A revista SÁBADO começou a publicar, esta semana, a biografia, revista e ampliada, de Mário Soares, da autoria de Joaquim Vieira. Os três seguintesb volumes sairão em 7, 14 e 21 de Abril.
Com o título “MÁRIO SOARES – Uma Vida”, é um trabalho que merece ser lido pela personalidade do biografado, figura bem conhecida de todos os portugueses. Maria Barroso, mulher de Mário Soares, afirma que “É um livro escrito com muitas honestidade”, lê-se na contracapa. Contudo, o autor confessa: “Desconfio de que o fundador do PS não gostou deste livro.”
Li apenas, para já, meia dúzia de páginas para apalpar o terreno e senti que vale a pena conhecer melhor uma das figuras maiores da nossa democracia, a quem todos muito devemos, embora saiba que há sempre os que estão contra, sem nunca dizerem como é que, de um dia para o outro, se saltava de uma ditadura de décadas para uma democracia sem choques.
Seja como for, Mário Soares foi um político querido de muitos compatriotas e bastantes sabem que, apesar da sua infância burguesa e de uma educação de príncipe, enfrentou com coragem a ditadura, foi preso, exilado e perseguido. Depois, o seu percurso é bem conhecido.
“MÁRIO SOARES – Uma Vida” é um livro para ser lido, tanto pelos que seguiram a sua vida política como pelos que apenas dele ouviram falar.
F. M.