domingo, 29 de agosto de 2021

Festa em honra da nossa Padroeira



Com as limitações impostas pela pandemia do Covid-19, a festa em honra de Nossa Senhora da Nazaré ficou circunscrita à Eucaristia. Não houve procissão, que teria passado pelo largo do Cruzeiro com arranjo dignificante, e muito menos foi possível o arraial, com músicas, concerto de banda e foguetório próprios do último domingo de agosto na Gafanha da Nazaré. Contudo, estamos em crer que em 2022 tudo se normalizará, para gáudio do nosso povo.
A Eucaristia festiva foi celebrada às 10h30 pelo nosso prior, Padre César Fernandes, que tinha a ladeá-lo, no espaço do altar-mor, a Irmandade e os mordomos da festa, bem como diversos colaboradores. As autoridades civis, Câmara e Junta de Freguesia, e outras instituições também se associaram, como é habitual. Os cânticos entoados pelo grupo coral estavam em sintonia com a homenagem à nossa Nossa Padroeira. O nosso prior agradeceu a presença de todos e formulou votos de que no futuro possamos congregar todo o povo em torno dos festejos que vêm dos nossos ancestrais. 
Permitam-me sublinhar que as festas em honra dos padroeiros, que aconteciam tradicionalmente no verão, tinham por princípio contribuir, também, para o povo desanuviar dos trabalhos cansativos da agricultura. Nas festas, cantavam, dançavam, encontravam os amigos, recebiam visitas de emigrantes e moradores noutras paragens, mas ainda comiam saborosos assados nos fornos a lenha, tudo regado com vinho da pipa da taberna vizinha.

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário