior liberdade para o culto e serviço de Deus. Foi-se generalizando na Igreja depois das perseguições, como sucedâneo do martírio. O seu prestígio foi aumentando a ponto de, nalgumas Igrejas do Ocidente, se tornar obrigatório para os ministros sagrados (Concílio de Elvira, c. 300). Nas Igrejas do Oriente tornou-se obrigatório para os bispos (Concílio In Trullo, 692). Hoje, na Igreja Latina, é obrigatório para os sacerdotes e facultativo para os diáconos permanentes, o que não impede que sejam admitidos sacerdotes casados regressados de outras confissões cristãs. Embora reconhecendo as dificuldades da guarda do celibato e a dignidade do matrimónio, Roma tem-se mostrado firme na actual disciplina.
:: Leia mais em ECCLESIA

JOSÉ GIL - CITAÇÃO

"Vê-se que o espaço público falta cruelmente em Portugal. Quando há diálogo, nunca ou raramente ultrapassa as «opiniões» dos dois sujeitos bem personalizados (cara, nome, estatuto social) que se criticam mutuamente através das crónicas nos jornais respectivos (ou no mesmo jornal). O «debate» é necessariamente «fulanizado», o que significa que a personalidade social dos interlocutores entra como uma mais-valia de sentido e de verdade no seu discurso. É uma espécie de argumento de autoridade invisível que pesa na discussão: se é X que o diz, com a sua inteligência, a sua cultura, o seu prestígio (de economista, de sociólogo, de catedrático, etc.), então as suas palavras enchem-se de uma força que não teriam se tivessem sido escritas por um x qualquer, desconhecido de todos. Mais: a condição de legitimação de um discurso é a sua passagem pelo plano do prestígio mediático - que, longe de dissolver o sujeito, o reforça e o enquista numa imagem «em carne e osso», subjectivando-o como o melhor, o mais competente, o que realmente merece estar no palco do mundo."
In 'Portugal Hoje - O Medo de Existir'

CASA GAFANHOA

CÂMARA DE ÍLHAVO
PRETENDE AMPLIAR
CASA GAFANHOA
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Em declarações ao "Jornal de Notícias", o presidente da Câmara de Ílhavo, Ribau Esteves, anunciou o propósito da autarquia de ampliar a CASA GAFANHOA, pólo museológico que retrata o viver de lavrador rico, das primeiras décadas do século XX. Pretende-se construir um edifício de raiz perto da CASA GAFANHOA, para servir como área de exposições.

Outra garantia do presidente ilhavense vem no sentido dotar esta casa-museu de um funcionário que permita a entrada para visitas a qualquer hora, sem ser necessário pedido prévio, como acontece actualmente.

Boas notícias para quantos apreciam a cultura e a história de um povo que transformou areias esbranquiçadas e estéreis em terra fertilíssima, quantas vezes à custa de um esforço sobre-humano.

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Leia mais em JN

segunda-feira, 13 de novembro de 2006

SEMANA DOS SEMINÁRIOS

SEMINÁRIOS
VIVOS SÃO PRECISOS
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Seminário de Santa Joana Princesa, em Aveiro

