terça-feira, 17 de maio de 2022

AEGN — Interculturalidade

Apostar na interculturalidade é acreditar que se pode aprender e enriquecer através do diálogo e da convivência com o outro, das tradições em comum e das divergentes. Foi neste entendimento que o Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF/SPO) e o Projeto de Educação para a Saúde (PES) organizaram a Semana da Interculturalidade, com o intuito de sensibilizar os alunos para a necessidade de uma sociedade intercultural, que tenha presente os seguintes valores: da solidariedade; da não discriminação pela aparência, etnia, género ou nacionalidade; da igualdade; do respeito pela diferença e pela diversidade; da partilha e da inclusão, de forma a garantir uma cidadania mais igualitária e equitativa.
Durante a semana decorreram exposições na EBGN e na ESGN alusivas à temática da interculturalidade, através da exposição da história “O grande guarda-chuva”, o qual serviu de mote para a criação de um quadro e do poema “Diversidade”.
Promoveu-se ainda, no dia 13 de abril, uma “ Viagem pelos vários Continentes”, com destino à Dança Cigana Romani, passando pelo Samba Urbano Carioca, finalizando com o Gumbé. A viagem foi animada pelas vozes e movimentos de alunos, que nos fizeram sonhar com outras paragens e descobrir que muito mais é o que nos une do que aquilo que nos separa.
Destacamos a disponibilidade dos alunos participantes, que enriqueceram esta comemoração da interculturalidade.

Publicado no TIMONEIRO

Sem comentários:

Enviar um comentário