sexta-feira, 29 de abril de 2022

FOLHAS, LETRAS & OUTROS OFÍCIOS 19

 FOLHAS, LETRAS & OUTROS OFÍCIOS 19 é mais uma edição do Grupo Poético de Aveiro com capa de Jeremias Bandarra, recentemente falecido. Trata-se de um trabalho coordenado por Anabela Oliveira, Carla Ribeiro, João Rasteiro e Rita Capucho. 
O Grupo Coordenador diz, a abrir, com o título "Eu vim do chão", que "Hoje, mais do que nunca, é o tempo da memória, e dessa memória a utopia de criar futuro, de criar um chão vivo, pois tal como refere a recente premiada com o Prémio Camões, Paulina Chiziane, ela, e nós, vimos do chão".
Este livro, o 19.º, insere nas suas páginas poetas e escritores multifacetados de Aveiro, base essencial do Grupo Poético desta cidade dos canais, mas vai mais além com "outros nomes maiores da Poesia Portuguesa e Espanhola, da poesia em língua portuguesa e espanhola". São 300 páginas de escritos variados, desde a poesia que eu considero mais normal até à poesia experimental portuguesa, passando por prosa poética, prosa, ensaio e recensão crítica. A ilustração é de Lúcia Seabra, Milú Sardinha, Rosa Galvão e Tânia Sardinha.
Para além da poesia e prosa comuns, importa chamar a atenção dos leitores para a prosa poética, não muito falada mas bastante expressiva, e para a poesia experimental portuguesa, menos conhecida, mas muito desafiante, onde houve a preocupação de homenagear poetas que já não estão entre nós, "alguns dos quais pioneiros, impulsionadores e teorizadores da poesia experimental em Portugal".
Foi com gosto que voltei à leitura de poetas e escritores que já conhecia e de outros a que nunca tive acesso. E reconheço que a prosa poética e a poesia experimental são excelentes desafios à nossa imaginação e sensibilidade. Todo o livro, no fundo, proporciona, garantidamente, bons momentos de prazer a quem se der ao cuidado de o ler e reler.
Os meus parabéns para o Grupo Poético de Aveiro, que nos tem brindado com edições de qualidade, que merecem, por isso, ser divulgadas e apreciadas. 
No meu blogue terei oportunidade de apresentar alguns trabalhos desta seleção do Grupo Poético de Aveiro.

F. M.

Sem comentários:

Enviar um comentário