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Até domingo, 19, está a decorrer, no País, a Semana dos Seminários, com uma preocupação fundamental, que é a de nos levar a reflectir sobre a sua necessidade. Sem estas casas de formação, abertas a quem deseja seguir o presbiterado, em moldes radicalmente diferentes dos que conhecemos há décadas, a Igreja não teria quem servisse o Povo de Deus e as comunidades humanas, a tempo inteiro, como o fazem os padres que conhecemos. Os tempos são outros e as pedagogias não podem ficar num passado que já não volta a marcar os nossos quotidianos. A formação dos futuros padres está a ser feita de forma mais aberta, com os candidatos ao sacerdócio a frequentarem as escolas públicas ou privadas comuns. Aí, os alunos dos Seminários e Pré-Seminários convivem com toda a gente, colegas e professores de ambos os sexos, têm acesso às mesmas fontes do saber dos alunos normais, mas regressam, depois, aos ambientes onde se cultiva e exercita a espiritualidade, onde se partilha a fé com mais regra, onde se debruçam sobre matérias mais específicas da vocação que têm ou julgam ter. Hoje, os Seminários assim são mais vivos, mais completos, mais adequados aos desafios dos tempos que vivemos, formando jovens enraizados no mundo, para trabalharem numa Igreja que não pode fechar-se nos templos. Porque não pode haver Igreja sem padres, os católicos têm de olhar com mais atenção para os Seminários, numa perspectiva de colaboração assídua e muito interessada, sob pena de cortarem as asas, com a sua indiferença, às acções de evangelização, numa época, como a nossa, em que a descristianização está a progredir a olhos vistos. Na sua mensagem para a Semana dos Seminários, D. António Marcelino sublinha que “a Diocese ama e não pode deixar de amar [o Seminário], porque ele será sempre um sinal visível da confiança que Deus deposita em nós, e mostra que nunca desistirá de levar a bom termo o Seu projecto de um amor que salva”. Julgo que é preciso pensar em tudo isto. Não apenas durante esta Semana dos Seminários, mas sempre. Fernando Martins

BISPOS PREOCUPADOS

Aborto e crise social
preocupam
os Bispos portugueses
O próximo referendo sobre o aborto e a crise social que o nosso país atravessa foram duas das principais preocupações apresentadas pelo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. Jorge Ortiga, na abertura dos trabalhos da assembleia plenária deste organismo. A reunião magna do episcopado decorre em Fátima até ao próximo dia 16 de Novembro. “A Igreja foi e será sempre ‘profeta’ da vida oferecendo, em permanência, razões para a defender”, referiu o Arcebispo de Braga, deixando críticas aos sinais de uma “cultura de morte” na nossa sociedade, nos quais incluiu o aborto, o tráfico de seres humanos, a exploração sexual de crianças e adolescentes, a eutanásia, o racismo e a xenofobia, a violência gratuita e as desigualdades económicas, culturais, sociais e tecnológicas. Sobre a posição da Igreja em relação ao aborto, o presidente da CEP referiu que “é com palavras claras que exprimimos a nossa posição, mesmo que nos situem no espaço dos retrógrados em confronto com outros países: somos inequivocamente pela vida desde a concepção até à morte”. Ao mesmo tempo, acrescentou, “afirmamos o nosso compromisso na resposta a situações que se revestem duma peculiar dramaticidade”. “Reafirmamos, uma vez mais, a malícia intrínseca de todo o aborto provocado, pois constitui gravíssimo atentado à vida humana inocente e indefesa”, disse ainda. Para este responsável, “carece de qualquer razoabilidade e sentido falar do ‘direito a abortar? por parte da mulher-mãe, invocando o direito a dispor arbitrariamente do seu próprio corpo, porque o concebido não é “apêndice” da mãe, mas antes uma realidade humana autónoma e, como tal, inviolável”. “Da mesma forma, também não se pode reconhecer ao poder constituído, na sua vertente legislativa, competência para liberalizar ou descriminalizar o que, por sua natureza, é crime. Nenhuma lei positiva pode transformar em não-mau ou em bom o que é mau em si mesmo”, indicou. D. Jorge Ortiga admite, contudo, que o Estado poderá “desculpabilizar, total ou parcialmente, os que cometem determinada acção má, atendendo às múltiplas circunstâncias atenuantes concretas”. Adivinhando as críticas que a posição da Igreja sobre esta matéria poderá gerar, D. Jorge Ortiga aponta que a laicidade não significa calar os responsáveis católicos, mas, pelo contrário, dar-lhes a “ possibilidade de marcar a nossa presença e expressar o nosso pensamento numa sociedade onde pululam as propostas e os confrontos doutrinais”. “A cultura hodierna, algo perdida ou confusa, exige palavras claras, ainda que humildes porque conscientes de não sermos donos absolutos da verdade”, acrescentou.
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Fonte: Ecclesia

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