segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Evocando - Carregar moliço



João Sarabando, um conhecido publicista de Aveiro, terra e região que o envolveram imenso, recolheu esta foto que veio a ser publicada no livro "AVEIRO - Imagens de um Século (Do espólio de coisas de Aveiro deixado por João Sarabando)", organizado por Jorge Sarabando. Na legenda diz que se refere aos anos 70 do século passado.
Importa mostrar, a meu ver, esta e outras imagens dos meus tempos de menino e jovem, como marcas indeléveis de um passado de muito trabalho e luta persistente, que tive o grato prazer de testemunhar. Não com vontade de que esses tempos voltem, mas em jeito de homenagem aos nossos antepassados.

Fernando Martins

3 comentários:

  1. Conheci pessoalmente João Sarabando, pessoa que eu via com regularidade, especialmente na Rua dos Galitos. Era ele o repórter de Aveiro, para o jornal "A Bola"!

    ResponderEliminar
  2. Talvez por ele ter sido atleta dos Galitos de Aveiro, e eu estar a dar os primeiros passos no atletismo, ele simpatizava comigo. Eu também sou Sarabando. Tudo ajudava. Alguns anos mais tarde, pouco depois do "25 de Abril", na minha ânsia de aprender, falei com ele para me ajudar a contactar um bom treinador russo de meio-fundo, mas não conseguiu porque eles não falavam inglês. O Sr. João Sarabando vivia numa casa amarelada, de rés-do-chão, na rua de S. Sebastião, em Aveiro. Por ser antifascista foi várias vezes preso pela PIDE. Era um homem bom, sabedor e muito engraçado no falar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tive o prazer de conversar com ele. Estive em sua casa com o Daniel Rodrigues. conversámos sobre a Gafanha e suas gentes. Era um homem culto...

      Eliminar