quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Plantas da Bíblia - Nos Jardins de Belém - Lisboa

Oliveira de Mouchão - Abrantes - 3350 anos

Para este mês recomendo um livro elaborado com trabalho e arte no âmbito da JMJ, por Maria Cristina Duarte, César Augusto Garcia, Arnaldo Espírito Santo e Ana Luísa Soares. Texto bilingue (Português e Inglês) publicado a duas colunas paralelas.
José Sá Fernandes, coordenador do Grupo de Projeto JMJ 2023, diz que este trabalho se insere no cerne do pensamento do pontificado do Papa Francisco, quando se refere à “fraternidade entre os povos” e à importância de cuidarmos da “Casa Comum”. E Belém, freguesia de Lisboa e um dos palcos da JMJ, local histórico “envolto em jardins”, foi escolhido para ser o “narrador das viagens das plantas propostas para este escrito”.
Américo Aguiar, bispo e presidente da Fundação JMJ 2023, sublinha que “Conhecer plantas, ir à sua procura, confirmar a sua resistência e existência, encontrar neste presente o seu passado, tudo são sinais de que uma geração deseja deixar um legado para o futuro em temos de ser melhores”.
No Prefácio, Luís Ferreira, Reitor da Universidade de Lisboa, frisa que este livro encerra todas as componentes das plantas, “a visão botânica e os seus usos, as suas associações à componente mais sagrada e espiritual do Homem, as suas representações sublimes nas mais diversas formas de arte”, nomeadamente, pintura, escultura e cerâmica, entre muitas outras.
Excelentes fotografias das mais variadas plantas e flores, com elementos descritivos elucidativos, são um regalo para os olhos e para as viagens reais ou imaginadas para os leitores.

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário