sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Dia Mundial da Terceira Idade

Os idosos, mais do que tudo, precisam de se sentir vivos e ativos,
mas também de conversar e de respirar novos ares

Em dia de passeio 

O Dia Mundial da Terceira Idade celebra-se hoje, 28 de outubro, com o objetivo de chamar a atenção da situação económica e social da população idosa. Diz-se, e é verdade, que as pessoas idosas são as que passam mais tempo sozinhas. E todos sabemos que há idosos, em todas as sociedades, que vivem com muitas dificuldades económicas, com familiares nem sempre próximos.
Não ignoramos que muitos, residentes em lares, por ali ficam à espera de filhos e netos, que raramente aparecem, por motivos vários. Preocupados com as suas profissões e problemas de variadíssima ordem, os familiares até se esquecem daqueles que lhes deram a vida, os aconchegaram na meninice, os apoiaram na adolescência, os ajudaram na juventude e os aconselharam na idade adulta.
Sabemos que há muitos velhos desprotegidos, esquecidos e ostracizados, mas não ignoramos  que há muita gente atenta e disponível, dentro das suas possibilidades, para a visita necessária, para o telefonema oportuno, para os cuidados imprescindíveis ou inadiáveis de que os mais velhos necessitam. Os idosos, mais do que tudo, precisam de se sentir vivos e ativos, mas também de conversar e de  respirar novos ares.

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário