quinta-feira, 23 de novembro de 2023

APA vai requalificar zona do Forte da Barra

Forte da Barra

A muito badalada requalificação da área envolvente do Forte da Barra vai finalmente avançar, anunciou a Administração do Porto de Aveiro (APA). O concurso público para a elaboração do projeto vai abranger a zona do edificado que vai ser reconvertido para fins hoteleiros no âmbito da concessão já assinada.
A APA pretende com este projeto, que tem sido preparado nos últimos anos, executar um arranjo urbanístico da zona envolvente ao velho forte, assim como intervir no edificado de que é proprietária, nomeadamente na antiga sede da Junta Autónoma da Barra e da Ria de Aveiro (JARBA), usada como ‘arrumos’ e espaço de arquivo, e nos armazéns (oficina).
Após os trabalhos de restauro, os imóveis deverão ficar dotados de espaços adequados a novas funcionalidades, como auditório e núcleo museológico.
O Forte da Barra foi a primeira fortificação portuguesa a ser concessionada ao abrigo do programa Revive para fins turísticos. Recorde-se que o secular edifício foi também cadeia e depois acolheu uma pequena torre de sinalização de apoio à navegação marítima, ainda existente.

Sem comentários:

Enviar um comentário