quarta-feira, 8 de março de 2006

Os meus destaques

Hoje, pode ler a entrevista que o ainda Presidente da República, Jorge Sampaio, deu ao Diário de Notícias.
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Jorge Sampaio
Nasceu em Lisboa há 66 anos
Licenciado em Direito pela Faculdade
de Direito da Universidade de Lisboa
É Presidente da República desde Março de 1996

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A 48 horas de deixar o Palácio de Belém, o Presidente da República aceitou ter uma conversa com o DN, ao pequeno-almoço, no meio da preenchida agenda com que ocupou os últimos dias do seu mandato.
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O cargo de Presidente correspondeu ao que esperava?
Isto foi mais difícil do que eu supunha. Mas acho que as minhas qualidades se adaptam a este cargo. Exerci-o sem nenhum esforço particular. Acho que interpretei o regime semipresidencialista correctamente. Diz-se que houve instabilidade, mas fui forçado ela. Pela minha parte introduzi estabilidade e governabilidade no sistema. Foi um tempo de mudanças: os pais da pátria terminaram. Tenho pena de não ter havido, na geração dos 40/50 anos, ninguém que se tenha candidatado. Acho que era fundamental essa disponibilidade para e renovação.

terça-feira, 7 de março de 2006

Um artigo de Alexandre Cruz

Educar pelo
sentido artístico 1. Tem havido no seio da comunicação e educação uma certa aposta crescente na dimensão lúdica, artística, por forma ao “rótulo” ser mais motivador. Trata-se do esforço de criar pontes para com o destinatário (que também deve ser emissor) da mensagem, procurando despertar a motivação agarrando por dentro a pessoa naquilo que se pretende transmitir. Mas, com tantos factores de dispersão para a geração dos morangos com telemóvel, quer de entretenimento social quer pessoal, é cada vez mais difícil um envolvimento coerente de toda a pessoa numa certa mensagem, conteúdo, causa. Embora os nossos tempos sejam de sublinhada inovação tecnológica, o certo é que a criatividade, como habilidade pessoal, gosto criativo, não abunda muito pela nossa sociedade fora. É, por isso, essencial uma redescoberta da educação pelo sentido artístico mas que não deixe de fora a cultura, a identidade, o envolvimento de toda a pessoa. Caso não, as pessoas do futuro tornam-se cada vez mais estranhas à própria vida colectiva… Estas são algumas das conclusões fundamentais da Conferência Mundial de Educação Artística que por estes dias recorre em Lisboa, da organização da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), iniciativa que trouxe à nossa capital centenas de cientistas, professores e artistas. 2. Nesta nossa era de globalização acelerada, com tentações de igualitarismos e unicidades que desvirtuariam a riqueza tão diversificada da Humanidade, torna-se cabalmente importante o reconhecer para preservar as tradições, culturas, símbolos, até as próprias línguas. Como é maravilhoso sabermos que existem no mundo seis mil línguas e que, por si, são instrumento artístico e cultural, com as suas danças, cantares, cerimónias! Que secura, tão diferente e monótono, seria um mundo que anulasse a diversidade num “tudo igual” sem as cores da diferença! Estes nossos tempos, e ainda mais os tempos do futuro, de vidas e pessoas agarradas à máquina informática, precisam de valorizar em proporção toda a componente humana, personalizada, de habilidade manual, de invenção a partir do nada, num despertar dos sentidos logo a partir da mais tenra idade. O director-geral da UNESCO, que defende uma educação para todos (no âmbito da Declaração do Milénio), aposta decisivamente na qualidade, o que implica a noção artística da vida como caminho de criatividade. Koichiro Matsuura, dá o seu próprio testemunho a partir do Japão, sua terra natal: “No Japão, onde nasci e cresci, há educação artística. Aí, sempre teve muita importância, o que permite às crianças e aos jovens desenvolver uma forte compreensão do que é a arte. A educação artística – desenhar, pintar, fazer escultura, cantar, … - deve estar inserida no curriculum escolar e os professores devem ter formação para a leccionar.” 3. Certamente que a arte, pelo seu poder de sensibilização e interioridade, será um caminho capaz de criar pontes de vida relacional (uns com os outros), como dimensões essenciais de profundidade. Se as pessoas fossem máquinas não faria sentido esta aposta da UNESCO; mas como à dimensão pessoal pertence a abertura à admiração, sonho, poesia, profundidade de sentido e de paz, então, nos tempos tecnológicos, esta será uma aposta decisiva em formar para a vida com valores a própria pessoa. O testemunho, entre tantos outros especialistas na área do desenvolvimento da consciência humana na sua integralidade, vem também do nosso cientista António Damásio, para quem a imaginação e criatividade implicam uma obrigatoriedade em dar mais lugar à componente artística na própria formação, logo começando pelas idades mais novas. Ainda que a ciência exacta fascine todo o cientista na conjugação de factores em ordem à experiência científica concreta, todavia, como claramente já testemunhou a Conferência Mundial, na componente do cidadão situado na pluralidade de mundo, culturas, sensibilidades e sentidos de vida, “o ensino artístico é importante para criar cidadãos responsáveis”, numa abertura da arte à ética pessoal e social. 4. Que lugar temos para esta vivência e proposta? A tecnologia, por muito importante que seja, não passa de um instrumento; o essencial serão sempre as pessoas na sua abertura ao outro, na sua consciência de ser cidadão. São, a este respeito, muitos os caminhos andados entre nós; mas são muitos mais os percursos a sabiamente construir nesta nova era da comunicação. Pelo menos o importante é manter a distância crítica em relação ao próprio ideal. Como estaremos a este respeito de criatividade e responsabilidade daqui a uns 20 anos?... Veremos o fruto criativo ou a desilusão seca e desumana do que agora semeamos. (Já agora, por vezes é muito preocupante a forma como algumas crianças ou adolescentes de telemóvel tratam seus humildes e lutadores pais…). Talvez até mesmo a própria Europa inclusiva precise de se redescobrir a partir da sua inspiradora arte… Vamos apostar mais no património da qualidade (de sentir) humana, pois com pessoas renovadas não há missões impossíveis e todas as distâncias passam a sensibilizante proximidade!

Anuário Católico de Portugal

Há quebra progressiva nos baptizados
O “guia” da Igreja Católica de Portugal confirma, na sua edição de 2006, a quebra progressiva do número de Baptismos e de ordenações sacerdotais, no nosso país.
Sendo verdade que a vida da Igreja não se limita a números, as estatísticas dos últimos anos podem ser um convite à reflexão, sobre as dificuldades, os equilíbrios necessários, as sementes de renovação e os sinais do presente e do futuro para a Igreja Católica no nosso país.
O “Anuário Católico de Portugal” chega, em 2006, à sua 20ª edição, reunindo e apresentando um amplo conjunto de dados sobre a Igreja em Portugal. “Essa Igreja, que peregrina pela história, é uma realidade em permanente transformação”, alerta o Pe. Joaquim Garrido, director do Secretariado Geral da CEP, responsável por esta edição.
Os dados apresentados referem-se a 2003, retomando o trabalho da Secretaria de Estado do Vaticano, através do seu Departamento Central de Estatística. Em Portugal, segundo o Anuário, 91,52% da população professa a fé católica.De 2000 a 2003, o número de sacerdotes diocesanos baixou de 3.159 para 3.029 (menos 130), enquanto que o clero religioso manteve praticamente o mesmo número. A situação de 2003 mostra que por cada dois padres que morrem (nesse ano foram 80), apenas um é ordenado (37 novos sacerdotes).
Apesar desta quebra no número de padres, a maioria das mais de 4 mil paróquias estão confiadas à administração sacerdotal (99,15%) e apenas 37 paróquias são administradas pastoralmente por diáconos, religiosas e leigos.
Os seminaristas de filosofia e teologia também são menos, segundo os últimos dados disponíveis: de 547, entre diocesanos e religiosos, em 2000 passou-se para 471 em 2003.
O número de Baptismo mostra uma redução de quase 10 mil pessoas, mas esse dado deve ser lido à luz da variação do número de nascimentos em cada ano. Em 2000 foram baptizadas mais de 92 mil crianças com menos de 7 anos, e em 2003 esse número ficou-se pelos 82.640. O número de Baptismos depois dos 7 anos representa, actualmente, cerca de 6% do total e chegou, em 2003, aos 5.516 (5.938 em 2000).
As estatísticas, contudo, não são mais do que uma pequena parte do que é apresentado no Anuário Católico, que oferece informações sobre o Papa, a Santa Sé, a Conferência Episcopal Portuguesa, as Diocese do país, os Institutos de Vida Consagrada, movimentos e obras.
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Fonte: Ecclesia

Um poema de João de Barros

João de Barros

Invocação à terra 

Oh! terra! Oh! terra sã da minha Pátria! 
Eu ouço 
No peito, a crepitar, teu riso fresco e moço, 
No meu corpo a canção dos teus ritmos leais. 
Tudo o que em ti é vida e juventude eterna, 
Sinto-o na minha carne e em meu sangue mortais. 
Tua seiva amorosa e tua força terna 
Traz quimeras à alma e rosas aos rosais … 
Aprendi a chorar com o teu chorar de fontes, 
Aprendi a ambição olhando os horizontes 
E escutando o fragor do teu mar de epopeia! 
E, na volúpia ardente ou na divina ideia, 
No orgulho que exaspera ou na glória que vence, 
Sei que nada, afinal, criei ou me pertence: 
– Sei que triunfa em mim somente essa energia 
Que é pomar, é vergel, é canto matinal, 
É onda que palpita, é sol que me alumia, 
É brisa da manhã, é doçura e alegria 
É tudo o que tu és, terra de Portugal! : 

João da Barros (1881 – 1960), 
in “Oração à Pátria”

Os meus destaques

No DN, pode ler "Responsabilidade partilhada", um artigo do Prof. Adriano Moreira. No mesmo jornal, vale a pena ler, também, "Jorge Sampaio, o Presidente-cidadão", do Prof. José Medeiros Ferreira.

Um artigo de Francisco Perestrello, na Ecclesia

Los Angeles,
o Retrato
de uma Cidade O thriller, filme de acção e contexto geralmente policial, é hoje um dos géneros mais frequentes no cinema americano. Quando possível procura-se fugir às linhas mais batidas, de forma a que o espectador não seja levado a sentir-se a rever obras anteriores. «Colisão» é, sob este aspecto, um caso muito particular. O filme contém todos os elementos para se incluir no género referido. Tem acção, muita polícia e muitos criminosos, e vê-se bem a luta entre as duas frentes. Mas, habilidosamente, o realizador Paul Haggis evita qualquer situação de violência gratuita e limita a acção ao que se torna necessário em termos da narrativa.
Não há excessos, não há uma concentração excessiva sobre qualquer das personagens, diversificando-se a acção por múltiplas pequenas histórias que se cruzam entre si.
O que se obtém é o retrato de Los Angeles e da sua população, dos choques sociais em que se realça o racismo, seja ele da maioria sobre as minorias seja a inversa, também ela bem viva na população.
Para defesa do povo há a polícia, mas também esta tem elementos de carácter mais que duvidoso, o que torna difícil a sobrevivência dos mais fracos.Dentro de um contexto bastante sombrio o filme deixa saída para algum optimismo, mostrando inclusivamente a possibilidade de regeneração quando obtidas as condições adequadas. Aprofunda o estudo do carácter de alguns intervenientes, mesmo quando estes passam no filme em sequências relativamente breves, mas que não deixam por isso de ser muito expressivas.
«Colisão» distingue-se assim pela originalidade e eficiência na forma de tratamento e, sobretudo, por um conteúdo temático muito equilibrado, que nos dá o retrato vivo da cidade, dos seus problemas raciais e dos processos de actuação policial, que variam entre a dedicação exemplar e a defesa de interesses pessoais em prejuízo de terceiros.

Quaresma: Mensagem do Bispo de Aveiro

Levanta-te e anda!... Longo caminho te resta para andar
"É meu dever denunciar a presença, triste e ruinosa, do pecado em nós e no nosso mundo e anunciar, ao mesmo tempo, o mistério do amor misericordioso de Deus Pai, manifestado e realizado em seu Filho Jesus, para a salvação de todos. Apelar, por fim, à esperança, que é a luz que comanda a vida do espírito, neste mundo onde escasseia o amor e a paz."
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(Para ler toda a mensagem, clique aqui)

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