sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

À Tua frente vou enviar o Meu mensageiro

Reflexão de Georgino Rocha
para o Domingo III do Advento

Ajuda-nos a escutar-Te e a escutar o nosso coração para refletir e preparar a festa que se aproxima. Queremos estar a sós Contigo para percebermos realmente o que é o teu Nascimento. Levanta-nos e guia-nos até lá. Ámen

A liturgia faz-nos avançar rumo ao Natal com a ajuda da voz profética de João Baptista, o arauto dos tempos novos, de Jesus Salvador. Voz que nos exorta a “endireitar” os caminhos da vida, tendo em conta facetas fundamentais, tais como: a alegria de servir, a busca da verdade, a situação de quem está em necessidade. Prosseguindo nos seus passos, saboreamos, desde já, a novidade única de tão singular nascimento. E podemos ouvir outras vozes que fazem coro com a do seu primo João.
Ser homem/mulher de esperança é mobilizar todas as energias e activar todos os sentidos para o ver na simplicidade dos humildes, o descobrir nos sinais existenciais, o aguardar e abraçar na vinda gloriosa. É cooperar com Ele e estar preparados e prontos para o que for necessário. É ter os olhos limpos e despertos para ler o mistério da vida; os ouvidos afinados e abertos para escutar o clamor das vítimas e o grito dos profetas; as mãos disponíveis e generosas para repartir os bens e distribuir gestos de proximidade; o coração ardente que escuta a palavra, contagia optimismo e se lança na acção solidária; os braços erguidos em atitude suplicante pois todo o dom perfeito vem de Deus; o sentimento alegre e acolhedor do Senhor que vem sem tardar a ensinar-nos a sermos humanos.
Levanta-te! Começamos a terceira semana do caminho de Advento. Dentro de toda a história da salvação, a vida de cada um é um instante no meio de todo esse tempo. Deus continua a vir ao encontro de toda a humanidade. E, é Jesus quem, finalmente, vem anunciar a Boa Nova do Seu mistério pascal, em que todos somos chamados a participar. A Sua «palavra», a Boa Nova do Reino de Deus, envolve todas as pessoas e as pessoas todas. Este ano, a interpelação “Levanta-te” constitui o elemento central do itinerário de preparação para a JMJ Lisboa. – Levanta-te! É o convite que Deus faz hoje, a cada pessoa com quem se cruza. Levantar-se é procurar a vontade de Deus. Implica ser por Ele ‘ressuscitado’ para uma vida nova, e, ao mesmo tempo, ter disponibilidade interior de partir de uma anterior situação existencial, para fazer o caminho do projeto salvífico de Deus. Deus dirige-se assim, também hoje, a cada um de nós e diz Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!».
Sai de ti mesmo, deixa-Me entrar e vai onde Eu te enviar! Senhor Jesus, queremos tanto ser felizes! No meio da agitação do dia, deixa-nos ouvir o silêncio da Tua voz para que possamos parar e pensar em rezar e adorar-Te. Ajuda-nos a escutar-Te e a escutar o nosso coração para refletir e preparar a festa que se aproxima. Queremos estar a sós Contigo para percebermos realmente o que é o teu Nascimento. Levanta-nos e guia-nos até lá. Ámen.


Retirado da proposta de Caminhada de Advento / Natal do Departamento
Diocesano da Catequese de Aveiro, disponível em www.diocese-aveiro.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário