terça-feira, 7 de março de 2006

Um artigo de Alexandre Cruz

Educar pelo
sentido artístico 1. Tem havido no seio da comunicação e educação uma certa aposta crescente na dimensão lúdica, artística, por forma ao “rótulo” ser mais motivador. Trata-se do esforço de criar pontes para com o destinatário (que também deve ser emissor) da mensagem, procurando despertar a motivação agarrando por dentro a pessoa naquilo que se pretende transmitir. Mas, com tantos factores de dispersão para a geração dos morangos com telemóvel, quer de entretenimento social quer pessoal, é cada vez mais difícil um envolvimento coerente de toda a pessoa numa certa mensagem, conteúdo, causa. Embora os nossos tempos sejam de sublinhada inovação tecnológica, o certo é que a criatividade, como habilidade pessoal, gosto criativo, não abunda muito pela nossa sociedade fora. É, por isso, essencial uma redescoberta da educação pelo sentido artístico mas que não deixe de fora a cultura, a identidade, o envolvimento de toda a pessoa. Caso não, as pessoas do futuro tornam-se cada vez mais estranhas à própria vida colectiva… Estas são algumas das conclusões fundamentais da Conferência Mundial de Educação Artística que por estes dias recorre em Lisboa, da organização da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), iniciativa que trouxe à nossa capital centenas de cientistas, professores e artistas. 2. Nesta nossa era de globalização acelerada, com tentações de igualitarismos e unicidades que desvirtuariam a riqueza tão diversificada da Humanidade, torna-se cabalmente importante o reconhecer para preservar as tradições, culturas, símbolos, até as próprias línguas. Como é maravilhoso sabermos que existem no mundo seis mil línguas e que, por si, são instrumento artístico e cultural, com as suas danças, cantares, cerimónias! Que secura, tão diferente e monótono, seria um mundo que anulasse a diversidade num “tudo igual” sem as cores da diferença! Estes nossos tempos, e ainda mais os tempos do futuro, de vidas e pessoas agarradas à máquina informática, precisam de valorizar em proporção toda a componente humana, personalizada, de habilidade manual, de invenção a partir do nada, num despertar dos sentidos logo a partir da mais tenra idade. O director-geral da UNESCO, que defende uma educação para todos (no âmbito da Declaração do Milénio), aposta decisivamente na qualidade, o que implica a noção artística da vida como caminho de criatividade. Koichiro Matsuura, dá o seu próprio testemunho a partir do Japão, sua terra natal: “No Japão, onde nasci e cresci, há educação artística. Aí, sempre teve muita importância, o que permite às crianças e aos jovens desenvolver uma forte compreensão do que é a arte. A educação artística – desenhar, pintar, fazer escultura, cantar, … - deve estar inserida no curriculum escolar e os professores devem ter formação para a leccionar.” 3. Certamente que a arte, pelo seu poder de sensibilização e interioridade, será um caminho capaz de criar pontes de vida relacional (uns com os outros), como dimensões essenciais de profundidade. Se as pessoas fossem máquinas não faria sentido esta aposta da UNESCO; mas como à dimensão pessoal pertence a abertura à admiração, sonho, poesia, profundidade de sentido e de paz, então, nos tempos tecnológicos, esta será uma aposta decisiva em formar para a vida com valores a própria pessoa. O testemunho, entre tantos outros especialistas na área do desenvolvimento da consciência humana na sua integralidade, vem também do nosso cientista António Damásio, para quem a imaginação e criatividade implicam uma obrigatoriedade em dar mais lugar à componente artística na própria formação, logo começando pelas idades mais novas. Ainda que a ciência exacta fascine todo o cientista na conjugação de factores em ordem à experiência científica concreta, todavia, como claramente já testemunhou a Conferência Mundial, na componente do cidadão situado na pluralidade de mundo, culturas, sensibilidades e sentidos de vida, “o ensino artístico é importante para criar cidadãos responsáveis”, numa abertura da arte à ética pessoal e social. 4. Que lugar temos para esta vivência e proposta? A tecnologia, por muito importante que seja, não passa de um instrumento; o essencial serão sempre as pessoas na sua abertura ao outro, na sua consciência de ser cidadão. São, a este respeito, muitos os caminhos andados entre nós; mas são muitos mais os percursos a sabiamente construir nesta nova era da comunicação. Pelo menos o importante é manter a distância crítica em relação ao próprio ideal. Como estaremos a este respeito de criatividade e responsabilidade daqui a uns 20 anos?... Veremos o fruto criativo ou a desilusão seca e desumana do que agora semeamos. (Já agora, por vezes é muito preocupante a forma como algumas crianças ou adolescentes de telemóvel tratam seus humildes e lutadores pais…). Talvez até mesmo a própria Europa inclusiva precise de se redescobrir a partir da sua inspiradora arte… Vamos apostar mais no património da qualidade (de sentir) humana, pois com pessoas renovadas não há missões impossíveis e todas as distâncias passam a sensibilizante proximidade!

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